Sabemos que para gerar valor a um produto, é preciso fazer com que ele reflita os valores e converse com as necessidades de seu público-alvo. E para ir além, é preciso reunir elementos capazes de prever o perfil e o comportamento do consumidor do futuro.
Estamos na era de foco no cliente em que, mais do que nunca, as empresas buscam conhecer profundamente a pessoa que vai adquirir o seu produto ou contratar o seu serviço, inclusive suas tendências de comportamento. E como resultado disso? Você consegue desenvolver um produto assertivo antes mesmo da necessidade surgir para esse cliente e, claro, ter uma boa vantagem em relação à concorrência!
Mas desde quando as empresas precisam prever o consumidor do futuro?
A democratização da informação em tempo real levou a um maior protagonismo dos consumidores: com acesso a diversas plataformas de comunicação e conexão à Internet, eles se tornaram mais ativos, conectados e influentes, prontos para interagir com marcas, produtos e serviços.
Nesse cenário, as empresas precisam se adaptar às necessidades desses consumidores, que podem estar em contato com a marca o tempo todo. Como? Oferecendo respostas satisfatórias às suas demandas – e, mais do que isso, prevendo possíveis exigências e personalizando os produtos.
Por isso, entender a fundo esse consumidor é tão importante nos dias de hoje. Para isso, compreender os desejos, sentimentos e anseios desse público é essencial para que possamos responder com soluções inteligentes em produtos e serviços. E nesse caso, quanto melhor se conhece o cliente, melhor as empresas podem direcionar investimentos em produtos e serviços, e com maior probabilidade de sucesso.
Conheça o consumidor do futuro conosco, a partir da WGSN
Você já conhece a WGSN? Trata-se de uma das principais empresas de previsão e análise de mercado, principalmente para o universo da moda. Assim, com diversas pesquisas, essa ferramenta nos auxilia a identificar as novidades e tendências que farão sucesso nas próximas estações.
Então, vamos utilizá-la para conhecer e nos preparar para o consumidor do futuro!
2026 é o ano do redirecionamento
O ano de 2026 será como um período de transição, em que as pessoas estarão se ajustando e se encontrando. Nesse sentido, com um espírito de cooperação mais forte, os consumidores estarão mais focados em soluções colaborativas para os problemas complexos. Além disso, espera-se uma saudade pelo passado, juntamente com uma preparação para um futuro incerto. Portanto, em vez de buscar uma felicidade idealizada, o foco será na realização pessoal e no bem-estar genuíno.
Esse redirecionamento indica uma mudança de mentalidade, onde a colaboração e a busca por objetivos reais e alcançáveis se tornam prioritárias, influenciando profundamente o mercado e as relações de consumo. Vamos explicar melhor.
O que esse novo consumidor sente?
Segundo a WGSN, existem quatro sentimentos globais do consumidor do futuro, esses que moldam as necessidades e são importantíssimos para a formulação de um perfil. Vamos explicar cada um deles
Angústia moral
Esse sentimento surge quando as pessoas são forçadas a agir contra seus próprios valores. Para dar um exemplo clássico, imagine que você quer ser sustentável, mas acaba comprando fast fashion porque é mais barato. Reforçando essa tendência, uma pesquisa na América Latina em 2022 mostrou que quase metade das pessoas (47%) acham difícil ser sustentável por causa do custo de vida.
De mesma forma, essa angústia já afeta milhões e pode aumentar a depressão. Diante disso, precisamos estar cientes e buscar formas de mitigar isso, mesmo em tempos difíceis. Isso porque viver de acordo com nossos valores é crucial para nosso bem-estar e para o planeta!
Otimismo racional
Em meio a saturação de más notícias e pessimismo, é preciso reconhecer as mudanças positivas. Isso é o que se chama otimismo racional.
Este conceito, baseado em evidências e defendido por Matt Ridley em “The Rational Optimist”, propõe que, apesar das transformações constantes, manter uma visão otimista é a resposta mais lógica. Portanto, em 2026, adotar o otimismo racional será vital para o bem-estar e para superar diferenças ideológicas, vendo o mundo como um lugar em mudança, mas com potencial positivo.
Anseio
Nos últimos anos, muita gente enfrentou grandes perdas, como empregos e entes queridos, despertando um forte anseio por tempos mais simples e estáveis. Esse desejo está alimentando a saudade, aquela sensação boa e dolorida, que todos conhecemos. Não é à toa que mais de 50% dos consumidores nos EUA se sentem atraídos por produtos nostálgicos.
Em 2026, essa saudade vai influenciar fortemente o comportamento do consumidor. Nesse contexto, vamos misturar nosso anseio pelo passado com a necessidade de lidar com a realidade atual, buscando conforto e familiaridade para enfrentar os tempos incertos.
Microalegrias
Em 2026, as microalegrias serão fundamentais para o bem-estar do consumidor. Elas são definidas como pequenos momentos de felicidade, satisfação e surpresa, como ouvir uma música favorita ou encontrar um cachorro fofo durante uma caminhada. Cada vez mais notados, esses prazeres simples e cotidianos serão uma importante fonte de conforto e motivação em um mundo frequentemente abalado por crises.
Portanto, incorporar esses pequenos momentos de felicidade na vida cotidiana e nos negócios é essencial. Essa estratégia é poderosa para promover o bem-estar e a resiliência em tempos de incerteza.
E agora finalmente: conheça os quatro perfis do consumidor do futuro!
A partir da análise desses dados e as pesquisas da WGSN, é possível caracterizar os consumidores em quatro perfis, que vamos explorar agora com você:
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Os Imparciais
Em 2026, é possível que 90% do conteúdo encontrado na internet seja gerado por IA. Apesar das vantagens desse processo, ele também pode gerar mais desinformação. Nesse sentido, os usuários frequentes da internet são mais propensos a acreditar em notícias falsas. Por isso, a luta contra a desinformação será essencial.
Nesse cenário, surge o perfil chamado de “Imparciais”. Comprometidos com a verdade, esse grupo será menos influenciável por qualquer conteúdo digital e, consequentemente, por estratégias de marketing tradicionais. Esse público mais informado e cético busca evidências para ganhar confiança. Portanto, para se destacar nesse cenário, as marcas precisarão ser o mais transparentes possível.
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Os Autônomos
As expectativas de como deve ser uma vida “normal” estão caindo por terra. Diante disso, cada vez mais os Alfas, a Geração Z, os Zillennials e Millennials estão criando suas próprias regras e questionando a crononormatividade. Essas pessoas estão desinteressadas no consumo tradicional, buscam experiências mais autênticas e nadam contra a maré da pressão social.
Apesar do nome Autônomos, eles não são individualistas. Pelo contrário: são críticos do corporapoceno (período em que as empresas ditam a forma como lidamos com o meio ambiente) e priorizam práticas que reduzem o impacto ambiental, movidos por um senso de responsabilidade coletiva.
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Os Esperançosos
O terceiro perfil impacta principalmente as gerações de Zillennials, Millennials, Geração X e Boomers, onde percebe-se um êxodo da cidade para o campo. Nota-se que as pessoas estão abandonando a ideia de produtividade e buscando revitalizar as comunidades rurais. Os esperançosos buscam conexões verdadeiras com as pessoas
Portanto, é um grupo que defende muito essa vida em comunidade. Sendo assim, uma cultura de cuidado mais igualitária, estilos de vida descentralizados e estruturas familiares redefinidas são ideais que eles procuram.
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Os Sinérgicos
Já está em 5,3 bilhões o número de usuários da internet no mundo – configurando quase 66% da população mundial. Sendo assim, as previsões indicam mudanças cada vez mais profundas desencadeadas pelas novas tecnologias. Nesse sentido, os Sinérgicos buscam usar essas novidades para o bem da humanidade e do planeta. Eles visam um mundo mais justo, igualitário e acessíveis.
E embora o poder transformador da tecnologia seja o principal foco desse grupo, eles também se deixam maravilhar pelas maravilhas do mundo real. Portanto, esse grupo abraça novas experiências e destinos que alimentam tanto a mente quanto a alma.
Esperamos que tenha gostado dessa matéria! Agora você já conhece bastante e pode se preparar para os consumidores do futuro. Para ficar sempre atualizado e dentro das tendências, continue acessando nosso blog!
Até a próxima!
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