Mundo da moda_designers e estilistas para se inspirar

Mundo da moda: designers e estilistas para se inspirar!

17 junho, 2020


11 min (tempo estimado de leitura)

Designers e estilistas para se inspirar não faltam no mundo da moda. Conheça um pouco da história de alguns dos personagens mais importantes deste universo!


Sabemos que para quem trabalha com moda é fundamental estar bem informado sobre as novas tendências de mercado, mas, para se inspirar também é muito importante conhecer o trabalho de profissionais da área, tanto dos atuais quanto daqueles que são verdadeiros ícones da moda no mundo inteiro.

Neste blogpost, vamos contar um pouquinho sobre a carreira de designers e estilistas que fazem parte da história da moda, desde nomes consagrados mundialmente até designers e estilistas modernos que são verdadeiros artistas. 

Continue a leitura e saiba mais sobre essas grandes estrelas do mundo fashion!

Estilistas e designers que brilham

Vamos começar falando de estilistas e designers que são sinônimo de moda no mundo todo por seu pioneirismo e inovação. Pessoas que viveram à frente de seu tempo e se tornaram ícones mundiais. Passadas várias décadas, a influência desses brilhantes artistas, que criaram grandes clássicos da moda, ainda hoje é fator de grande inspiração para o mundo fashion.

Alexandre Herchcovitch

O estilista Alexandre Herchcovitch é, hoje, um dos profissionais mais respeitados da moda brasileira. Seu primeiro contato com este universo se deu ainda na infância, na pequena confecção de lingeries de sua mãe, Regina. Com 16 anos costurou seu primeiro vestido de organza.

Em 1994, quando ainda era um estudante do curso de Moda, Alexandre criou sua primeira marca e abriu a primeira loja. De lá para cá, o estilista que era destaque na cena underground de São Paulo se transformou em um profissional com reconhecimento internacional. O seu trabalho alia moda sofisticada, alfaiataria e modelagens com muita personalidade, com forte influência urbana.

Alexandre já teve suas criações apresentadas em algumas das principais capitais da moda mundial e foi um dos pioneiros na criação de linhas de decoração, roupas de cama e acessórios. Ele também atuou com marcas renomadas, como a Ellus e a Zoomp.

Em 2015, para comemorar seus 20 anos de carreira, o estilista lançou o livro “1:1 – Alexandre Herchcovich”, que traz diversas entrevistas de pessoas ligadas ao mundo da moda e que acompanham o seu trabalho de perto, como a jornalista Erika Palomino, entre muitos outros. Além disso, o livro tem muitas informações sobre os métodos de criação de Alexandre e também aborda um pouco da história da Moda.

 

Dudu Bertholini

O estilista Dudu Bertholini tem muita personalidade e um estilo super autêntico. Com seu talento, transforma tecidos em modelos incríveis! Dudu cursou Moda na conceituada Faculdade Santa Marcelina, mas começou a trabalhar com moda antes mesmo de acabar o curso.

Sua carreira como estilista começou em grifes como Carlota Joakina, Colcci e Triton e com editoriais de moda em revistas como a Elle e a Vogue. Em 2003, Dudu e a modelista Rita Comparato lançaram a grife Neon, que se caracteriza por suas estampas exclusivas com forte brasilidade e cortes exuberantes.

Extremamente simpático e comunicativo, Dudu também já atuou como curador de exposições de moda, publicou revistas, participou de programas em canais de tv por assinatura, como o Brazil’s Next Top Model, produzido pela Sony Entertainment Television, entre outros, incluindo novelas e minisséries.

 

Juliana Jabour

A estilista Juliana Jabour teve seu primeiro contato com a moda trabalhando como vendedora e, depois, como buyer em uma loja multimarcas de Londres. Em 2004, já de volta ao Brasil, lançou a marca que leva o seu nome. Mais tarde, recebeu o título de “Rainha da Viscolycra” e, 2 anos depois, passou a apresentar as suas criações no Fashion Rio, o que tornou a sua marca conhecida no exterior.

Depois de 10 edições participando do Fashion Rio, passou a desfilar suas produções no São Paulo Fashion Week. A malharia é a marca registrada de suas criações, que trazem muitas referências das décadas de 1970 e 1980, mas Juliana também gosta de explorar novos materiais em suas coleções.

 

Stella McCartney

Stella Nina McCartney é filha do ex-Beatle Paul McCartney e demonstrou seu interesse pela moda quando ainda era uma pré-adolescente. Aos 13 anos, costurou sua primeira peça – uma jaqueta – e aos 16 já havia estagiado com Christian Lacroix. 

Aos poucos, Stella se tornou uma estilista bastante reconhecida no mundo da moda. Trabalhou na Gucci e foi diretora criativa da Chloé, substituindo Karl Lagerfeld. Em 2001, lançou uma marca própria em parceria com a Gucci na Semana da Moda de Paris.

Seguindo os passos da mãe, a fotógrafa Linda McCartney, Stella é vegetariana e ativista da causa animal, por isso nunca usou couro, peles ou penas em suas criações. A sustentabilidade sempre foi uma característica da sua marca, bem antes de ser uma tendência da indústria. Atualmente, metade de suas criações são feitas com matérias-primas sustentáveis e Stella está sempre investindo na pesquisa de tecidos alternativos.

 

Donatella Versace

Irmã de Gianni Versace, Donatella era sua musa inspiradora desde que ela tinha 11 anos de idade, e acabou se tornando um ícone de estilo nos anos 1990. Giani foi assassinado em 1997 e, na época, Donatella era sua assistente. Com a trágica morte do irmão, ela assumiu o império de Gianni e em 3 meses conseguiu realizar o seu primeiro desfile.

A grife de Donatella se tornou famosa por apresentar modelagens que valorizam a sensualidade, maxi estampas e recortes geométricos no estilo glam rocker, além de looks all black e muitos acessórios dourados.

 

Jean Paul Gaultier

​Jean Paul Gaultier começou sua carreira profissional como estilista quando foi contratado para criar coleções da marca Pierre Cardin, em 1974. Muito talentoso, dois anos depois ele lançou uma marca própria. Apesar de serem pouco convencionais na época, com o tempo as criações de Gaultier se tornaram clássicos da moda, como o estilo marinheiro.

 

Christian Dior

A primeira coleção de Christian Dior foi apresentada em 1947 e causou sensação no mundo da moda. Símbolo de elegância e sofisticação, Dior criou o Tailleur Bar, um casaquinho acinturado de seda bege com saia preta plissada que virou sinônimo de glamour nos anos 1950. É o que hoje chamamos de New Look.

Dior foi responsável por trazer a elegância e o luxo de volta no pós-guerra, com saias e vestidos longos, cintura marcada e busto acentuado, bem ao estilo princesa. O designer foi o responsável por trazer o terno masculino para a moda feminina, uma contribuição para a moda que permanece até os dias atuais.

 

Giorgio Armani

O estilista Giorgio Armani lançou sua primeira coleção, que era voltada para o público masculino, em 1974. Com o tempo, ele foi adequando suas criações com foco nas mulheres, através do desenvolvimento de tecidos, cortes e acabamentos que valorizam os corpos femininos.

Armani foi o primeiro designer de moda a lançar sua marca em mais de dez etiquetas, com roupas voltadas para públicos de diferentes faixas etárias, estilos e poder aquisitivo, conquistando uma infinidade de clientes.

 

Hubert-James Marcel-Taffin Givenchy

O estilista francês Hubert-James Marcel-Taffin Givenchy, que faleceu em 2018, era um dos últimos representantes dos Anos de Ouro da alta-costura. Seu encanto pelo mundo da moda começou ainda na infância. Aos 17 anos, o estilista entrou para a Escola de Belas Artes e logo teve início uma carreira que seria brilhante.

No começo, ele trabalhou com grandes nomes da moda, entre eles Christian Dior, e em 1952, quando era um jovem de 25 anos, abriu sua própria Maison, em Paris, alcançando um reconhecimento quase imediato.

Givenchy foi precursor em perceber que astros do cinema tinham um grande poder de difundir para o grande público as criações de moda. O sucesso internacional do estilista veio com a criação dos figurinos icônicos da atriz Audrey Hepburn, que acabou se tornando sua amiga e musa inspiradora.

Alguns dos figurinos da atriz criados por Givenchy foram imortalizados em filmes, entre os quais o mais famoso é Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffany’s), de 1961. O filme Sabrina, lançado em 1954, ganhou o Oscar de melhor figurino. 

O estilista também ficou conhecido por ser o primeiro designer de alta-costura a apresentar uma coleção feminina de prêt-à-porter e pelas suas criações de camisaria. Em 1973, estreou na moda masculina e lançou a linha “Gentleman Givenchy”.

A Maison Givenchy foi vendida em 1981 e atualmente pertence ao estilista Louis Vuitton. Em 1995, Givenchy realizou um desfile para se despedir das passarelas e, um ano depois, anunciou Alexander McQueen como seu sucessor.

 

Karl Lagerfeld

Depois de mais de 3 décadas atuando como diretor artístico da Chanel e depois da Fendi, Karl Lagerfeld se tornou um dos nomes mais importantes da alta-costura. Trabalhando com Chanel, ele ajudou a modernizar a grife, criando o jeans com blazer Chanel, vestidos beges e pretos e os tailleurs curtos.

O designer de moda alemão também era fotógrafo e, em 1997, lançou um livro com fotos de modelos e celebridades nuas. Em 1998, foi inaugurada a galeria Lagerfeld e ele passou a se dedicar somente à fotografia, até seu falecimento, em 2019, aos 85 anos.

 

Coco Chanel

Coco Chanel – nome pelo qual Gabrielle Chanel ficou mundialmente conhecida – se consagrou como uma das principais designers da história da moda mundial, tanto que é a única estilista a integrar a lista da revista Time, que traz as cem pessoas mais influentes da história do século XX.

Criadora do clássico vestido preto – o “pretinho básico”, ainda hoje considerado um clássico dos clássicos, encontrado em quase todos os guarda-roupas femininos – Coco Chanel se consagrou pelas suas criações de alta-costura, utilizando tecidos em tons neutros (preto, branco e bege). Ela também criou acessórios com pérolas, chapéus femininos e bolsas em matelassê, além de ter sido uma das primeiras estilistas a lançar fragrâncias próprias.

Gostou deste conteúdo? Aproveite que está aqui e inscreva-se para receber em primeira mão artigos que vão ajudar você a conhecer cada vez mais o incrível e super criativo mundo da Moda!


Deixe um comentário