O WhatsApp Business pode ser a ferramenta que você está buscando para o seu negócio. Saiba mais sobre todos os benefícios e as funcionalidades deste app!
Provavelmente você já tenha ouvido falar do WhatsApp Business, mas talvez não saiba como funciona e como implementar no seu negócio.
Esse aplicativo, que é uma versão para negócios do tradicional WhatsApp, facilita o atendimento ao cliente, tornando-o mais rápido e eficaz. Isso acontece por meio do envio de mensagens automáticas e demais funcionalidades que o app proporciona às empresas.
Desde o seu lançamento, em 2018, o aplicativo vem fazendo sucesso devido aos seus benefícios. Ainda há a possibilidade de separar a conta pessoal da conta corporativa. Continue a leitura e saiba tudo sobre este aplicativo!
O que é WhatsApp Business?
O WhatsApp Business nada mais é que um aplicativo gratuito de troca de mensagens, desenvolvido especialmente para empresas.
Trata-se de uma otimização do WhatsApp para facilitar o contato entre as empresas e clientes. É uma ótima opção, especialmente para empresas de pequeno e médio porte que tem um contato frequente com clientes por meio do WhatsApp.
Diversas empresas ainda utilizam um número pessoal, o que pode causar problemas. Isso ocorre pela mistura de informações e compartilhamento de dados pessoais. O aplicativo, então, surge como uma versão profissional do mensageiro voltada para negócios.
Como o WhatsApp Business funciona?
A comunicação é facilitada devido à possibilidade de configurar envios de textos automáticos, como mensagens de apresentação, de ausência entre tantas outras ferramentas. Além disso, você pode adicionar informações úteis sobre a sua empresa e que podem agilizar o atendimento.
Dentre elas há a possibilidade de criar um catálogo de produtos e serviços, informar ramos de atuação, localização, descrição do trabalho da empresa, colocar o endereço do site e endereço de e-mail.
A empresa pode organizar os contatos e conversas com etiquetas, para separar os clientes em grupos, facilitando a busca quando for necessário. O aplicativo funciona como um meio de comunicação mais direto e eficiente com o cliente.
Quem pode usar o WhatsApp Business?
Para utilizar o WhatsApp Business é bem simples. Isso, pois não há necessidade de ter CNPJ e a ferramenta é gratuita. Após baixar o aplicativo, você cria seu perfil comercial e cadastra endereço físico e horário de funcionamento, entre outras informações.
No entanto, para validar sua conta é preciso utilizar um número que não esteja vinculado ao seu WhatsApp pessoal. Ou seja, a empresa deve ter um número diferente para usar nesta modalidade do aplicativo.
Além dos números de celular, ainda é possível utilizar um telefone fixo para criar uma conta no WhatsApp Business.
Qual a importância do WhatsApp Business para uma empresa de moda?
Em meio a um mercado cada vez mais competitivo, muitas empresas estão optando por ferramentas que facilitem seu dia a dia para vender mais e economizar tempo. Por isso, umas das opções é o WhatsApp Business, útil para manter o relacionamento com o cliente em todas as etapas da jornada de compra, desde o início até o pós-venda.
Um atendimento de excelência não é mais um diferencial das empresas, mas sim uma obrigação. Os clientes querem e precisam ser bem atendidos. E, neste sentido, contar com o WhatsApp Business traz muitos benefícios.
Por ser uma conta profissional, o cliente já tem acesso a diversas informações, além disso sabe, por exemplo, o horário e funcionamento da empresa e entende que será atendido dentro do horário estipulado. Mas esses são só alguns dos pontos. Nos tópicos abaixo, abordamos com mais detalhes os benefícios dessa ferramenta.
Quais são as funcionalidades do WhatsApp Business?
O WhatsApp Business tem diversas funcionalidades que podem ser aplicadas no dia a dia do seu negócio. Conheça as principais:
Criar um perfil comercial
Com a criação de um perfil comercial no WhatsApp Business, a sua empresa pode incluir mais informações do que em uma conta do WhatsApp tradicional. Você pode incluir o nome da sua empresa, horário de funcionamento, endereço (físico e/ou virtual), catálogo de produtos e muito mais.
Possibilidade de utilizar respostas rápidas
O WhatsApp Business possui a função de configuração de respostas rápidas para perguntas feitas pelos clientes, de forma semelhante a um chat online. Assim, você cria uma resposta rápida por meio das configurações da sua conta e usa o comando “/“ para escolher qual vai ser enviada.
Um bom uso dessa funcionalidade é entender quais são as dúvidas mais frequentes que você recebe, como o horário de funcionamento da empresa, por exemplo. Assim, você pode configurar uma resposta rápida para as perguntas mais frequentes que recebe.
Utilizar mensagens automáticas
Muito parecido com as respostas rápidas, também é possível utilizar mensagens automáticas em sua conta. Elas são enviadas no momento que o cliente manda uma palavra ou frases específicas.
Há a possibilidade de criar uma mensagem de apresentação, mensagem de ausência, mandar o catálogo de produtos e formas de pagamento, por exemplo.
Colocar rótulos ou etiquetas nas conversas
Conforme sua base de contatos for aumentando, você pode usar umas das funções do WhatsApp para melhor organização, que são os rótulos ou etiquetas. Elas servem para que você possa catalogar suas conversas, segundo suas preferências.
Um exemplo disso é separar as mensagens por fase de negociação ou por prioridade de atendimento.
Inserir catálogo de produtos
Você pode inserir no seu WhatsApp Business o catálogo de produtos e serviços da sua empresa, com descrição e preço. Assim, você evita que o cliente tenha que acessar links externos. Desta forma, tudo poderá ser compartilhado com o público por meio do botão de enviar arquivos.
Lista de transmissão
Outra funcionalidade é criar uma lista de transmissão para enviar uma mensagem para vários usuários ao mesmo tempo. Essa função pode ser utilizada, por exemplo, para divulgar ofertas e novidades na empresa.
Mas, fique atento, para fazer isso é preciso ter uma estratégia bem definida. Não basta incluir contatos na lista e disparar comunicações, pois o aplicativo detecta spams.
Benefícios do WhatsApp Business
Além de todas as funcionalidades que mencionamos acima, o WhatsApp Business possui inúmeros benefícios para as empresas, como:
Aumentar o engajamento e melhorar o relacionamento com os clientes
O relacionamento com o cliente é um dos benefícios proporcionados por esta ferramenta tanto na venda, como no pós-venda. Pois o cliente pode ser informado e acompanhar o seu pedido, por exemplo, por meio de uma comunicação muito mais próxima.
Além disso, com o uso das diferentes ferramentas, você consegue prestar um atendimento diferenciado, rápido e profissional. Isso contribui para o relacionamento e fidelização dos clientes.
Conquiste credibilidade e autoridade para sua empresa
Quando o cliente está com dúvidas ou com problemas para finalizar a compra, um atendimento rápido e eficaz que o auxilia neste momento é fundamental.
Desta maneira ele pode sanar suas dúvidas e ter seu problema resolvido em tempo real. Além disso, não depende de FAQs ou chats, o que traz credibilidade para sua empresa.
Use o WhatsApp Business na web
Além do uso no celular, o WhatsApp Business também pode ser utilizado na web, ou seja, no computador. Isso pode facilitar bastante os atendimentos, pois permite responder as mensagens não apenas no celular.
Respostas automáticas mesmo fora do horário de atendimento
Há uma necessidade cada vez maior de um atendimento 24 horas por dia, nos sete dias da semana. E sabemos que nem sempre isso é possível. No entanto, com a configuração das respostas automáticas, por exemplo, você consegue dar um retorno ao seu cliente de forma automática. Isto é, mesmo que seja para avisar que o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira.
Desta forma, o cliente não fica sem respostas se entrar em contato com sua empresa em um final de semana ou após o horário do expediente.
Com o WhatsApp Business você organiza todas as conversas da sua empresa dentro de uma única ferramenta. Além disso, proporciona ao cliente um atendimento personalizado a partir de mensagens automáticas de forma rápida e eficaz.
Qual o benefício de tudo isso? Sua empresa eleva o nível de comunicação no atendimento, o que pode impactar positivamente nas vendas e na lucratividade do seu negócio.
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