Se você é dono de um negócio online e já se perguntou: como aumentar as vendas online? Confira dicas simples e eficazes neste conteúdo!
Se você tem uma loja online, ou um negócio físico, mas também faz vendas pela internet, com certeza já se questionou: como aumentar as vendas online?
A verdade é que a internet abriu uma gama gigante de possibilidades. Você passa a atingir um volume maior de pessoas, vender para locais mais distantes, e não fica restrito apenas a cidade em que sua loja é localizada. Porém, para vender online é preciso ter consciência que algumas ações são essenciais e devem ser diferentes do que ocorre em uma venda em loja física.
Pensando nisso, preparamos esse conteúdo com seis dicas de como aumentar as vendas online. Continue a leitura e saiba mais!
Seja encontrado online
Esse é um dos segredos de como aumentar as vendas online. Afinal, como você vai vender seu produto ou serviço se as pessoas não sabem que sua loja existe? Por isso, essa é a nossa primeira dica! Isso é importante especialmente quando falamos para empresas que possuem apenas lojas virtuais, e não atendem em espaços físicos.
Invista na divulgação do seu negócio e mantenha a presença online. Você pode apostar em estratégias de marketing digital para isso, como por exemplo, o uso do Storytelling. O objetivo é atrair uma quantidade maior de potenciais clientes para o seu negócio. Algumas empresas também investem na presença em redes sociais, ação que, atualmente, precisa ser considerada indispensável.
Além disso, investir em um bom site para sua loja virtual pode fazer toda a diferença na experiência do usuário. Neste ponto, falamos de aspectos importantes como a atratividade e facilidade de navegação do site. Pense, por exemplo, que muitas pessoas utilizam apenas o celular para acessar a internet. Portanto, o seu site precisa se adaptar aos dispositivos móveis.
Todos os produtos devem ter descrição completa
Aqui vai uma diferença primordial entre as vendas realizadas em loja física e as vendas online. E não faz diferença se estamos falando de uma venda por Instagram, ou e-commerce. Vamos usar a venda de uma camiseta como exemplo:
Quando se trata de uma loja física, o cliente pode ir até a loja, verificar qual o material da camiseta, provar a peça, conferir a estampa, enfim, uma série de coisas que são mais difíceis quando falamos de venda online.
Por isso, é fundamental que todos os seus produtos tenham descrições completas, como o material com o qual são produzidos e quais as medidas. Invista também na produção de fotos das peças anunciadas, assim o cliente consegue visualizar o produto que está adquirindo.
Esteja disponível para responder dúvidas
Quando compramos online, é normal que surjam algumas dúvidas: qual o prazo de entrega? E as formas de pagamento? Como eu faço se o produto não servir?
É importante que você tenha um canal de comunicação disponível e um bom atendimento para que os clientes entrem em contato. Pode ser um número de WhatsApp, por exemplo.
Além disso, seu site ou perfil em rede social também pode contar com um espaço destinado às dúvidas mais frequentes, como as que citamos acima. Desta forma, o cliente pode tirar as dúvidas básicas sozinho e agilizar seu próprio atendimento.
Como aumentar as vendas online: utilize depoimentos de clientes
Quando não conhecemos o serviço prestado por uma empresa, qual a forma mais comum de saber se vale a pena entrar em contato? Normalmente, pedimos indicações a amigos e familiares que já contrataram seus serviços ou compraram seus produtos.
Mas, com a internet, isso ficou muito mais fácil. É possível pesquisar online sobre as empresas, e ver depoimentos de outros clientes sobre suas experiências de compra. Quando falamos de depoimentos de clientes satisfeitos, eles podem ser um grande motivador de compra para aquele possível cliente que está indeciso.
Portanto, quando possível, colete e divulgue depoimentos de seus clientes sobre o processo de compra com a sua empresa. Esse tipo de informação deixa possíveis clientes mais seguros de que o seu negócio é confiável e realmente entrega o que promete.
Torne o processo de compra o mais simples possível
Quantas vezes você já olhou uma peça linda em uma loja online mas, na hora de comprar, as etapas eram confusas e levavam muito tempo? Pense que o processo de compra deve facilitar a vida do cliente, e não ser um motivo para ele desistir da compra.
Inclusive, alguns estudos indicam que parte dos “abandonos de carrinho”, que é quando o cliente desiste da compra, são por conta de um check-out extenso e complicado.
Portanto, monte um processo simples, removendo etapas desnecessárias. Foque nas informações que são realmente importantes, como endereço e forma de pagamento.
Como aumentar as vendas online: tenha atenção ao andamento dos pedidos
Essa não é uma dica focada em atrair novos clientes, mas sim em manter o relacionamento com os clientes atuais, e proporcionar uma boa experiência de compra. Estamos falando de dedicar uma atenção especial ao andamento dos pedidos.
Por exemplo: informe seu cliente quando o valor da compra foi recebido, quando a nota fiscal foi emitida e o pedido foi despachado. Também, proporcione alternativas para o rastreio do pedido, e cumpra sempre com os prazos estabelecidos.
Desta forma, seu cliente tem uma experiência positiva com a compra online da sua empresa. Isso pode fazer com que ele se torne um cliente recorrente, além de gerar indicações.
E aí, que tal implementar essas dicas de como aumentar as vendas online? Veja também nosso e-book gratuito sobre vendas consultivas. Aprimore seu atendimento e proporcione uma experiência incrível para seu cliente!
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