Criatividade e inovação na moda é sempre um desafio para os estilistas. Mas, fazendo uso de certas técnicas é possível dar asas à imaginação. Confira as dicas!
Por mais criativo que um estilista seja, é normal que ocorram os famosos bloqueios de criatividade na hora de pensar novas coleções. Isso é normal e acontece com todo mundo, mas há várias maneiras através das quais você pode se inspirar e fazer brotar toda a sua criatividade.
Leia o post e confira 7 dicas que vão estimular o seu lado criativo!
1 – Anotar as ideias que surgem no dia a dia
Muitas vezes, enquanto a gente está tomando um banho, assistindo televisão, lendo um livro ou fazendo qualquer outra tarefa rotineira, surgem ótimas ideias. Habitue-se a anotar as ideias cada vez que elas surgirem para que não caiam no esquecimento. Depois, na hora de desenvolver novos produtos, elas poderão ser muito úteis.
2 – Fazer brainstorm de palavras
Um bom método para ajudar as ideias a fluírem é reunir a equipe de criação para um “brainstorm de palavras” descontraído sobre o tema que será trabalhado, anotando em um papel todos os termos que forem surgindo durante a troca de ideias. Quanto mais agradável for esta reunião, mais a criatividade irá aflorar!
3 – Informar-se sobre assuntos variados
É muito natural que você busque informações relacionadas à sua área de atuação, mas, para não restringir o seu repertório, procure saber sobre outros assuntos, sem que eles estejam, necessariamente, ligados ao seu trabalho. Pode ser sobre história, jardinagem, gastronomia, música ou qualquer outra área do conhecimento pelo qual você tenha interesse.
4 – Conhecer artes e diferentes culturas
As inúmeras culturas e os variados tipos de arte – pintura, escultura, música, cinema e outros – são ótimas fontes de inspiração e, com toda certeza, vão estimular a sua criatividade. Você pode escolher um ou mais tipos de arte pelo quais tem interesse e se aprofundar no conhecimento sobre eles. Outra ideia legal é montar um quadro com imagens de diferentes culturas ao redor do mundo.
5 – Dar ouvidos às sugestões da equipe
Criar não precisa ser uma tarefa solitária, por isso, jamais ignore as sugestões e ideias da equipe de criação. Realizar reuniões com a equipe, desde que bem coordenadas, pode gerar muitos frutos. Mas, é importante ouvir a todos, aproveitando ao máximo as ideias e sugestões que forem dadas. Nestas ocasiões, podem surgir vários insights que podem contribuir de forma muito positiva para a criação de novas peças.
6 – Ser flexível
Você ou a pessoa que lidera o processo criativo é a responsável pela tomada de decisões quanto às ideias que foram apresentadas pela equipe de criação. Assim, é fundamental que este líder seja flexível caso seja necessário realizar alguma mudança ou ajuste para que as peças fiquem mais atrativas. Não deve haver apego excessivo às ideias pessoais de cada um dos integrante da equipe, pois elas não podem se sobrepor à viabilidade de um projeto.
7 – Analisar diferentes cenários
Observar diferentes cenários e alternativas, imaginando o que pode acontecer de forma bastante detalhista, é um modo comprovadamente eficaz de estimular a criatividade.
Para tanto, reúna sua equipe de criação e vislumbre com todos as várias situações hipotéticas. Isso possibilita prever futuros problemas, de modo que os ajustes necessários possam ser feitos ainda na fase de criação das peças, diminuindo consideravelmente as chances da nova coleção ser criticada ou rejeitada pelos seus consumidores.
Mas, para que tudo que foi proposto aqui alcance resultados positivos de fato, será necessário que os integrantes da equipe de criação envolvida no trabalho deixem suas opiniões pessoais de lado e participem das discussões de forma ativa e flexível, sem radicalismos, para que o processo criativo possa realmente fluir.
Este conteúdo foi útil para você? Então, não deixe de conferir outros assuntos interessantes no nosso blog. Assim, você ficará por dentro do que acontece na indústria da moda e na indústria têxtil em geral!
Deixe um comentário