Isolamento social, home office, pandemia. Esses aspectos trouxeram muitas incertezas no mundo da moda. No entanto, criar um mix de moda nesse período é possível! Acompanhe e saiba como!
Viver em meio a uma pandemia não é nada fácil. Foi devido a ele que nossa vida ficou de cabeça para baixo! Para o empreendedor de moda, as dificuldades são ainda maiores: o isolamento social e o home office agora fazem parte do cotidiano das pessoas. E como criar peças que atendam esse público? Será que eles estão preocupados com a sua aparência?
Os cuidados com o corpo e a saúde (tanto física quanto mental) aumentaram significativamente durante este período. Uma pesquisa realizada pela Veja Saúde, apontou que 69% dos entrevistados responderam estar cuidando mais da sua saúde em geral.
Então, sim, as pessoas estão preocupadas consigo mesmas. No entanto, a pergunta que não quer calar é: como planejar um mix de moda durante a pandemia? Continue a leitura que vamos lhe ajudar a identificar gaps para você criar um mix de moda de maneira mais assertiva!
O que é o mix de moda?
O mix de moda nada mais é do que as necessidades dos consumidores atendidos em peças de roupa. Dentro destas necessidades básicas, existem peças que possuem três características distintas, que são:
- Básicos
- Modismos
- Conceituais
Peças do mix de moda com características básicas
Essas peças, como o nome sugere, são básicas. Elas estão presentes em quase todas as coleções e não possuem grandes diferenciais de uma temporada à outra. Elas são conhecidas como “as peças de venda garantida”, pois fazem parte do dia a dia de todas as pessoas.
Geralmente, esta categoria pede mudanças de alguns detalhes, como o uso da cor do ano, por exemplo. Antes da pandemia, você poderia usar 25% da sua coleção para destinar à ela. Durante a pandemia, concentre nela cerca de 50% da coleção!
Peças do mix de moda com características do modismo
Estas peças são as famosas “peças tendência”. Literalmente, essas peças são as que compõem as passarelas de moda, que possuem cores, estampas, formas e tecidos diferenciados.
Essas peças são comercializadas apenas durante a tendência do momento. Depois disso, elas passam a não estar mais na moda e consequentemente, não chamam mais a atenção do público.
Para esta criação, você destinaria aproximadamente 65% das peças. Hoje, invista apenas em 45%.
Peças do mix de moda com características conceituais
Esse tipo de peça são aquelas complementares, que vêm para somar com as peças básicas e modistas. Elas possuem um conceito de serem mais futuristas e carregam em si o espírito da coleção.
Elas costumam chamar bastante a atenção do consumidor, por isso são geralmente utilizadas nas vitrines, catálogos e desfiles.
Nesta categoria, destina-se atualmente cerca de 5% da coleção, apenas.
Acompanhe a mudança no comportamento do consumidor
O comportamento do consumidor mudou (e muito) nesses últimos meses. A compra desenfreada e compulsiva chegou ao fim e neste período. Pesquisas feitas pela WGSN apontam que as pessoas preferem peças mais comuns, ao invés de peças complexas, como por exemplo, um vestido bufante à um macacão de festa.
Outro ponto que fará você obter sucesso na hora de planejar o seu mix de moda durante a pandemia, é pensar na longevidade do uso das peças. Por exemplo, ao invés de focar a sua produção em peças de festa (que no momento estão todas canceladas), crie peças versáteis e que terão um longo uso.
Pense em peças que não precisarão de descontos para terem saída
Os descontos hoje fazem parte do mundo dos negócios, principalmente no quesito vestuário. Portanto, criar um mix de moda que gere valor ao seu público, é fundamental para que você não precise dar descontos para “zerar o estoque”.
Itens como lingeries, sleepwears e moda esportiva, sofreram pouco impacto de descontos neste ano, isso porque são peças necessárias para o dia a dia. No entanto, peças como macacões, moda praia e saias, precisaram de descontos agressivos para saírem das gôndolas.
Leve isso em consideração na hora de criar seu mix, este é um ponto fundamental para que a sua coleção seja um sucesso em vendas.
Crie peças atemporais e divulgue em canais online
Fuja da “mesmice” e dos modelos de venda que já estão saturados. A pesquisa da WGSN aponta que os números de vendas online, assim como a busca por peças de moda sofreu grandes aumentos durante a quarentena.
Como a maioria das lojas fechou, o único meio eram as compras via internet. E por mais que as lojas tenham aberto, por que não continuar a divulgar suas peças de maneira online? Elas alcançam um público muito maior do que a venda de porta em porta. Lembre-se disso!
As peças atemporais que focaram no conforto, na versatilidade e no ambiente caseiro, tiveram aumento nas vendas também. O setor de blusas, lingeries, sleepwears e moda esportiva foram os campeões de venda.
Tome cuidado com as estampas e cores quentes, como o laranja, o amarelo e o vermelho. Essas características vêm demonstrando quedas nas vendas. No entanto, utilize essas cores em detalhes, crie valor com elas.
Aposte em peças diferenciadas, que propiciem os itens citados acima, e se destaque no meio digital para vender mais!
Moda esportiva em alta
A prática de esportes e até mesmo de atividades físicas foram bastante prejudicadas no início da pandemia. Atualmente, as práticas estão acontecendo de maneira mais frequente, o que tem aumentado a procura por peças que atendam à demanda.
Peças como leggings, shorts de ciclismo e blusas/macacões sem muito decote são os mais procurados.
Pijamas e lingeries
Essas peças são, sem dúvida, as mais queridinhas de quem está em casa! Porém, cuidado na criação: peças com muitos decotes estão ficando “encalhadas” neste momento.
Estas peças também precisam ser práticas e versáteis, pois, com o trabalho em home office, as reuniões via call continuam acontecendo. A moda Sleepwear vale para essa criação.
Mais conforto e menos demarcações
As blusas preferidas do momento são aquelas que são confortáveis e que não são extremamente demarcadas e justas. Essas peças se diferem das modeladoras, por exemplo, que possuem uma função específica.
Vestidos e saias entram na mesma pegada. As peças que são mais largas e que possuem bom caimento estão sendo as mais vendidas no momento.
Peças tradicionais continuam em alta
Calças jeans, short jeans e maiôs, continuam em alta nas estatísticas de venda. Jeans mais soltos, no estilo boyfriend, e que tenham cintura alta são as mais procuradas.
Já os maiôs, por serem mais versáteis e muitas vezes, 2 em 1, continuam em alta nas vendas. Opte por criar modelos que são perfeitos para a água, mas que são confortáveis para uma saída mais casual.
Conseguiu pré-visualizar qual será o seu mix de moda durante a pandemia? Se ficaram dúvidas, sugerimos que você releia o conteúdo e faça suas anotações agora mesmo!
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