plus-size-zanotti

Aumente suas vendas com a linha plus size

13 junho, 2017


4 min (tempo estimado de leitura)

A moda plus size é um segmento que vem crescendo a cada ano e movimentando a economia. Ela une um grupo de consumidores exigentes que buscam sofisticação e alta qualidade. Investir nesta área é uma oportunidade para muitos empreendedores, mas exige conhecimento real sobre o público.

O mercado nacional plus size cresce 6% ao ano, movimentando cerca de R$ 5 bilhões, segundo a Associação Brasileira do Vestuário (Abravest). O percentual corresponde a aproximadamente 300 lojas físicas e 60 lojas virtuais. A expectativa, de acordo com o órgão, é de um crescimento de 10% ao ano.

Durante muito tempo a “moda grande”, como era chamado o setor de roupas acima do manequim 44, atendia apenas a necessidade de produtos com tamanhos maiores, sem pensar na moda. Hoje, o cenário mudou e acompanhar as tendências é praticamente obrigatório, como em tantos outros mercados.

01-plus-size-tamanhos

Mesmo assim, ainda há muita dificuldade para o público encontrar produtos que atendam seus desejos e expectativas. Principalmente com a falta de numerações maiores em muitas grifes famosas.

Muito além da numeração, investir neste segmento demanda conhecimento do público-alvo e compreensão do que eles esperam como consumidores. Veja algumas dicas que podem contribuir com seu plano de negócio para este nicho.

Pense nos produtos

É primordial oferecer tamanhos que sejam plus size de verdade. Não há frustração maior para uma pessoa provar uma roupa que não serve, principalmente nos tamanhos maiores.

Na roupa íntima, o cuidado deve ser ainda maior, principalmente no setor feminino, porque as mulheres possuem formatos de corpo diferentes, como quadril mais largo e ombro estreito, ou peitos maiores e cintura mais fina e assim por diante.

Crie produtos que valorizem as formas do corpo, com design diferenciado, acompanhando as principais tendências de moda. Lembre-se que muitas marcas oferecem poucas opções atrativas, muito extravagantes ou básicas demais e este pode ser um ponto fraco para você aproveitar.

Amplie seu mix, com linhas direcionadas, como jovem, feminino e masculino, por exemplo.

Imagem Torrid

Imagem Torrid

Pesquise o setor

Pesquise as principais referências e tendências fashion e aplique nas suas coleções. Busque referências em revistas de moda, sites e blogs. Siga nas suas redes sociais influenciadores, modelos plus size e grandes grifes, para acompanhar o mercado e buscar inspirações.

Preste atenção nos comentários do público, que funcionam como insights para entender o consumidor.

Participar de grandes eventos como feiras do setor também contribuem para novos negócios e entender o crescimento econômico plus size.

Entenda o público

Conhecer o perfil e o comportamento do público ajudam você a criar coleções mais adequadas aos que eles precisam, facilitando a criação de novas demandas para seus clientes.

Se você tiver acesso fácil aos consumidores, aproveite a oportunidade para ouvi-los. Nós já falamos das vantagens disso aqui, mas é sempre importante ressaltar.

Quando você cria relacionamento com seus consumidores, consegue identificar as deficiências do mercado e oportunidades para incluir no seu plano de negócios.

publico-plus-size

Investimento

Não tenha medo de investir em matérias-primas de maior qualidade – consequentemente de maior custo – porque neste setor é importante ter materiais com muita durabilidade e resistência.

Na criação, use cortes que destacam as belezas do corpo, com produtos modernos. Na lingerie, as rendas e debruns diferenciados podem ser usados para criar peças com design sofisticados e elegantes. O uso de rolotês e recortes valorizam, dão um toque moderno e fogem do básico.

Já as alças precisam ser mais resistentes e confortáveis, enquanto o bojo é uma alternativa opcional, embora as mulheres brasileiras prefiram ele no sutiã. Os tecidos precisam de mais elasticidade, para dar a flexibilidade ideal. Apostar em looks mais sexys também pode contribuir para aumentar as vendas.

Se você está pensando em investir na moda íntima plus size, conheça a nossa cartela de produtos que podem ajudar a criar coleções de lingerie incríveis!


Deixe um comentário