Os fios de Poliamida e Poliéster estão entre as fibras sintéticas mais conhecidas e relevantes no segmento têxtil. Em princípio, as fibras sintéticas são frutos de estudos científicos para o desenvolvimento de tecidos, elásticos e outros aviamentos, para que não se dependa somente de fibras de origens naturais. Por isso, os fios compostos por meio dessa síntese química são chamados de fios sintéticos.
Então, se você se interessa por esse assunto, continue a leitura e aprofunde-se nas características de cada fibra. Após cada explicação, preparamos um guia especial para que você possa conferir os Produtos Zanotti que trazem esses fios tão importantes em sua composição. Vamos lá!
O surgimento dos fios sintéticos: Poliamida e Poliéster
Primeiramente, fios são materiais constituídos por fibras, naturais ou químicas, apresentando grande comprimento e finura. Sua regularidade, diâmetro e peso os caracterizam, sendo que estas duas últimas determinam o número ou título do fio.
Inicialmente, os fios sintéticos foram impulsionados pela Revolução Industrial. Por otimizar o tempo de produção e devido ao avanço tecnológico das máquinas de tear, essas fibras logo se popularizaram. Assim, elas possibilitavam mais agilidade na produção de tecidos desenvolvidos, que até então eram feitos somente a partir de fibras naturais.
Em meados do século XIV, a indústria têxtil se vê em seu primeiro grande dilema: a escassez e dificuldades na produção agrícola para suprir as necessidades do mercado. Assim, a solução encontrada foi acelerar o avanço em pesquisas e estudos, que já estavam em andamento. Buscava-se produzir fibras artificiais a partir de processos químicos em matéria-prima natural, animal ou vegetal.
Em paralelo, estava o desenvolvimento de fibras artificiais, ou sintéticas, resultantes de processos químicos através de petróleo ou carvão mineral. Nesse contexto, surge a Poliamida e Poliéster, que são polímeros e fazem parte do grupo derivado de petróleo ou carvão mineral.
Impacto das fibras sintéticas no mercado
Portanto, descobriu-se que era possível a fabricação de fibras têxteis sem a necessidade de matéria-prima natural. E foi isso que conseguiu suprir de forma ágil e com baixo custo a necessidade de produção do mercado, que estava em constante crescimento.
Os clientes estavam satisfeitos com o preço, a praticidade e conforto que o tecido de origem sintética proporcionava. Muitas vezes, as suas características deles eram similares ou até superiores aos de origem natural.
Surge Poliamida e Poliéster
Inicialmente, o primeiro grande tecido sintético que se popularizou no mercado foi o tecido Nylon. Porém, esse nome também é utilizado para nomear a fibra que marcou a história da indústria têxtil. Ela foi criada pelo químico Wallace Carothers, que desenvolveu, no ano de 1935, derivada da resina de Poliamida essa revolucionária fibra sintética.
No mesmo período, outra fibra que ficou muito conhecida foi o Poliéster, também familiar entre os consumidores da indústria têxtil. Desde sua criação em 1941, pelos químicos James Tennant Dickson e o John Rex Whinfield, passou por diversos processos de inovação até chegar no resultado que conhecemos nos dias atuais.
Esses materiais são especialmente apreciados por proporcionarem uma sensação de frescor e conforto superiores aos tecidos naturais.
A fibra Poliamida – características e história
Nos Estados Unidos, na década de 1930, o químico Wallace Hume Carothers revolucionou o mercado ao apresentar o nylon, uma fibra derivada do petróleo, também conhecida como Poliamida. Nesse período, a qualidade dos tecidos sintéticos abriu novas possibilidades criativas e até hoje continua a ser amplamente utilizada.
O processo industrial de fabricação da Poliamida envolve a união de elementos como gás natural e várias moléculas, resultando em uma reação química que produz o polímero utilizado na indústria têxtil. A fibra é conhecida por sua leveza, maciez e resistência, e tem características que permitem que ela não encolha nem deforme, seja resistente a fungos e traças, seque rapidamente e favoreça a transpiração.
Além disso, o tingimento dos fios de Poliamida com corantes ácidos, no processo Vaporizado, conserva suas características de força e elasticidade. Dessa forma, utiliza-se temperaturas mais baixas em comparação com corantes dispersos.
Portanto, a fibra de Poliamida oferece um toque macio e confortável, além de absorção, resistência às mudanças de temperatura e evaporação do suor durante os exercícios físicos – ponto que trouxe mais dinamismo para a moda esportiva.
Poliamida na Zanotti Elásticos
Na Zanotti, além de elásticos feitos com poliamida em sua composição, oferecemos fios 100% Poliamida de alta qualidade.
Fios 100% Poliamida Zanotti
Também conhecido como helanca, o fio 100% Poliamida Zanotti é ideal para costura de tecidos mais elásticos. O fio de Poliamida possui um bom desempenho para peças com exposição ao sol, água salgada e ao cloro.
Você pode utilizá-lo em suas criações de moda íntima, moda praia, fitness e produção de meias. Disponível em diversas cores.
A fibra Poliéster – características e origem
A fibra de poliéster foi inicialmente lançada em 1941 nos Estados Unidos sob o nome de Dacron. Hoje, ela é frequentemente misturada a fibras naturais e isso se deve principalmente à sua característica de não deformidade, o que garante que o tecido final não amasse, além de proporcionar uma sensação ao toque semelhante às fibras naturais.
Além disso, sua produção envolve substâncias químicas extraídas do gás ou do petróleo bruto, além do uso de água para o resfriamento final. Por outro lado, o poliéster também pode ser fabricado a partir de garrafas plásticas recicladas e, caso não seja misturado, pode ser fundido e reciclado posteriormente.
Ademais, os tecidos de poliéster são amplamente utilizados em uma variedade de produtos, que vão desde vestuário e roupas de cama até aplicações industriais, como cintos de segurança, reforços de pneus e cordas.
No processo de tingimento, utiliza-se o Termosol com corantes dispersos, uma vez que as fibras de poliéster não têm afinidade tintorial com outras fibras. Assim, suas principais características incluem boa resistência à luz e ao uso, ausência de rugas, boa elasticidade, facilidade de tratamento e secagem rápida, além de resistência à maioria dos produtos químicos.
Por fim, devido ao seu baixo custo e aos avanços tecnológicos, que a tornam cada vez mais semelhante ao algodão, o poliéster se destaca como uma fibra altamente competitiva. Conhecido por sua praticidade, o poliéster é apreciado por consumidores, sendo fácil de limpar, secando rapidamente e oferecendo durabilidade, além de resistência a substâncias químicas, distensão, encolhimento, mofo e abrasão.
Produtos Zanotti com fio de Poliéster
Além dos produtos feitos com Poliéster, na Zanotti, temos fios 100% Poliéster e elásticos feitos a partir dele. Versatilidade, durabilidade e inovação para diversos segmentos da moda e indústria têxtil, confira os diferentes produtos e suas características:
Fios 100% Poliéster Zanotti
Ideais para máquinas overlock, interlock e galoneiras, esses fios são perfeitos para a produção de golas e tecidos em malharias e tecelagens. Além disso, estão disponíveis em diversas cores.
Perfeita para cinturas, bases de tops e moda fitness, essa linha combina Poliéster com Elastano para conforto e estilo, e inclui modelos como IMM Sem Logo, IMM Beijo Molhado e IMM Evolution.
Ideais para roupas, lençóis, máscaras e mais, essa linha oferece opções de Poliéster com Elastano em diversas larguras e forças, como os modelos Jaguar, Pardal e Moleton.
Em resumo, os fios de Poliamida e Poliéster são duas importantes fibras sintéticas que revolucionaram a indústria têxtil e continuam a desempenhar um papel fundamental na moda e em uma variedade de produtos industriais. Além disso, essas fibras oferecem uma combinação única de características que atendem às demandas de praticidade, conforto e qualidade.
Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Se você gostou, compartilhe com seus amigos, deixe seu comentário e continue acompanhando o nosso blog para mais dicas e tendências de moda.
Gostou desse conteúdo? Leia mais matérias como essa em nosso blog e inspire-se com nossos lançamentos de 2024.
Deixe um comentário