Psicologia de vendas: um caminho sem volta para aplicar e vender mais

22 abril, 2021


7 min (tempo estimado de leitura)

Vender mais também é o seu objetivo? Conheça então a psicologia de vendas, uma metodologia que pode te ajudar a melhorar os resultados da sua empresa!

Vender mais é o desejo de 10 entre 10 empresários, afinal, ter um faturamento equilibrado e principalmente positivo, é o que faz as empresas crescerem, não é mesmo? No entanto, conseguir “chegar lá” é um dos grandes desafios. 

Atualmente, existem diversos métodos para alcançar o tão desejado aumento de vendas. É por este motivo, que neste artigo você vai aprender sobre um método incrível que vai auxiliar nos processos de vendas aí, da sua empresa. Estamos falando da psicologia de vendas. Já ouviu falar?

Se sim, continue a leitura e aprenda um pouco mais! Se não, está no lugar certo! Vamos te ensinar como usar a psicologia de vendas na sua empresa para te ajudar a vender mais!

O que é a psicologia de vendas?

De forma resumida, a psicologia de vendas é a estratégia de usar o que passa na mente do consumidor para criar/melhorar formatos de venda. Ou seja, são utilizados gatilhos, técnicas e criatividade para vender para o seu cliente.

Essa técnica é fundamental e muito utilizada nas estratégias de marketing digital. Afinal, ela pode ser aplicada como técnica de persuasão para ajudar o consumidor na decisão de compra de um produto ou serviço.

Em outras palavras, a psicologia de vendas é utilizada como uma forma de oferecer produtos e serviços de acordo com as necessidades do cliente.

Quais os benefícios da psicologia de vendas?

As técnicas de vendas atuais são bastante abrangentes, e elas são fundamentais quando tomamos decisões. Afinal, não se toma uma decisão “por acaso”, em geral, as pessoas são induzidas à ela. 

Portanto, quando falamos em psicologia de vendas e persuasão, a técnica faz muito sentido e pode trazer resultados excelentes para a sua empresa. Você consegue, por exemplo:

  • Estreitar a relação com a sua equipe de vendas, tornando-os mais qualificados, proporcionando mais aprendizado e técnicas que irão ajudá-los a vender mais, alcançando inclusive as metas
  • Diferenciar a sua empresa por possuir um atendimento personalizado e diferenciado das demais empresas do setor;
  • Ganhar a fidelização dos clientes e melhorar o relacionamento com eles;
  • Entre vários outros benefícios!

Aplicando a psicologia de vendas, é possível trabalhar o poder de persuasão com o seu cliente, despertando-o para uma possível necessidade. O mesmo acontece com o seu vendedor, afinal, ele estará muito mais preparado para abordar o consumidor, tudo isso de maneira inteligente e natural.

Uma mulher segurando uma máquina de cartão de crédito, mostrando que é um benefício da psicologia de vendas

Quais as principais técnicas que podem ser aplicadas?

Agora que você já sabe o que é a psicologia de vendas e os benefícios que ela pode causar na sua empresa, é hora de saber quais são as principais técnicas que você pode aplicar. Vamos à elas?!

1- Quais são os valores emocionais do cliente?

Você já deve ter ouvido por aí, que a maioria das pessoas não compra pela razão, mas sim pela emoção. E é verdade! Na sua empresa, é imprescindível que você utilize isso a seu favor. 

Ou seja, para aplicar essa técnica, você precisa conhecer os gostos desse cliente, o que ele valoriza, o que ele não gosta, o que faz ele comprar pela emoção, literalmente. Afinal, saber esses aspectos vai lhe auxiliar na hora de montar um “discurso de vendas”. 

Homem ambalando peças de roupa, mostrando a importância do cuidado com as peças, utilizando a psicologia de vendas

2- Use gatilhos mentais

Quando você se depara com algumas chamadas do tipo “poucas unidades”, “só hoje”, “está acabando”, qual a sua sensação? Quando a chamada é assertiva e alinhada com o público alvo, o sentimento que fica é o desejo de comprar com medo de perder ou de ficar sem. 

Isso se chama gatilho mental. No mundo da moda, um gatilho muito utilizado é o da escassez. Quando há promoções imperdíveis, ou que o consumidor ganha um benefício muito grande, ele tem medo de ficar sem, de perder a chance. 

Por este motivo, apostar em gatilhos mentais pode ser determinante para o seu desejo de vender mais.

Mulher em uma loja de roupas segurando uma roupa no alto e uma em frente ao corpo, vendo qual fica mais legal para ela. Isso demonstra o uso de gatilhos mentais dentro da psicologia de vendas.

3- Abuse da persuasão, mas na medida certa!

Psicologia de vendas e persuasão combinam muito! No entanto, use-a com moderação. Você pode usá-la no sentido de estar seguro com a sua fala, demonstrar que sabe o que está falando, ter uma produção organizada e com boa entrega, e além disso, demonstrar organização em todo o seu espaço.

Tendo esses itens em ordem, você não precisa mentir ou omitir nada para os seus clientes. Ou seja, você abusa da persuasão de maneira positiva, mostra para o seu cliente quem você e sua empresa são de maneira clara e objetiva.

Uma mulher no centro de uma loja de roupas, com um tablet na mão e a outra segurando o óculos emitindo certa persuasão, que é muito utilizada na psicologia de vendas para vender mais.

4- Faça storytelling quando possível

Contar histórias sempre foi algo positivo para as empresas e com a psicologia de vendas então, nem se fala! Profissionais de marketing costumam usar muito storytelling, pois ajuda o consumidor a se identificar com a história contada.

Na moda, e em tudo que a cerca, o storytelling pode e deve ser utilizado sempre que possível. É algo que mexe com o psicológico das pessoas, portanto, utilize piadas, seja enfático, dramático quando necessário. Mas sempre conte histórias, elas são, realmente, cativantes!

5- Seja criativo e presente

Por mais que a era digital esteja ascendente, a maioria das pessoas estão carentes, ou seja, necessitam de mais atenção. Se o intuito é vender mais utilizando técnicas da psicologia de venda, é imprescindível utilizar a criatividade e ser presente.

Ser criativo e presente pode ser algo extremamente simples e que vai fazer a diferença para o seu cliente. Mimos, cartinhas, uma embalagem diferenciada, uma ligação inesperada, um contato por whatsapp, um e-mail com dicas, etc. Esses são alguns dos vários exemplos que você pode adotar no seu dia a dia que, além de te ajudar a vender mais, vão fortalecer ainda mais a sua relação com o cliente.

Uma mesa branca com uma espécie de caderno, escrevendo um bilhete para o cliente, usando a psicologia de vendas para demonstrar afeto e atenção.

Ok, mas como conseguir as informações necessárias para aplicar essas técnicas na minha empresa?

Seu cliente é um dos seus maiores e principais ativos. Portanto, converse com ele. Ter a sua persona definida, entender as dores e as necessidades do seu público alvo, é extremamente importante.

Com as principais características dos seus clientes, você facilitará a abordagem e a comunicação, por exemplo. Além disso, vai ajudar a sua equipe de marketing nos posts das redes sociais, nos e-mails, na abordagem social (textos), nos conteúdos do blog, no site, entre vários outros benefícios.

Uma mulher sentada em um espaço legal, em frente à ela uma mesa e um notebook. Ela está falando no telefone e fazendo anotações em um caderno. Ela utiliza a psicologia de vendas para conseguir mais informações para dar um norte em toda a sua estratégia de venda

Conseguiu entender o quão importante é a psicologia de vendas na sua empresa? Sem dúvida, ela trará diversos benefícios! Além da psicologia de vendas, algo que pode ajudar muito, é a venda consultiva. Preparamos um material bem completo para lhe ajudar nesse quesito. Confira!


Deixe um comentário