A concorrência tem deixado você preocupado quanto às vendas? Separamos 5 dicas para lhe ajudar no processo de como atrair clientes! Clique e leia mais!
O principal ativo de toda e qualquer empresa são os clientes, sem eles, basicamente, não há faturamento, e sem faturamento, não há nada. Portanto, como atrair clientes para lojas de roupas ou aviamentos?
No momento em que estamos vivendo, a busca por clientes é quase que incansável! A disputa entre concorrentes vai além de barreiras físicas: há ainda os concorrentes virtuais.
E o que queremos dizer com isso? Para conquistar e responder a pergunta de “como atrair clientes”, é preciso ir além do extra básico, como o atendimento e peças de qualidade.
Portanto, se você quer saber o que fazer e como atrair clientes, continue a leitura e veja nossas dicas!
1- Como atrair clientes: quem é o seu público?
Antes de mais nada, para atrair novos clientes você precisa saber e conhecer quem é, de fato, o seu público-alvo, ou quem você gostaria que estivesse frequentando a sua loja.
Isso é importante porque você pode estar ofertando as peças erradas para o seu público. Por exemplo, digamos que o seu público goste de peças mais neutras, de tons terrosos. No entanto, você (enquanto proprietário ou responsável pelas compras), gosta do estilo color block e compra peças assim.
Será que haverá vendas? Pode ser que em pequena quantidade, mas não a quantia equivalente que venderia se fosse o estilo de tons terrosos, que é o que seu público gosta! O mesmo se aplica para tudo: formas de comunicação, cores visuais, estilo da marca, personalização da loja (perfumes, som, organização), entre outros.
Portanto, para que você entenda a fundo quem é o seu público, seus gostos, suas preferências, suas necessidades e seus anseios, realize uma pesquisa. Entenda junto aos seus melhores clientes (aqueles que você gostaria de ter sempre e em maior quantidade) qual é o perfil dele.
Desta forma, você consegue ser muito mais assertivo nas suas campanhas, nas suas compras, na sua forma de comunicação, e até mesmo no jeito de lidar com esse cliente (usando táticas de atendimento, por exemplo).
2- Supere as expectativas
As expectativas dos clientes vão muito além de um desconto inesperado ou um bom produto. O cuidado com o cliente, a atenção e o carinho, são o que superam as expectativas.
Ela está ligada diretamente a sua marca: na fachada, na forma de atender, quando recebe uma resposta ao seu questionamento (por mais simples que seja). A expectativa é como o cliente se sente ao se deparar com a sua loja/marca.
Você pode, por exemplo, investir em produção de conteúdo que ensina algo ao seu público, sem falar necessariamente da sua marca. Isso gera uma expectativa boa, porque você gera valor para aquela pessoa através das suas dicas ou da sua ajuda, por exemplo.
É possível criar conteúdos com dicas:
- de moda
- de como se vestir
- de maquiagem
- de como arrumar o cabelo
- de como usar determinadas peças e fazer as melhores combinações
- entre várias outras!
3- Uma das respostas para “como atrair clientes” está em surpreender com sua criatividade…
… afinal, quem não adora ser surpreendido, não é mesmo?! Por mais que a internet seja uma grande aliada para atrair clientes, é fundamental usá-la junto às antigas táticas: o boca a boca – também no digital.
Você pode enviar mimos junto às compras dos clientes, como uma cartinha, um outro presentinho com significado, e outros. O seu cliente pode postar nas redes sociais a satisfação com todo o seu cuidado e até marcar a sua loja. Pensa só, que legal?!
Surpreender o seu cliente é gerar à ele uma boa experiência com a sua empresa, tendo ainda a chance dele compartilhar isso com outras pessoas. Esse tipo de atitude é capaz de gerar repercussões positivas e ainda indicações para a sua loja!
4- Utilize técnicas de vitrinismo
A vitrine é a capa da sua loja, portanto, use e abuse dela para atrair clientes. Mas, use e abuse com consciência, ok? Afinal, não adianta lotar a vitrine de informações, pois desta forma, o seu público ficará perdido e não saberá qual delas é mais importante.
Uma dica aqui é: priorize algo. Pode ser uma cor, uma tendência, uma peça em exclusivo, isso você quem define. Pense em algo que faça sentido para o seu público, que ele irá olhar e se identificar com aquilo.
Utilize sempre peças e acessórios que estão na loja, com o intuito de que, caso o seu cliente deseje entrar por que viu determinada peça, ele encontre o que gostou.
Além disso, trabalhe também com a repaginação da vitrine em um curto espaço de tempo. Renove as peças, as tendências, a organização, o foco, tudo. Mas, lembre-se sempre de trabalhar com o foco no seu cliente, ok?
5- Faça suas próprias estratégias
Além de tudo o que já mencionamos aqui, você ainda pode desenvolver suas próprias artimanhas para atrair mais clientes. Crie estratégias pontuais, que façam seus clientes serem fiéis a você e a sua marca.
Aqui, um ponto importante é distinguir três palavras que são muito comuns no linguajar das pessoas, e que parecem ter o mesmo significado, mas não tem:
1- Promoção: você está promovendo algo, não que, necessariamente, tenha que ter desconto.
2- Oferta: você está ofertando algo, oferecendo alguma coisa à uma pessoa, sem que tenha, necessariamente, um desconto.
3- Desconto: no sentido literal da palavra, é o desconto em si.
Tendo isso em vista, é possível educar o seu público para estas situações, e identificá-las da melhor maneira possível. Desta forma, você não precisa ter sempre descontos para atrair novos clientes. Use a internet a seu favor, sempre!
Separamos alguns exemplos de ações que podem atrair mais clientes, veja:
- Concursos culturais
- Check in e avaliações em redes sociais
- Reserva em casa: assinatura de roupas para experimentar em casa
- Desconto na próxima compra
- 2 pelo preço de 1
- Para compras acima de R$ …, ganhe …
- Convide um(a) amigo(a) e ….
- Ofereça um presente surpresa
Gostou das nossas dicas de como atrair clientes? Ainda temos uma dica extra: aposte na venda consultiva! A Zanotti produziu um material incrível sobre esse assunto e você pode acessá-lo gratuitamente, é só clicar aqui. Boa leitura!
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