O neon está de volta? Entenda essa tendência!

6 agosto, 2025
tempo

6 min (tempo estimado de leitura)


Um estado de espírito vivo e de alto astral é o que cores vibrantes evocam. Por isso, não é à toa que, em tempos de busca por alegria e expressão, o neon aparece com tudo! Sim, essas cores já foram tendência, mas a previsão é que elas voltem a ser procuradas.

Pensando nisso, na matéria de blog de hoje, vamos explorar a moda das cores em sua versão vibrante e saturada. Um estilo que tem história desde antes dos anos 80, mas retorna às passarelas e pode ser usada para remeter ao universo digital e temas atuais ou futurísticos. Então, prepare-se para ver o neon toda parte novamente e vamos lá!

 

Tons neon e os anos 80, 90 e até 2000

O neon surgiu no final do século XIX com a invenção dos tubos de Geissler, precursores da iluminação florescente moderna. Mas, se estivermos falando de cultura pop, foi a década de 1960 que consolidou as cores neon. Nesse contexto, elas eram usadas como pigmentos e corantes na arte, coincidindo com movimentos contraculturais e a arte psicodélica.

Posteriormente, no final da década de 1980, a tendência neon apareceu também na moda! Nesse contexto, algumas cores como o rosa choque, o roxo, amarelo e verde neon se tornaram populares. Chamamos essa nova estética de new wave, comum em ambientes noturnos e “raves”.

Cheias de popularidade, as cores vibrantes refletiam energia e ousadia no estilo. Além disso, essa tendência também influenciou o design gráfico, videoclipes e anúncios. Assim, a imagem dos anos 80 solidificou a “década do neon”.

 

Moda neon: anos 80 até atualmente

As cores neon eram um elemento chave na moda: nos anos 80, elas dominavam looks de ginástica, streetwear e até produções noturnas. Para isso, saias, leggings, camisetas e acessórios vibrantes eram combinados com tons escuros ou neutros, criando contrastes ousados e cheios de atitude.

Já no início dos anos 90, o neon teve destaque, especialmente em roupas esportivas e jaquetas de vento, mas foi ofuscado pela estética grunge que ganhava espaço na mídia e nas ruas. Em seguida, essa estética voltou nos anos 2000, apesar de muitas vezes receber críticas. Por isso, pode ser uma surpresa para algumas pessoas a sua volta na temporada atual.

Hoje, seu uso se expande e é chave para trazer frescor e ousadia, uma forma de resgatar o passado com um olhar contemporâneo. Então, seja como uma busca pela nostalgia digital, uma oposição ao minimalismo ou uma nova leitura de sensualidade, os tons fluorescentes seguem se reinventando.

 

O retorno do neon nas passarelas

Em sintonia com a volta do estilo dos anos 1980, tons vibrantes vêm sendo usados por estilistas para criar impacto visual. Assim, seja em contraste com peças neutras, seja em looks inteiros monocromáticos, a proposta é atrair o olhar e trazer energia às coleções.

Um exemplo das passarelas com essa tendência são as coleções da Prada e da Miu Miu. Conhecida por desafiar padrões, Miuccia Prada apostou no neon como ponto de destaque tanto na coleção de verão 2024 da Miu Miu quanto na de inverno 2025 da Prada. Para isso, o verde-limão, uma cor que ela já usou diversas vezes, apareceu novamente como uma forma de dar personalidade às composições mais sóbrias.

Além disso, você talvez já tenha ouvido falar ou visto na internet o álbum Brat da Charli XCX. O verde neon da capa é mais um exemplo dessa tendência tomando forma. Isso porque a cor foi muito utilizada nas redes sociais, na divulgação e virou uma marca registrada dos fãs. Essa influência também na cultura pop sem dúvidas reforça o destaque dos tons de neon.

 

Tendência WGSN: tons digitais e vibrantes

Segundo a WGSN – empresa referência em previsão de tendências de consumo, estilo de vida e design de produtos – as cores neon são uma forma de se integrar ao mundo digital. Isso porque o vibrante gera impacto e se conecta com os tons vivos das telas mais tecnológicas. Além disso, à medida que mais pessoas anseiam por diversão para lidar com pressões, os tons otimistas e alegres vão se tornando mais atraentes.

Em contraste com temporadas passadas e com a tendência minimalista, vemos uma mudança contrária às cores pastel, que ganham tons mais fortes, alinhados a temas como diversão, desprendimento e liberdade expressiva. É aí que entra o neon!

Esses tons dão um toque futurista às criações de moda e podem ser usados para deixar suas coleções vibrantes e sofisticadas. Misturar o neon com tons sóbrios traz aquela aura espiritual e paletas que utilizam cores vibrantes são perfeitas para uma narrativa de alto verão.

 

Neon no universo esportivo, futurista e digital

Cores vibrantes têm sido usadas para comunicar energia, coragem e dinamismo, especialmente entre o público jovem, que busca formas de expressão criativas e marcantes. O neon, nesse contexto, se torna um símbolo de movimento, confiança e inspiração, atributos cada vez mais valorizados por marcas de moda ativa, esporte, beleza e lifestyle.

Por isso, à medida que avançamos para um futuro em que a tecnologia busca se conectar mais com experiências humanas, o neon pode evocar algumas emoções positivas. Isso porque as cores fluorescentes ajudam a criar um equilíbrio de praticidade e emoção, digital e natural, o que cria uma estética futurista.

Essa mistura entre opostos reflete o espírito de uma geração que vive entre telas e sentimentos, e transforma o neon em uma linguagem universal. Inovação e vitalidade criativa.

Leia também: WGSN aponta características da emoção do consumidor em 2027

 

Cores neon da Zanotti

 

Por fim, que tal utilizar produtos Zanotti, como alças, vieses e debruns, em tons coloridos? Assim, você pode dar um charme especial para uma lingerie em cores mais neutras, como o preto. Ou até apostar em um look todo fosforescente ou combinando peças coloridas com as mais discretas.

Separamos algumas cores neon da nossa cartela para inspirar suas criações. Confira:

Mariáh: Um rosa vibrante com fundo avermelhado, perfeito para destacar detalhes com personalidade e energia nas peças íntimas.

Relâmpago: Laranja intenso com fundo coral, ideal para quem busca impacto visual e um toque moderno em lingeries ousadas.

Fluor: Amarelo puro e radiante, com brilho intenso e tom solar. Traz frescor e alegria às criações com uma dose extra de atitude.

Acesse nossa cartela de cores completa clicando aqui.

Adoramos abordar o tema dos tons neon aqui em nosso blog. Agora, vamos deixar as cores iluminarem nossos caminhos da criatividade. Afinal, tudo indica que ainda veremos muito brilho por aí!

Agradecemos por ler até aqui! Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Se você gostou, compartilhe com seus amigos, deixe seu comentário e continue acompanhando o nosso blog para mais dicas e tendências de moda.

 

Até a próxima!

© 2025. Todos os direitos reservados.

Tendências em Moda Íntima, Fitness e mais! | Blog da Zanotti Elásticos