estilista orgulhosa ao lado de vestido produzido para coleção de moda 2022

Moda 2022: pontos-chave para a indústria têxtil

30 novembro, 2021


9 min (tempo estimado de leitura)

A moda 2022 traz algumas mudanças e inovações no setor têxtil. Continue a leitura e entenda os pontos-chave para pensar no setor no novo ano.

No final do ano, é comum que empresas de todos os setores comecem a planejar as ações para o ano seguinte. Este planejamento é necessário para estruturar as atividades e o orçamento, definir metas e objetivos, assim como avaliar cenários e estudar as tendências em voga no mercado.

Este planejamento sempre é realizado nesta época, pois é possível utilizar os dados de todo o ano para pensar nas novas estratégias e definir os pontos-chaves de melhoria.

Com confecções e empresas do ramo da moda, isso também precisa ocorrer. Por isso, preparamos esse conteúdo que traz pontos estratégicos para se avaliar no ramo têxtil e na moda 2022. Continue a leitura!

 

Efeitos da pandemia na indústria têxtil

É fato que a pandemia afetou a sociedade como um todo. E, consequentemente, o setor têxtil também sentiu seus efeitos. Com as políticas de isolamento, muitas empresas precisaram fechar temporariamente as portas, o ritmo de produção diminuiu e a matéria-prima ficou mais escassa e mais cara. Além desses, outros fatores impactaram de alguma forma na produtividade do setor. 

No entanto, apesar dos impactos negativos, o setor têxtil também foi um dos que reagiu mais rápido a toda a crise gerada pela pandemia. A inovação sempre esteve presente na produção de moda e neste momento não seria diferente. A área trouxe novidades para o mercado, como os tecidos antivirais, e aos poucos foi se reinventando.

Na hora de entendermos e definirmos os caminhos da indústria têxtil para a moda 2022, diversos fatores devem ser considerados. Visando a melhora e o crescimento do setor têxtil, pontuamos alguns “caminhos” que podem ser seguidos para o planejamento do próximo ano:

jovem estilista segurando vestido amarelo, pensando nos efeitos da pandemia na moda 2022

Estratégias para indústria têxtil em 2022

 

Considerar os processos de autoconhecimento do consumidor

A pandemia provocou mudanças profundas na forma como as pessoas se relacionam, trabalham, interagem e consomem. Muitas pessoas passaram por um processo de autoconhecimento mais profundo, entendo melhor o que buscam. 

E, considerando que a moda muitas vezes serve como uma forma de demonstrar o que sentimos e vivenciamos, levar em conta os processos de autoconhecimento dos consumidores é essencial.

 

Melhoria contínua na jornada de compra

A jornada de compra é o caminho pelo qual as pessoas passam até se tornarem clientes do seu negócio. É importante que sua empresa esteja atenta a todas as etapas, pois isso permite garantir melhor experiência, o retorno dos clientes e possibilita entender suas dores para assim considerar as soluções

A jornada de compras começa desde o momento em que o possível cliente chama para tirar uma dúvida, até a entrega do pedido em sua casa. As estratégias de pós-venda não podem ficar de fora neste ponto, pois são a certificação e a conferência de que a experiência do consumidor foi positiva.

Você deve focar sempre na melhoria contínua dessa jornada. Isso inclui melhorar o atendimento, facilitar o momento de compra, encantar o cliente com um bom acompanhamento do pedido, entre outros fatores.

 

Valorização da cultura e mão de obra locais

Essa é uma tendência que já apareceu nos últimos anos e agora tem tudo para ganhar ainda mais força. Às vezes, a inspiração que você precisa está bem perto de você. Inspire-se na cultura local e agregue este valor às suas peças. 

Também vale contar com o trabalho de mão de obra local na produção. Isso inspira um “senso de comunidade” que pode ser transmitido por meio de suas peças, além de proporcionar o crescimento econômico e o desenvolvimento social da região.

imagem close de pessoas com as mãos juntas representando a tendência de uso da mão de obra local na moda 2022

Redução do ritmo da produção e do lançamento de coleções

O slow fashion vem ganhando força nos últimos anos, em conjunto com o slow living. Em 2022, a tendência é que a redução na velocidade de produção de novas peças e coleções continue. 

A moda 2022 pede mais calma, muitos consumidores já não têm mais o poder aquisitivo de antes da pandemia e muitos outros passaram a repensar suas escolhas. Portanto, é preciso estar alinhado com o que o seu público busca.

Este ponto está interligado com o tópico abaixo, que ressalta a necessidade do processo produtivo sustentável e transparente — exigência dos consumidores que está ficando cada vez mais forte.

 

Processo produtivo sustentável e transparente

A sustentabilidade tem tudo a ver com o slow fashion que mencionamos acima. Atualmente, não basta produzir peças que traduzem as tendências de moda. Os consumidores buscam por marcas conscientes, que se importam verdadeiramente com o meio ambiente e transmitem isso em todas as etapas do seu processo produtivo.  

Usar matérias-primas de qualidade e que são produzidas nesse ambiente sustentável já é um início para que seu processo produtivo esteja por dentro dessa tendência. Este é um compromisso social que os clientes estão de olho. Por isso é extremamente importante que sua marca esteja atenta e posicionada.

 

Adoção do design circular

A longo prazo, a economia linear, aquela onde produtos novos são criados a todo momento e outros são descartados ou possuem obsolescência programada, é insustentável. Aqui novamente aparece a importância em pensar em produtos que sejam ambientalmente responsáveis em todo o processo produtivo.

O design circular vem com o objetivo de mudar os parâmetros de descarte rápido, estendendo a vida útil dos artigos. Neste momento, é preciso pensar na criação de produtos que continuem com seu valor agregado, mesmo ao longo dos anos. A consequência é a diminuição da produção de lixo, e que estejam associados a um mundo mais sustentável.

 

Aposte em vendas online

Com a necessidade de fechamento do comércio, as vendas online foram a saída de muitas empresas. A pandemia acelerou este processo, que já estava fazendo parte do dia a dia dos consumidores.

Percebeu-se o surgimento de muitas marcas online, assim como o surgimento de empresas virtuais. Inserir a sua empresa nesse cenário é essencial, já que comprar online é fácil, rápido e prático. 

O consumidor não precisa ir pessoalmente a uma loja. Nem depender de horários de funcionamento e pode comprar o conforto da sua casa. Então, se você ainda não investe nas vendas online, chegou a hora. Essa é uma forma de atrair um público maior, sem se limitar a barreiras geográficas. 

 

Moda transacional

A moda transacional diz respeito ao uso de peças ao longo das estações. Por exemplo, usar uma camiseta ou calça transitando em todas as estações do ano, combinando com outras peças do guarda-roupas. 

Essa prática também está associada ao slow fashion e a sustentabilidade. Afinal, as peças são duráveis, usadas por muito tempo, em combinações diferentes. Ao planejar as suas coleções, pense neste conceito. Todo mundo quer comprar uma peça que possa usar independente do clima, não é mesmo?

 

Collabs entre marcas

Uma collab é uma colaboração entre duas ou mais marcas para produzir produtos exclusivos. Uma das vantagens de apostar nesse método é a possibilidade de atingir o público das duas marcas. 

Essa parceria tem objetivo de aumentar o desejo pelos produtos, além de serem notadas com mais rapidez e facilidade, já que são bastante executadas no universo digital. Essa parceria pode ser envolvendo outras marcas, negócios ou influencers.

Esse fenômeno já acontece muitos anos e, inclusive, marcas de luxo já realizaram collabs com outras marcas, ganhando ainda mais destaque no mercado

imagem de mulher com cabelo escuro usando roupa que é uma collab entre marcas, tendência da moda 2022

Essas são algumas das estratégias para driblar os impactos da pandemia e se destacar no mercado da moda 2022. Para ter acesso a mais dicas de mercado e de moda, continue acompanhando o nosso blog: produzimos muito conteúdo sobre o universo têxtil, com tendências, novidades e mais!

Além disso, para ficar por dentro das tendências de moda íntima e esportiva para 2022/23, acesse o vídeo-book da Zanotti. O material reúne inspirações, dicas e muito conteúdo para a produção da sua nova coleção.

banner para download do novo vídeo-book da Zanotti


Deixe um comentário