Live commerce: o que é e como pode te ajudar a vender mais

20 janeiro, 2022


8 min (tempo estimado de leitura)

Você já conhece a live commerce? Ela pode ser uma ótima estratégia para sua marca de moda. Entenda como funciona e veja o passo a passo para realizar!

Que a internet foi uma das grandes revoluções dos últimos tempos todo mundo sabe. Mas essa ferramenta ainda pode trazer uma série de possibilidades para as empresas. Como é o caso da live commerce, uma transmissão ao vivo para vender produtos. 

Com o surgimento da pandemia, no final de 2019, empresas de todos os setores precisaram se adequar e, muitas vezes, tornar seus negócios digitais. A grande dúvida que surgiu foi: se você tem uma loja física, como vender em meio ao isolamento social?

Com essa dificuldade a ser superada, começaram a surgir diversas alternativas, como os grupos de WhatsApp e a venda através das redes sociais, por exemplo, e foi nesse cenário que a live commerce passou a ganhar destaque. 

Se você ainda não conhece essa técnica, ou quer saber como implementar no seu negócio, continue a leitura e confira o passo a passo.

 

O que é Live Commerce?

Já pensou na possibilidade de realizar compras em uma transmissão ao vivo? É exatamente esse o conceito da live commerce. A ideia, que surgiu em 2016 lá na China, já chegou ao Brasil, e tem sido usada por uma série de empresas – de todos os tamanhos – para comercializar produtos. 

A lógica da live commerce é simples: uma pessoa ou equipe, responsável pela marca, faz uma transmissão ao vivo para ofertar produtos. E quem estiver acompanhando pode fazer perguntas, reservar peças e fazer compras.

mulher segurando peça de roupa realizando uma live commerce

Quais os benefícios dessa estratégia?

Um dos principais benefícios de uma live commerce é, sem dúvidas, poder vender para qualquer lugar. Pense que, durante uma transmissão ao vivo, pessoas dos mais variados lugares podem acompanhar, conhecer e se interessar pelos seus produtos. 

Outra vantagem é a possibilidade de atender um número maior de pessoas por vez. Afinal, uma loja física tem suas limitações de atendimento. Além disso, você consegue concentrar um grande número de pessoas interessadas em seus produtos, o que pode gerar um boom de vendas. 

Essa estratégia também pode trazer mais proximidade com seus consumidores, pois é uma experiência de compra completamente diferente. Sem falar na praticidade para os clientes, que podem acompanhar e comprar em qualquer lugar, sem ter que necessariamente se deslocar até uma loja física.

 

Quais as plataformas disponíveis?

No Brasil, essas transmissões normalmente ocorrem no Instagram e no Youtube. Os apresentadores mostram os produtos disponíveis e quem tiver interesse em adquirir pode ser redirecionado para o site ou aplicativo da marca, por exemplo, para finalizar a compra. 

No entanto, além dessas plataformas, já existem algumas ferramentas especialmente desenvolvidas para live commerce que suportam todas as etapas necessárias, desde a apresentação dos produtos até o fechamento da venda. É o caso de Live Co, 4Show, Alive Haus, entre outras.

 

Como fazer uma live commerce?

Uma live commerce precisa seguir alguns passos de planejamento para trazer os resultados esperados. Nos tópicos abaixo, listamos o passo a passo com dicas para você elaborar a sua!

Etapa 01: planejamento

O primeiro passo para uma live commerce de sucesso é o planejamento. Defina dia, horário e duração da live e também os produtos que serão trabalhados. Você pode fazer, por exemplo, uma live específica de moda praia, outra só com roupas femininas, só com produtos em oferta e assim por diante. 

Neste passo, também é importante definir o espaço em que a live será realizada, que pode ser sua própria loja, no caso de ter espaço físico. É importante que este local tenha a cara da sua marca.

Pense também em quem irá apresentar a live, se serão uma ou mais pessoas. E não se esqueça da divulgação: as pessoas precisam saber que a live vai acontecer para poder acompanhar! Para isso, você pode utilizar as redes sociais da marca.

mulher em pé, vestindo roupa social, segurando um caderno e caneta para realizar planejamento

Etapa 02: defina sua estratégia

Com o planejamento definido, agora é a hora de pensar na estratégia da live commerce. Existem várias formas de apresentar um produto. Falando especificamente do mercado de moda, você pode realizar um mini desfile, montar combinações de looks, dar sugestões de acessórios, mostrar fotos, e muito mais. 

Aqui, vale usar a criatividade, mas existe uma questão que pode ser o seu ponto de partida: quais são as principais dúvidas dos consumidores da sua marca? Lembre-se que a live commerce possui interação com o público que está assistindo, então vale a pena entender o que as pessoas mais perguntam e trazer para a transmissão. Essa também é uma ótima forma de quebrar objeções de vendas.

Etapa 03: chegou a hora! Execute o que foi planejado

Esse é o momento principal da sua live commerce, quando finalmente todo o planejamento ganha forma e é executado. Nesse momento algumas dicas podem ajudar:

  • Mantenha a calma;
  • Lembre-se do seu planejamento;
  • Preste atenção nas interações dos clientes;
  • Avalie também as dúvidas deles e veja o que pode ser esclarecido na live;
  • Esteja preparado para imprevistos.

Com essas dicas, com certeza sua transmissão vai acontecer de forma mais tranquila. Além disso, lembre-se sempre que você não pode dominar tudo. Ninguém está livre, por exemplo, de a internet oscilar no momento da transmissão. Por isso o planejamento é tão importante.

mulher em sua loja realizando live commerce em frente a uma câmera

Etapa 04: pós live

Quando a live commerce finalizar, é muito importante executar uma espécie de pós-vendas com os clientes. Você precisa avaliar se algum cliente tem dúvidas ou dificuldades quanto ao fechamento de pedido, por exemplo.

Além disso, avalie a experiência que os espectadores tiveram e garanta que toda a experiência de compra seja incrível – até a chegada do pedido para o comprador e após isso. Para esta etapa, você pode apostar em envio de conteúdos e dicas, cupons de desconto, ofertas exclusivas e muito mais.

Etapa 05: analise os resultados

Como saber o que deu certo e o que precisa ser melhorado para a próxima live? Por meio da análise! Nesse momento, é hora de avaliar em detalhes tudo o que aconteceu na live commerce – do planejamento ao pós-live. 

Avalie todas as etapas e identifique pontos de acerto, que devem ser mantidos, e pontos de melhorias, que precisam de ajustes. Aqui, é importante considerar o retorno dos espectadores – essa é uma ótima fonte de informação para análise.

Calcule a quantidade de visualizações, as perguntas, se tiveram comentários positivos ou negativos e qual o retorno financeiro com essa estratégia. Depois, só colocar em prática as melhorias para que os resultados sejam ainda mais positivos.

 

E aí, o que acha da ideia de realizar uma live commerce para a sua loja ou marca de moda? Siga o nosso passo a passo e aposte nesta nova forma de conquistar clientes!

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