estilista

Como se tornar um estilista famoso e reconhecido?

10 outubro, 2017


5 min (tempo estimado de leitura)

Se o seu sonho é se tornar um estilista, ter seu trabalho reconhecido e desfilar seus looks nas passarelas mais concorridas do Brasil, fique sabendo que isso é possível! Vamos compartilhar algumas dicas de ações que fazem toda a diferença na sua trajetória e são o segredo para alcançar seu tão sonhado objetivo.

Primeiro, você vai precisar fazer (muita!) pesquisa de referência em viagens, na história da moda e dos estilistas que você admira. Mas também é importante entender de trabalho manual e saber costurar para entender o que é ou não possível criar.

estilista

Saiba mais sobre tecidos, construção de vestuário e ajustes

Se você é formado ou não em Moda, esta é uma dica que vale para todos: estude sobre os tecidos e conheça peças de grife de perto para entender técnicas, conhecer novos materiais e tecnologias utilizadas no mundo fashion. 

Compare roupas de departamento que possui em casa com peças de grifes. Tente realmente notar a diferença nos cortes, design e todos os detalhes da sua confecção ao olhar o avesso das roupas.

Por quê? Bom, sempre há o que aprender com os grandes nomes da moda atual. E à medida que você conhece mais e mais roupas de importantes designers, você amplia seu conhecimento e capacidade de criação.

estilista

Participe de eventos de moda

Não basta saber das tendências de moda através da mídia, a experiência de estar nos bastidores e ver os principais desfiles de perto é que vão te possibilitar entender como funciona e sentir a adrenalina de preparar um desfile.

Sim, os eventos normalmente são fechados e você vai precisar de um convite. Como conseguir? Seja uma pessoa envolvida no mundo fashion, participe de festas de lançamentos de marcas famosas, tenha contato com marcas que participam dos eventos e adicione marcas que participam do evento no seu Twitter, pois quando chega próximo dos dias de semana de moda eles podem sortear convites.

Depois é ficar de olhos e ouvidos bem atentos e aproveitar para fazer um bom networking. Afinal, participar de eventos relacionados à moda são uma ótima maneira de mostrar seu rosto, e estar cercado por profissionais do ramo. Por isso, mesmo que você esteja focado apenas no show, o coquetel pode ser até mais produtivo.

estilista

Mantenha-se atualizado

Preste atenção no mundo da moda: street styles, famosos e ícones da moda, lançamentos e tendências. Esse conhecimento é inestimável. Assim, você vai saber diferenciar o que é realmente cool e o que é brega.

Até porque, com as redes sociais bombando de informações, os seus clientes podem estar tão ligados quanto você. Mas como profissional do ramo, você precisa entender melhor cada tendência e interpretar seu objetivo para saber se é válido ou não para sua coleção.

Essa dica também é válida para pessoas que decidirem trabalhar com linhas básicas ou clássicas. Essas duas vertentes têm ganhado muito adeptos, mas não significa que o público-alvo não seja antenado.

estilista

Use as mídias sociais como uma ferramenta

Tire um tempo para garimpar perfis que você admira, que tenham um viés parecido com o que você gostaria de compartilhar e/ou comunicar. Use Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para seguir seus estilistas favoritos e para ver no que eles estão trabalhando.

Suas fotos, vídeos e entrevistas ajudam a dar uma visão panorâmica do que está acontecendo nos bastidores, muitas vezes antes mesmo de uma tendência ou marca realmente começar a aparecer. Esta é uma ótima maneira de se manter atualizado também.

Construa sua rede de relacionamentos

À medida que você começar a trabalhar, você encontrará muitas pessoas que podem ajudá-lo ao longo do caminho. Mas não se apresse! As relações tomam tempo para serem construídas com marcas, designers ou qualquer pessoa – e elas ocorrem naturalmente.

Então seja paciente e trabalhe dia a dia com objetivos e metas definidas mês a mês para trabalhar sempre em prol de pequenas vitórias, em busca da grande conquista.

estilista

Crie sua identidade

Existem muitas categorias diferentes de estilo de moda. Você pode conhecer todos antes de decidir qual o seu preferido. Mas talvez exista um tipo de trabalho que lhe chame mais atenção.

Existem estilistas de celebridades, que trabalham desde o estilo pessoal, o tapete vermelho e as aparências públicas. Existem estilistas editoriais que, em sua maioria, trabalham com revistas e fotógrafos em histórias de moda artísticas e evocativas. Descubra o tipo de trabalho que realmente fala com você e foque nisso.


Deixe um comentário