Coronavírus: saiba como fazer máscaras de proteção caseiras

Coronavírus: saiba como fazer máscaras de proteção caseiras

28 abril, 2020


5 min (tempo estimado de leitura)

Você pode fazer a sua máscara de proteção em casa. Acompanhe o post e aprenda de que forma ela deve ser feita!

Devido à escassez de máscaras cirúrgicas para os profissionais da saúde, o Ministério da Saúde está orientando toda a população a utilizar máscaras de tecido, que podem ser feitas em casa, para proteger a população em geral contra o novo coronavírus. A confecção das máscaras de proteção caseiras é uma necessidade, pois desde que começou a pandemia, as máscaras desapareceram das prateleiras, tamanha a procura.

O governo federal está comprando equipamentos de segurança de fornecedores brasileiros e do exterior, mas esses materiais estão sendo reservados para assegurar a proteção dos profissionais de saúde, que trabalham diretamente com pacientes infectados com a Covid-19.

Continue a leitura e veja como confeccionar uma máscara de proteção caseira!

Como fazer máscaras de proteção em casa

A confecção de máscaras em casa está acontecendo em todo o mundo pois, além de eficientes para proteger contra o contágio do coronavírus, são muito fáceis de fazer. Basta ter algum conhecimento em costura!

Mas, para que elas realmente cumpram a sua função, é necessário seguir algumas regras na hora de confeccioná-las. Elas precisam ter dupla face, ou seja, pelo menos duas camadas de tecido de algodão, TNT, tricoline ou outros.

É fundamental que as máscaras caseiras sejam confeccionadas nas medidas certas para que fiquem bem ajustadas ao rosto (sem espaços nas laterais), pois é fundamental proteger bem a boca e o nariz. 

Há diversos modelos de máscaras de tecido. Veja a seguir, um passo a passo para fazer suas próprias máscaras de forma bem simples!

Passo 1

Corte 2 retângulos de tecido de 15cm por 25cm e coloque um sobre o outro.

Passo 2

Costure uma bainha de 1,25 cm nos lados mais curtos e de 0,5 cm nos lados mais compridos, para que as extremidades fiquem fechadas.

Passo 3

Depois, usando um alfinete ou uma agulha grande, introduza os elásticos nas bainhas mais largas (essas tiras de elástico servirão para prender a máscara nas suas orelhas). O comprimento das fitas elásticas ficam em torno de 20 cm, mas podem variar de acordo com o tamanho de cada rosto.

Passo 4

Após colocar os elásticos, amarre as pontinhas e esconda os nós dentro das bainhas. Prontinho! Sua máscara está finalizada. Viu como é simples?

Os elásticos Zanotti mais indicados para a confecção desse tipo de máscara são o Savana, o Jaraguá, o Juiz e o CR-K, disponíveis em diversas larguras e em algumas opções de cores. 

Você também pode utilizar debruns para dar acabamento em outros modelos de máscaras, como a de pregas ou bico de pato. Veja:

Coronavírus: saiba como fazer máscaras de proteção caseiras - mascara_zanotti

Todos podem usar a máscara?

A utilização de máscaras para proteção contra o novo coronavírus é fundamental, porém, seu uso não é recomendado em 3 casos específicos:

  • pessoas que têm dificuldade para respirar;
  • pessoas que não podem retirar a máscara sem ajuda;
  • crianças menores de dois anos.  

Utilize a máscara toda vez que você sair de casa. Leve sempre uma ou mais máscaras de reserva e uma sacola para guardar a máscara suja, caso tenha que trocar. E não esqueça: as máscaras são de uso individual, ou seja, não podem ser divididas com ninguém!

Qual é a forma correta de higienizar a máscara?

Outro ponto importante é que, para manter o autocuidado, a máscara tem que ser bem lavada e trocada sempre que ficar úmida. Para lavá-la, deixa-a de molho por 30 minutos em uma solução de água, sabão e água sanitária, em uma proporção de 10 ml (mais ou menos uma colher de sobremesa) para meio-litro de água. Se possível, ainda passe o tecido com o ferro quente. 

Não esqueça de adotar também os outros cuidados para se proteger contra o novo coronavírus. São eles:

  • usar máscaras; 
  • praticar o isolamento social e evitar aglomeração de pessoas;
  • manter as mãos sempre limpas, lavando-as bem com água e sabão;
  • usar álcool gel 70º quando estiver em locais onde as mãos não podem ser lavadas;
  • ao tossir ou espirrar, usar o braço e não as mãos.

Com essas atitude de prevenção, você se protege contra o coronavírus e ajuda a não sobrecarregar os serviços de saúde. Juntos, e com muita responsabilidade, vamos vencer este período difícil!

Agora que você já sabe como fazer a sua máscara caseira, aproveite a quarentena para conferir outros conteúdos em nosso blog:


Deixe um comentário