Aplicar técnicas de copywriting pode trazer ótimos resultados para sua marca de moda e aumentar as vendas. Entenda como
O termo Copywriting é bastante utilizado por equipes de marketing e vendas na sua comunicação. Ele entra em ação quando se deseja que o cliente realize alguma ação, concretize uma compra ou deixe seus dados para receber um newsletter, por exemplo.
Um conteúdo bem escrito, dentro das técnicas, é capaz de convencer seus leitores a conhecer e adquirir seus produtos. É uma forma de aumentar o número de conversões e fazer crescer sua rede de clientes e principalmente de leads.
Continue a leitura e entenda como aplicar o Copywriting para sua marca de moda vender mais!
Mas o que é o Copywriting?
Copywriting é uma estratégia bastante utilizada no marketing digital, que usa a escrita persuasiva para convencer o seu público-alvo a executar uma ação. Neste conteúdo devem constar técnicas como empatia, legibilidade, construção de relacionamento e apresentação dos benefícios.
Este termo também é muito conhecido como copy de vendas, um conteúdo direto e que tenha maior foco em vendas. Ou seja, seu principal objetivo é realizar vendas para sua empresa.
Relação entre Copywriting e Marketing de Conteúdo
A partir do momento em que uma empresa adota a estratégia do marketing de conteúdo, seu objetivo principal é atrair, motivar e educar o público-alvo, através de conteúdos ricos em informação e relevantes para aquele grupo.
É uma relação construída a longo prazo, que visa gerar confiança e credibilidade pela maneira de informar, com possibilidade de aumentar sua rede de clientes.
Portanto, o marketing de conteúdo dispensa a velha maneira de escrever texto puramente publicitário e com um único objetivo de vender.
É neste conceito que se percebe que a arte de vender não é somente oferecer o produto e falar de suas qualidades. A relação do marketing de conteúdo com o copywriting acontece, pois, as técnicas de copy podem ser utilizadas na produção dos textos.
Resumindo, estas duas estratégias se complementam porque não basta apenas produzir conteúdo de qualidade, é preciso gerar engajamento entre os leitores. Desta forma é possível trazer o leitor para dentro da história e solucionar o problema dele da melhor maneira possível.
Quais são as principais técnicas de Copywriting?
As técnicas de Copywriting não devem ser usadas excepcionalmente em conteúdo de blog, mas também nas redes sociais e em outros formatos de comunicação com seu público-alvo, como:
- Site da empresa;
- Anúncios;
- Publicações em redes sociais;
- Textos de landing pages;
- E-mail marketing.
As principais técnicas de Copywriting são:
Os títulos são o chamariz para o conteúdo – seja criativo
O título é um dos critérios mais relevantes no momento de uma busca e também é o primeiro contato do leitor com o seu texto ou post. Portanto, use a sua criatividade para atrair o público.
Existem diversas possibilidades de título, como começar com um número, com uma pergunta, fazer uma chamada de provocação ou ainda apresentar o tema.
O importante é que ele seja direto, fale sobre o tema do conteúdo e não seja muito extenso. Em conteúdo de blog, por exemplo, não deve ultrapassar os 60 caracteres. Já nas redes sociais, tudo vai depender da identidade visual trabalhada, mas o ideal é não sobrecarregar nem as artes e nem a legenda.
Use verbos de ação
Escreva de uma forma que o leitor entenda que se ele não seguir a sua orientação, estará perdendo uma grande oportunidade. Utilize verbos de ação como: avalie, veja, entenda, compre e confira, para que o leitor entenda com clareza a sua mensagem e qual é o próximo passo.
Se aproxime do leitor
Para criar e manter uma relação com o seu leitor, é preciso criar uma conexão com ele. Despertar a credibilidade através de conteúdos confiáveis é uma das formas de aproximação. Use todas as formas, para que o leitor perceba que aquele conteúdo foi escrito pensando nele.
Neste momento, você não precisa necessariamente vender seu serviço ou produto, mas mostrar a quem acompanha o seu blog que você tem o que a pessoa está precisando e procurando.
Introduza números e pesquisas – Isso torna mais confiável
O uso de números no título é uma boa ideia para que o leitor tenha mais clareza do que vai encontrar no conteúdo. Por exemplo: 10 livros de moda que você precisa ler!
Também é interessante apresentar dados de pesquisa. Desta forma, a informação ganha mais confiabilidade.
Conte histórias
Uma boa história sempre atrai a atenção, portanto, faça uso dela. Desde que seja interessante e não fuja do contexto, esta é uma estratégia para criar conexão com o público.
As histórias, por tocarem a sensibilidade das pessoas, fazem aflorar as emoções e as memórias. Elas também despertam a empatia, fazendo com que as pessoas vivenciem aquele momento.
Use sua capacidade de persuadir
É importante conhecer e fazer uso da psicologia para aumentar o seu poder de convencimento, afinal a persuasão é a alma do Copywriting.
Provavelmente você já deve ter se deparado com textos que exploram os princípios da persuasão. Que são: reciprocidade, prova social, afeição, autoridade, coerência e escassez.
Utilize estes gatilhos nas suas produções para atingir melhores resultados.
Escreva como se fala
Invista em uma comunicação mais informal. Se você escrever um texto da forma que você fala, sem palavras ou citações rebuscadas, ficará muito mais natural e o leitor irá se identificar, com você e com a sua história.
Apresente os benefícios de uso
Normalmente não gostamos de ser convencidos a comprar algo, mas compramos porque percebemos que vai ser muito útil e nos trará benefícios. Utilize essa premissa nas suas produções e apresente os benefícios do seu produto ou serviço.
Elementos e gatilhos mais importantes no Copywriting
Um dos elementos mais importantes do Copywriting é a storytelling. Na prática, é a maneira de você contar uma história para atrair o leitor, pode ser a sua ou a história da sua empresa. Isso depende do negócio que você tem. Você pode contar como a sua empresa ajudou outras empresas ou outras pessoas, ou mostrar cases de sucesso.
Além do storytelling, existem outras técnicas, como os gatilhos mentais, que fazem parte de uma estratégia de copywriting.
Gatilhos mentais
Os gatilhos possuem o objetivo de fomentar e despertar as emoções em quem está consumindo o conteúdo. Conforme citamos acima, alguns gatilhos mais comuns são:
- Urgência – A característica desse gatilho mental é que o leitor se sinta pressionado a agir, na medida certa. Um exemplo de aplicação é a chamada: “a promoção acaba ao meio dia. Aproveite”;
- Escassez – Muito usado pelo e-commerce, quando vemos o aviso de que só existem mais 2 peças em estoque por exemplo. Isso ativa o senso de necessidade na pessoa, que entende que se deixar para depois, pode ficar sem o produto;
- Aprovação social – Ninguém gosta de ser cobaia, não é mesmo? Nesse sentido, as provas sociais são importantes, porque mostram que o seu produto já ajudou outras pessoas com problemas parecidos.
Também é possível trabalhar com outros elementos:
Oferta irresistível
Para tornar sua oferta irresistível, existem algumas técnicas. Uma delas é agregar valor ao seu produto, mostrando-o como uma solução para os problemas do possível cliente.
Além disso, uma estratégia muito usada é oferecer um bônus junto com a entrega do produto. Também podem ser trabalhadas ofertas especiais para alguns clientes, entre outras possibilidades. A melhor opção vai depender do seu negócio, faça essa avaliação!
Call to action (CTA)
O CTA é um dos elementos mais importantes de qualquer copywriting. Você precisa demonstrar de forma clara qual ação você deseja que o leitor tenha. Por exemplo: compre agora, clique aqui e baixe grátis, acesse nosso blog para saber mais, entre outras possibilidades.
O que não fazer utilizando o Copywriting
Erros inocentes de Copywriting acabam comprometendo ou até impedindo muitas vendas, principalmente nos negócios digitais. A regra diz que qualquer um pode escrever na internet, mas pode ser complicado gerar engajamento e vendas com suas palavras.
Por isso, trouxemos alguns dos principais erros que você deve evitar na hora de aplicar o copywriting para o seu negócio de moda. Confira!
Evite a escrita difícil
É preciso ser claro e objetivo, com envolvimento nas palavras. Por isso, evite termos muito técnicos ou explicações complicadas. Use palavras ou frases curtas e envolva o leitor com sua história.
Jamais copie a concorrência
Olhar mais para o concorrente do que para seu próprio negócio não é uma ação indicada. A experiência própria, aprendida com seus erros e acertos, é a melhor alternativa.
Existem milhares de formas de chegar ao objetivo final. Observe, estude e escolha a melhor estratégia para o seu negócio. Afinal, cada nicho e cada negócio tem suas particularidades.
Não deixe dúvidas
Quando você vai falar do seu produto ou serviço, não pode deixar margem para dúvidas ou objeções. Você precisa se antecipar a qualquer dúvida e trazer essas informações ao seu texto, para que o leitor chegue ao fim do post ou conteúdo com todas as informações necessárias para dar o próximo passo.
Não faça promessas mirabolantes
Uma copy deve ter alguns elementos que reforcem os benefícios do seu produto, mas isso tem que constar no texto de forma natural, sem exageros ou promessas mirabolantes. Concentre-se em criar um texto informativo e direto, e só prometa o que realmente puder cumprir.
Como aplicar o copywriting no seu negócio
O nosso objetivo com esse conteúdo não é te transformar num copywriter expert e que domina todas as áreas desse campo, afinal, para isso é preciso muito estudo e atualizações constantes.
Mas o que queremos aqui é que você saia deste conteúdo com noções de como aplicar o copywriting no seu negócio, para usufruir de seus benefícios e aumentar as vendas.
Por isso, depois de abordar pontos como o conceito de copywriting, os principais gatilhos e ações que devem ser evitadas, neste tópico trouxemos alguns exemplos de onde as estratégias de copywriting podem ser aplicadas em sua marca.
Como você viu até aqui, o copy pode ser entendido também como a escrita persuasiva. Cada texto tem um objetivo central e é com base nisso que o conteúdo é desenvolvido.
Em seu negócio de moda, você pode utilizar as estratégias de copywriting, como os gatilhos mentais em diversas áreas. Por exemplo em uma legenda de post nas redes sociais, para falar sobre uma promoção exclusiva que dura apenas 24 horas.
Também pode se utilizar do storytelling para construir uma narrativa com os seguidores das redes sociais, e gerar mais proximidade com o seu negócio.
Outra possibilidade é utilizar essa técnica em páginas de venda, como as páginas de produtos em e-commerces. Também vale aplicar o copy em textos de blog e qualquer outro tipo de conteúdo produzido.
Já está preparado para começar a implementar as estratégias de copywriting no seu negócio? Em nosso blog, você encontra mais conteúdos relacionados à gestão, tendências e tudo o que envolve universo têxtil e de moda. Continue a leitura!
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