Inteligência Artificial e Cores da moda íntima

20 junho, 2024


11 min (tempo estimado de leitura)

As cores são um fator decisivo na hora de escolher e comprar uma peça de roupa, e uma das primeiras características da peça que são reparadas pelo consumidor. Mas não é somente isso que torna a cor tão importante. Nessa matéria vamos explorar as cores alinhadas com um grande aspecto da inovação: a Inteligência Artificial.

Essas mensagens que as cores da sua coleção vão transmitir dependem do contexto e, claro, precisam estar alinhadas com as tendências do momento em que estamos.  Pensando nisso, sabemos que o mundo atual vive um período de muitas transformações tecnológicas e uma grande ascensão das IAs – as famosas Inteligências Artificiais. Portanto, nesse momento de novas tecnologias, é preciso criar coleções alinhadas com as novas necessidades das pessoas.

Para ajudar com esse propósito e com a criação de novas coleções cada vez mais relevantes, trouxemos nesta matéria as principais previsões e tendências para o futuro que se espera em relação às cores. Este artigo se baseia em uma pesquisa de tendência da WGSN, destacando as paletas de cores que dominarão o cenário da moda e do design nos próximos anos.

Aliás, você já conhece a WGSN? Trata-se de uma das principais empresas de previsão e análise de mercado, principalmente para o universo da moda. Com diversas pesquisas, essa ferramenta nos auxilia a identificar as novidades e tendências que farão sucesso nas próximas estações.

Vamos explorar as combinações de cores que surgirão da arte e do design digital a partir de 2025, e como elas influenciarão os produtos e experiências físicas. Para isso, separamos as principais tendências e suas cores respectivas da cartela do nosso catálogo para você explorar. Então, continue a leitura e descubra mais sobre os tons do futuro!

Cores que despertam a imaginação – Sonho de Inteligência Artificial

Você já deve ter se deparado com uma imagem gerada por Inteligência Artificial na internet, certo?

A geração dessas imagens está em alta, principalmente aquelas muito distantes da realidade, parecidas com um sonho, multicoloridas, sensoriais com reflexos e um aspecto translúcido ou até gelatinoso. Essas paisagens geradas por IA evocam um sentimento de alegria e maravilha infantil, explorando nosso desejo por Microalegrias, como explica a WGSN.

Nesse caso, cores divertidas que lembram um caleidoscópio, cheio de reflexos e tons vibrantes são uma escolha muito atual e que gera sentimentos bons de alegria e diversão. Sendo assim, essas são algumas cores da nossa cartela que você pode utilizar nas suas criações para seguir essa tendência: Rich, Tibeton e Turquesa!

Algumas marcas que, ajudadas pela Inteligência Artificial, já estão desenvolvendo experiências imersivas com esse conceito:

Grandes eventos como o festival de música Coachella estão lançando coleções NFT – chamados Coachella Collectibles – que permitem acesso a áreas VIP exclusivas. Essa adoção de novas tecnologias é também trazida visualmente através do design. Para fazer isso, a primeira lembrança foi representada por meio de uma concha fossilizada do Coachella Valley, reimaginada como um objeto virtual translúcido, colorido com o aspecto de uma bolha de sabão. 

De mesmo modo, o Atelier Sisu, sediado na Austrália, cria experiências espaciais imersivas que combinam cor, luz e forma para proporcionar um ambiente único, interativo e onírico, ecoando o design e as cores geradas por IA. Esse direcionamento do design injeta uma qualidade multissensorial nos projetos do ateliê, misturando um espectro de cores com materiais translúcidos e superfícies gelatinosas.

Pensando nessa tendência, esses exemplos podem servir de inspiração para a criação de novas coleções, combinando diferentes cores e buscando evocar sentimentos doces e descontraídos com as peças!

Cores que você encontra no meio da floresta – Jardim Imaginário de Inteligência Artificial

A natureza é a inspiração de design mais atemporal e vital de todas! Mesmo em meio ao período mais tecnológico, ainda é preciso se voltar ao verde e ao que nos garante vida. Por isso, as marcas, junto com a Inteligência Artificial, estão lançando novos produtos em formatos de jardins de fantasia e paisagens naturais virtuais, relacionados à essa necessidade contínua de estar imerso na natureza.

Chama-se “estética plantopia”

Essa estética se alinha à tendência da Revolução Bioindustrial, que visa transformar o modo como a indústria produz através de elementos naturais, e à adoção predominante do design biotecnológico. Nesse sentido, ela reforça o apreço pela diversidade da natureza e a importância do design multi-espécies.

Nesse caso, cores que remetem ao natural como verde, vermelho e marrom são ótimas, pois geram um sentimento de conexão e imersão na natureza. Juntamente, ao misturar esses tons naturais com tons mais sintéticos você pode ainda criar um visual e uma sensação fantasiosa, de outro mundo! Para este propósito, Pimenta e Herança são algumas cores do nosso catálogo que você pode utilizar nas suas criações para seguir essa tendência!

Uma marca e um artista que já desenvolveram experiências imersivas com esse conceito por meio da Inteligência Artificial:

O artista digital francês Maotik cria obras de arte generativas que utilizam ferramentas audiovisuais. A instalação “Tree of Life” conecta o espectador ao mundo natural através de mapeamento de projeção, que reage à música ambiente.

Além disso, a IA já consegue ajudar a escolher ingredientes de “química verde” para a criação fragrâncias. Como exemplo, a marca norte-americana Future Society, que usa biotecnologia e sequenciamento de DNA para recriar fragrâncias de flores extintas, também já está utilizando Inteligência Artificial nesse processo.

Cores que iluminam a noite – Vibrantes Iluminados

Quando chega sexta-feira à noite você é do time que fica em casa assistindo uma série com pipoca, ou do time que está sempre procurando alguma coisa para fazer?

A noite chama cada vez mais atenção: pesquisas mostram que cada vez mais as pessoas optam por baladas e festas ao sossego de casa, o que garante um investimento muito maior das marcas na economia da vida noturna. O fascínio por essa estética neon e pelas cores vibrantes que brilham no escuro é reflexo dessa fuga da rotina na vida noturna.

Artistas e criativos digitais estão explorando a estética brilhante e noturna da Inteligência Artificial, conduzidos por essa tendência. A fotografia de rastros de luz também está sendo reinventada com ferramentas de IA generativa, integrada à estética #Dreamcore. São inúmeras as formas de se encaixar e se adaptar nesse momento!

Para explorar essa estética, tons que remetam ao brilho noturno vão iluminar suas criações. Misturando cores vibrantes e escuros místicos você pode criar um efeito super impactante. Dusk e Lace são cores da nossa cartela que você pode utilizar nas suas criações para seguir essa tendência!

Algumas marcas que já estão desenvolvendo experiências imersivas com esse conceito por meio da Inteligência Artificial:

A instalação interativa “Heart Space”, da artista digital Krista Kim, apresentada na Art Dubai 2024, usou IA para exibir os batimentos cardíacos dos espectadores em uma grande tela digital.

Cores aconchegantes e suaves – Tons Pastéis Sensoriais

Os tons pastéis não são novidade, pois volta e meia ouvimos falar sobre esses matizes. São aquelas cores que se tivessem um gosto com certeza seria doce. Mas então, elas também são tendência?

Os tons pastéis fazem parte da estética Digital Cozy e, com a ascensão da IA, são usados em ambientes e produtos hiper-imaginativos. Marcas e profissionais de criação estão apagando as linhas entre o digital e o físico, usando tons matizados para aumentar a suavidade e o conforto, trazendo uma sensação acolhedora e relaxante. Para explorar essa estética nas suas criações, você pode utilizar tons suaves que evocam tranquilidade e bem-estar.

E já que estamos falando de moda íntima, é uma tendência utilizar tons pasteis alimentados por IA para malhas têxteis, bodywear de segunda pele, peças no estilo #PrettyFeminine e peças utilitárias de moda masculina. Em nosso catálogo você também encontra cores para utilizar nas suas criações e seguir essa tendência. Sugestão do chef: Marfim!

Por fim, as cores mais escuras do catálogo! – Escuros sobrenaturais

Nesse caso, não estamos fazendo referência à noite, mas sim a criação de um universo mágico e misterioso.

A criatividade digital da IA impacta também o uso de cores escuras, tornando-as em suas artes um conceito restaurador e místico. Muitas vezes combinadas com elementos multissensoriais nas instalações de arte, as cores escuras têm a capacidade de evocar uma ideia de sobrenatural, de mistério…

Esses tons escuros sobrenaturais são perfeitos para criar peças que chamam a atenção. Você pode utilizar essas cores profundas e misteriosas para adicionar um toque de magia às suas criações. Essa estratégia pode ser especialmente eficaz quando usada com acabamentos que respondem à luz ou que possuem um toque diferenciado – imagine só essa experiência!

E da nossa cartela, para seguir essa tendência, utilize as cores Loteria, Louise e Preto nas suas criações!

Agora já temos uma boa visão em relação às tendências de cores de 2025. Inspiradas pela Inteligência Artificial e pela biotecnologia, vemos uma fusão de cores e experiências entre o digital e o físico, que abre portas para inúmeras possibilidades para a moda e o design. Esperamos que esse conteúdo tenha gerado muitas ideias e expandido a sua criatividade!

Caso queira receber mais dicas de tendências para as suas coleções, continue acompanhando o nosso blog! Trazemos matérias semanais sobre produção de moda íntima, fitness, casual e praia, além de informações do mercado e de mídias sociais.


Deixe um comentário