Envolvimento. Este deve ser o foco de suas estratégias de PDV. Muitas empresas já estão trilhando este caminho para destacar suas marcas no mercado da moda, que é cada vez mais competitivo. Mas você sabe como aplicar métodos para atrair e reter clientes? Iremos te explicar um pouco sobre o Marketing Sensorial, e de que forma ele irá te ajudar.
O que é o Marketing Sensorial?
O Marketing Sensorial é a exploração dos sentidos – visão, audição, olfato, tato e paladar, como parte de estratégia de diferenciação e posicionamento da sua marca, para comunicar de forma mais clara e natural a sua mensagem e convencer o cliente a comprar na sua loja.
Explorar todo o potencial de comunicação da marca através dos cinco sentidos eleva o status da marca e coloca a sua loja em vantagem competitiva frente aos concorrentes. Alguns gatilhos despertam vontades e sensações no ser humano que ajudam e muito nas vendas.
“Gatilhos Mentais são estratégias capazes de nos convencer a tomar qualquer decisão. São ferramentas de marketing que foram desenvolvidas de acordo com o funcionamento do cérebro humano, e promovem em nossa mente sensações ou desejos capazes de influenciar nossa lógica”.
No caso da moda, algo que vem sendo aplicado e tem tido bons resultados é o Music Branding. Você sabia que as músicas que ficam tocando nas lojas influenciam e muito nas compras dos consumidores? O som pode deixar o cliente mais à vontade na sua loja, permanecer por mais tempo ou então, sair rapidamente ao entender que a loja não faz o seu estilo.
Music Branding
Quando a marca utiliza estratégias de music branding, ela constrói uma identidade sonora e um posicionamento no mercado. Além de promover uma conexão emocional da marca com o consumidor.
O som é capaz de afetar a área do cérebro que ativa lembranças e assimilações, estimulando o desejo de consumo. Dessa forma, quando um cliente entra em uma loja, a música impacta diretamente seu humor, que consequentemente tem ligação com a compra. Ou seja, o mais feliz e satisfeito dos clientes está sempre propenso a comprar mais.
Uma pesquisa realizada pela Heart Beats Internacional sobre a importância do uso da música nos negócios apresentou resultados positivos para quem opta pela estratégia:
Para empregar a estratégia de music branding ao marketing sensorial, você pode conferir o conteúdo completo que o Sebrae divulgou recentemente. Com cases reais de lojas que implementaram essa ideia e um passo a passo de como colocar a música no seu negócio, você vai conquistar o seu cliente.
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