
A importância do círculo cromático para empreendedores de moda
7 min (tempo estimado de leitura)
Assim como notas musicais, cores precisam de harmonia! Mas se você não sabe exatamente como combiná-las, não há problema. Afinal, criar paletas de cores não é algo que se faz somente com intuição. Na verdade, existem diversas ferramentas e uma delas é o círculo cromático.
Para te ajudar a construir paletas de cores interessantes e agradáveis visualmente, preparamos esta matéria de blog. Nela, vamos explorar a importância do círculo cromático, bem como dicas de como utilizá-lo em suas criações. Então, vamos conhecer!
A cor como elemento chave na moda
Como sabemos, cores despertam emoções. Escolhê-las, seja uma paleta completa ou somente um tom, envolve conhecer os sentimentos atrelados e utilizá-los com estratégia e intenção.
Por isso, na moda, é preciso estudar para poder escolher a cor certa para cada criação. Afinal, isso não é apenas uma questão estética. Na verdade, as cores falam e podem ser utilizadas para criar conexões emocionais, um fator decisivo para atrair e conquistar o consumidor.
Inclusive, já abordamos esse tema em nosso blog na matéria “O poder das cores sobre as emoções”. Nela, exploramos a psicologia das cores e selecionamos paletas para alinhar com os sentimentos da sua coleção, de acordo com a WGSN.
Dica para empreendedores: domine a Teoria das Cores
Primárias, secundárias, complementares… você sabe a que cada um desses termos se refere? Eles são conceitos importantes para estudar a Teoria das Cores. Esse é o título de um livro publicado em 1810 por Johann Wolfgang von Goethe, que contém um estudo sobre como as cores se relacionam, como são percebidas e como podem ser combinadas para criar efeitos visuais desejados.
Atualmente, a Teoria das Cores já foi aprofundada de diversas formas por pesquisadores e designers. Assim, conhecer esses estudos é essencial se você empreende na área da moda. Isso porque a teoria abrange aspectos da física, psicologia e percepção da cor, os quais permitem construir uma comunicação visual mais intencional e assertiva.
Portanto, unir esses conhecimentos com pesquisas de tendência, entendendo as emoções envolvidas na jornada de compra do seu consumidor, pode ser uma grande estratégia de negócios. Para te ajudar, vamos explorar a ferramenta chamada de Círculo Cromático da Teoria das Cores.
O que é o Círculo Cromático?
Como o próprio nome indica, o Círculo Cromático é uma representação circular das cores, mostrando as relações entre elas. Para isso, ele se divide como uma pizza fatiada em 12 partes, que são as cores que o olho humano pode perceber.
Tendo em mãos esta ferramenta, é possível encontrar caminhos assertivos e criar paletas de cores harmoniosas. Isso porque ela guia combinações entre cores primárias, secundárias e terciárias. Esses conceitos são essenciais e vamos abordar em seguida cada um deles em seguida.
Cores primárias, secundárias e terciárias
Primárias são as cores básicas que não podem ser criadas pela mistura de outras cores: vermelho, amarelo e azul. Elas são a base do sistema de cores e a partir delas que se formam as outras.
Secundárias são as cores formadas pela mistura de duas cores primárias: verde (azul + amarelo), laranja (vermelho + amarelo) e roxo (vermelho + azul). E, por fim, terciárias são as cores obtidas pela mistura de uma cor primária com uma cor secundária adjacente no círculo cromático.
Cores quentes, frias e neutras
Além de entender a origem das cores, também podemos dividi-las entre quentes, frias e neutras. Essas são classificações que se referem às diferentes sensações visuais que as cores podem evocar.
Nesse sentido, as cores quentes, por exemplo vermelho, laranja e amarelo, são associadas ao calor, energia e excitação, enquanto as cores frias, como azul, verde e violeta, transmitem calma, serenidade e tranquilidade. E, então, as cores neutras, branco, preto e cinza, como não evocam essas sensações de calor ou frio, muitas vezes são usadas para equilibrar ou complementar outras cores.
Saturação
Por fim, também existem as diferenças nas tonalidades das doze cores do Círculo Cromático, o que chamamos de saturação. Para compreender esse conceito, entendemos como uma cor saturada aquela que aparece vibrante e intensa, enquanto uma cor dessaturada é mais suave e pálida.
Além disso, uma cor mais saturada apresenta menos mistura, sendo assim, ela é uma cor mais pura. Já para as cores menos saturadas, há mais mistura. Isso faz com que uma mesma cor passe a sensação de poder e extroversão, ou delicadeza e elegância.
Aplicação do Círculo Cromático na moda
Agora que você já conhece os conceitos do Círculo Cromático, podemos explorar também as combinações harmônicas que ele pode proporcionar. Elas são guias visuais para utilizar essa ferramenta.
Ao seguir as combinações sugeridas pelo círculo, você pode se inspirar, evitando tanto o excesso de cores conflitantes quanto a monotonia visual. Assim, isso vale tanto para o design de peças quanto para produções de looks completos, campanhas ou vitrines. Confira algumas delas:
Análogas
São cores vizinhas no círculo cromático, como por exemplo: azul, azul-esverdeado e verde. Essa combinação traz suavidade, unidade e elegância. Na moda, é perfeita para looks sofisticados ou coleções que buscam harmonia sem contrastes fortes.
Complementares
São cores opostas no círculo, podemos usar de exemplo o azul e laranja ou vermelho e verde. Nesse caso, o contraste cria impacto e destaque, ideal para quem busca ousadia, looks vibrantes ou pontos de cor estratégicos nas coleções.
Tríades
Por fim, também tem a tríade, na qual conecta-se três cores equidistantes no círculo, como amarelo, azul e vermelho. Aqui, a combinação cria equilíbrio visual e é ótima para composições criativas, interessantes, modernas e que transmitem energia.
Dicas práticas para trabalhar o círculo cromático nas criações
Como vimos, o Círculo Cromático é uma ferramenta prática para aplicar em diferentes etapas do desenvolvimento de coleções e ações de moda. Nos lookbooks, por exemplo, ele garante produções visualmente equilibradas e interessantes. Assim, você pode explorar combinações análogas, que criam uma imagem elegante e coesa, ou o contraste das cores complementares, que geram impacto e valorizam pontos de destaque nas fotos.
Além disso, essa ferramenta pode ser utilizada no branding da marca. Para isso, o uso contribui para definir paletas que comunicam a essência da marca, criam reconhecimento e fortalecem a identidade visual em campanhas, materiais gráficos e redes sociais.
Já nas vitrines, o recurso ajuda a organizar as cores de forma estratégica, tornando o ambiente mais convidativo. Ele pode ser usado para direcionar o olhar do público estrategicamente e aumentar o potencial de atrair clientes para dentro da loja.
Mais do que regras, o estudo das combinações de cores nos permite conhecer a teoria para que a hora de colocar em prática seja embasada e intencional. Assim, o círculo cromático serve como guia, mas sabemos que a criatividade também é flexível!
Agradecemos por nos acompanhar até aqui. Adoramos explorar o universo das cores e as formas de combinação com você. Então, esperamos que essas ideias e inspirações ajudem você a criar peças únicas, cheias de personalidade.
Se você gostou, compartilhe com seus amigos, deixe seu comentário e continue acompanhando o nosso blog para mais tendências, dicas e novidades do mundo dos elásticos e aviamentos.
Até a próxima!
© 2025. Todos os direitos reservados.