Você conhece a moda autoral? Preparamos esse conteúdo com tudo que você precisa saber, além de dicas para produzir uma coleção. Continue a leitura!
Uma marca que acompanha todo processo de produção da peça, desde o desenvolvimento até a entrega para o cliente, é muito bem vista pelos consumidores. Este é um processo mais lento, mas muito valorizado quando se trata de personalização dos produtos e experiência do cliente.
Estamos falando da moda autoral! Ligado com isso, temos o slow fashion. Para contextualizar, vamos explicar rapidamente a diferença entre o slow fashion e o fast fashion e suas influências na moda autoral. Confira abaixo:
A revolução da moda aconteceu com o fast fashion. Este foi um movimento que, a partir da produção de peças em massa, garantiu uma certa democratização das tendências, já que as peças tinham custo de produção menor e eram vendidas por valores mais acessíveis.
Por outro lado, muitas vezes as peças de fast fashion apresentam algumas desvantagens com relação a coleções de moda autoral. Por exemplo, a qualidade das matérias-primas utilizadas, a durabilidade das peças, e também o impacto ambiental da produção em massa.
Com isso, nos últimos anos alguns movimentos de consumo de moda consciente, como o slow fashion, vem ganhando espaço. Isso surgiu como uma forma de trazer novos ares à moda. Produzindo peças de qualidade e com alta durabilidade, demonstrando também preocupação com a sustentabilidade.
O movimento do slow fashion tem tudo a ver com a moda atemporal que busca diminuir o impacto ambiental e inovar com mais consciência no cenário da moda.
Para saber mais sobre a moda autoral, características e por que investir nesse tipo de produção, continue a leitura e veja o passo a passo para criar sua coleção!
O que é moda autoral?
A moda autoral é aquela em que o estilista acompanha todo o processo de produção, desde a escolha da matéria-prima até a chegada para o consumidor final. Em razão disso, as peças são produzidas em menor quantidade, para venda local ou principalmente venda digital.
As peças são uma manifestação da bagagem cultural do estilista e não necessariamente tem vínculo com as tendências impostas no momento. Assim, as peças são produzidas com exclusividade para um público específico que não deseja o consumo em massa.
Outro ponto importante é que a mão de obra para confecção de peças autorais é feita por profissionais locais. Isso reflete no resultado final, devido ao impacto da cultura local.
Quais as características e por que investir em moda autoral?
Uma característica muito importante de um estilista que desenvolve moda autoral é a sua preocupação com toda a cadeia produtiva. Desta forma, a entrega é muito diferente de peças de moda de atacado.
Cada peça criada vai ter traços da identidade, de experiências pessoais, profissionais e da cultura do estilista. São roupas que possuem grande originalidade e personalidade. E, muitas vezes, vão na contramão das principais tendências do mercado.
A moda autoral é uma tendência forte, principalmente para marcas de pequeno e médio porte, que podem desenvolver coleções com exclusividade. Diante disso, o foco da moda autoral não é puramente comercial, mas também a fidelização dos clientes por oferecer um produto diferenciado.
É uma ótima forma de abranger um nicho diferenciado de mercado e que possui cada vez mais procura. Ressaltamos que as peças de moda autoral refletem muito a bagagem do estilista.
Portanto, também é uma maneira de estabelecer uma relação de contato ainda mais próxima com os clientes.
Dicas para criar uma coleção de moda autoral de sucesso
A criação de uma marca de moda autoral envolve uma série de detalhes e processos. Isto, quando bem planejado, pode ser um ótimo diferencial de mercado.
Para produzir uma coleção de moda autoral é preciso fazer uma pesquisa detalhada. Nesta pesquisa você deve analisar o público que deseja atingir, qual será o diferencial das peças, a identidade e qual o objetivo e impacto que a sua marca vai causar no mercado.
Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você criar a sua coleção de moda autoral. Veja nos tópicos a seguir:
Defina o público que você quer atingir
Definir qual será o público que você quer atingir é um ponto fundamental para criação de uma coleção de moda autoral. É preciso definir se você deseja trabalhar com uma coleção de moda feminina, masculina ou infantil, por exemplo. Além disso, se os consumidores são jovens ou mais maduros.
Pensando no público, você consegue definir características para a produção das peças com base em gostos, localização, idade e outros pontos.
Tendo isso definido, você será mais assertivo em criar suas peças e construir a comunicação da sua coleção.
Opte por matéria-prima de qualidade
A matéria-prima de qualidade envolve todas as etapas, desde a escolha dos tecidos e aviamentos, até a decisão da mão de obra. Esse ponto é essencial para que as peças produzidas possuam a qualidade almejada.
A escolha do tecido é um ponto importante que faz parte da produção. Nossa dica é optar por fibras que contenham menos água e que proporcionem mais durabilidade e resistência às roupas. Os detalhes em aviamentos também precisam de cuidado, pois tem um papel importante para proporcionar conforto às peças.
Muitas vezes a moda autoral tem também alguns aspectos artesanais. Então, tudo deve ser pensado para que cada peça seja bonita, confortável, exclusiva, e sem prejudicar o meio ambiente.
Para isso, não deixe de escolher fornecedores de confiança que tenham experiência no mercado e que cumpram com os prazos e valores combinados. Afinal, tudo isso tem impacto direto no resultado da coleção.
Faça da exclusividade o seu diferencial
O sucesso de uma marca vai depender também de qual será o seu diferencial em meio a um mercado tão competitivo. Peças exclusivas e autorais podem chamar a atenção de quem busca por modelos únicos e que não possam ser encontradas em nenhum outro local.
Desta forma, você pode atrair clientes e conseguir fidelizá-los com o diferencial de ter peças exclusivas e de alta qualidade. A dica é inovar em cada coleção, sempre trazendo o que seu público deseja.
Lembramos que a exclusividade não está apenas no momento da criação da peça. Mas também em acompanhar a entrega e fazer um pós-vendas. Saber a opinião do cliente cria aproximação com a marca e ajuda a melhorar em pontos específicos.
Crie autoridade para a sua marca
A autoridade de uma marca é essencial para um bom posicionamento no mercado. E isso pode ter impacto direto no sucesso de uma coleção. Um dos aspectos que auxiliam na construção da autoridade do seu negócio e também na passagem da mensagem pretendida pela coleção é a identidade visual.
Esse ponto merece atenção, pois é essencial que você consiga repassar para os consumidores a mensagem pretendida no desenvolvimento das peças.
Além disso, a criação de conteúdo para redes sociais ajuda no crescimento da marca.
Para criar uma coleção de moda autoral é necessário ter um planejamento estratégico e atenção a todos os detalhes. Para isso, você deve definir seu estilo, público-alvo, escolher boa matéria-prima e ter atenção em todos os outros itens que citamos até aqui.
O resultado disso tudo é o surgimento de uma coleção cheia de personalidade e diferenciais! Quer ter acesso a mais dicas de moda, tendências e tudo o que está relacionado ao universo têxtil? Continue acompanhando nosso blog!
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