De Boomers a Gen Z: como conquistar todas as gerações?

22 novembro, 2025
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Vender para diferentes gerações é um desafio cada vez mais presente no mercado. Baby Boomers, Geração X, Millennials e Gen Z têm comportamentos, prioridades e respondem a estímulos diferentes, exigindo abordagens específicas para cada geração. Mas, afinal, como conquistar públicos tão diversos?

 

Esse é o tema do blog de hoje! Nesta matéria, vamos explorar cada uma das gerações, de Boomers a Gen Z, para entender como elas se comportam. Essa estratégia se chama Marketing Geracional e serve para adaptar a comunicação para atrair pessoas de diferentes idades. Então, vamos lá!

 

Marketing geracional para abranger todas as gerações

 

Primeiramente, vamos explicar mais sobre o Marketing Geracional. Essa estratégia é utilizada para adaptar as iniciativas de marketing de acordo com a faixa etária do público-alvo. Isso funciona porque cada geração carrega características, valores, preferências e comportamentos únicos.

 

Dessa forma, o estudo das gerações permite criar uma comunicação mais assertiva e personalizada para cada uma delas. Afinal, perfis de clientes diferentes são convertidos de maneiras diferentes.

 

Conhecendo as gerações

 

Que tal aplicar o Marketing Geracional nas estratégias das suas vendas? Para isso, separamos aqui um resumo sobre as diferentes gerações: Boomers, Gen X, Gen Y e Gen Z. Além disso, deixamos dicas para atrair cada um deles! Então, confira:

 

Boomers

Primeiramente, vamos falar sobre os Boomers, conhecidos também como Baby Boomers, que categorizam os nascidos entre 1945 e 1964. Portanto, essas pessoas atingiram a idade adulta na década de 70 e participaram das diversas transformações sociais, políticas e culturais do pós-guerra.

 

Crescidos em um contexto de busca por paz e crise econômica, os Boomers geralmente buscam segurança e estabilidade. É comum que eles se arrisquem menos, tenham se mantido em casamentos e empregos longos.

 

Atualmente, o aumento da longevidade, sobretudo nos países desenvolvidos e emergentes, faz com que eles representem uma parcela relevante dos consumidores. O perfil desse grupo é considerado mais conservador em relação aos costumes e investimentos.

 

Como atraí-los?

 

Pessoas com 60 anos ou mais costumam refletir bastante antes de comprar. Por isso, é essencial destacar vantagens como confiabilidade, segurança e durabilidade para conquistar esse público.

 

É válido mencionar que muitos dos Boomers possuem dificuldade com processos digitais. Por isso, se você quiser atraí-los pela internet, será necessário facilitar ao máximo a jornada de compra e manter o suporte sempre à disposição.

 

Além disso, essa geração está principalmente no Facebook, Whatsapp e podem ser impactados pelo e-mail marketing. Nesse sentido, você pode incluir esses canais de comunicação na sua estratégia de marketing.

 

Gen X

Em seguida, temos a Geração X que engloba os nascidos entre 1965 e 1984. Esses indivíduos, ao contrário dos pais, buscam mais autonomia e se arriscam um pouco mais em suas vidas. Por isso, buscam o equilíbrio entre trabalho, família e lazer.

 

A Geração X foi a que vivenciou o surgimento dos primeiros avanços tecnológicos como as impressoras, celulares e os computadores. Isso aliado ao pensamento mais flexível, fez com que as pessoas desse período trouxessem mais empreendedorismo ao mercado de trabalho.

 

Portanto, as pessoas da Gen X são vistas como autossuficientes e pioneiras no desejo por liberdade. Ao mesmo tempo, valorizam a estabilidade financeira, o mérito e o respeito às hierarquias, demonstrando certa resistência a mudanças.

 

Como atraí-los?

 

Por conta de seu contexto de vida, essa geração tende a basear suas escolhas de compra em valores sólidos, priorizando produtos que unam qualidade e bom custo-benefício.

 

Além disso, a Geração X é bastante ativa no Instagram, o que torna a plataforma ideal para alcançá-los. Para isso, explore formatos variados como reels, carrosséis e stories, e invista em anúncios segmentados para fortalecer a presença da sua marca.

 

Gen Y

Talvez você conheça essa geração como Millennials, aqueles nascidos entre 1985 e 1999. Esse grupo cresceu em meio às principais transformações digitais, e testemunhou o fortalecimento da internet. Sim, eles participaram do surgimento das primeiras redes sociais, como Orkut e Facebook. E essa vivência moldou uma geração altamente conectada, adaptável e habituada a lidar com novas tecnologias.

 

Portanto, o acesso facilitado à informação tornou os Millennials um público mais crítico e consciente sobre temas diversos, especialmente questões sociais e ambientais. Nesse sentido, eles valorizam mais as marcas e empresas que tenham propósito, transparência e impacto positivo no mundo.

 

No mercado de trabalho, a Geração Y se destaca por buscar autonomia e realização pessoal, indo além da estabilidade financeira. Por isso, é comum que troquem de emprego com mais frequência em busca de propósito e crescimento. Impacientes e dinâmicos, os Millennials são movidos por desafios e se adaptam com facilidade às transformações do mundo moderno.

 

Como atraí-los?

 

Se tem uma coisa que os Millennials valorizam, é o propósito. Assim, antes de comprar, eles pesquisam, comparam e analisam se a marca realmente entrega o que promete. E isso acontece especialmente quando o assunto é sustentabilidade, ética e impacto social.

 

Para conquistá-los, a transparência é importante, assim como ser verdadeiro e criar conexões genuínas. Por isso, você pode mostrar os bastidores, compartilhar histórias reais e falar do porquê da sua marca existir.

 

E quando o assunto é presença digital, os Millennials estão em todos os lugares: Instagram, YouTube, Pinterest e até no TikTok. Cada rede tem um jeito diferente de se comunicar, então adapte o conteúdo ao formato certo e fale a língua deles.

 

Gen Z

Por fim, vamos falar sobre a Geração Z que reúne os nascidos a partir dos anos 2000 e são os mais recentes consumidores. Sendo verdadeiros nativos digitais, eles já nasceram conectados e cresceram com a tecnologia como parte natural da vida. Por isso, o digital está presente em tudo: nas relações pessoais, na forma de estudar, trabalhar e até de consumir.

 

São jovens que buscam autonomia e flexibilidade, e que não se encaixam facilmente em estruturas muito rígidas. Por isso, o grande número de empreendedores e criadores de conteúdo entre eles.

 

Além de superconectada, essa geração é guiada por valores. A Geração Z enxerga as pessoas de forma mais igualitária, valoriza a diversidade, o respeito ao meio ambiente e vê a responsabilidade social como algo essencial.

 

Paralelamente, por crescerem em um período marcado pela crise econômica de 2008 e por rápidas transformações globais, esses jovens adultos também desenvolveram uma visão mais questionadora. Afinal, eles estão apenas começando a ganhar poder de compra e já moldam novas formas de consumo.

 

Como atraí-los?

 

Sendo assim, a Geração Z valoriza agilidade e conteúdo direto ao ponto. Por isso, o TikTok é o canal ideal para conversar com esse público, já que eles preferem vídeos curtos, linguagem leve e informação rápida. A atenção é disputada segundo a segundo, então é importante entregar valor logo nos primeiros instantes.

 

Nos hábitos de consumo, buscam praticidade, personalização e autenticidade. E quando o assunto é publicidade, quanto mais natural, melhor: anúncios com aparência orgânica geram mais engajamento. Para isso, construa conexão e identificação antes de apresentar o produto, é assim que a Gen Z se envolve de verdade com uma marca!

 

O que esperar das próximas gerações?

 

As tendências apontam para o futuro e já podemos ter uma ideia de como serão as próximas gerações. Elas, que serão as primeiras a enfrentar um mundo profundamente moldado pela inteligência artificial!

 

Assim, em um contexto de crise climática e hiperconectividade, é possível que elas busquem ainda mais propósito e equilíbrio na vida profissional. Da mesma forma, elas serão as primeiras a não distinguir claramente o online do offline, com a tecnologia integrada ao dia a dia e à resolução de problemas de forma natural.

 

Se quiser conhecer mais, temos uma matéria de blog que fala especificamente da Geração Beta, nascidos a partir de 2025 e os mais próximos consumidores do futuro. Leia em: Geração Beta: como preparar seu negócio para os consumidores do futuro

 

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Se você gostou, compartilhe com seus amigos, deixe seu comentário e continue acompanhando o nosso blog para mais dicas e tendências de moda.

 

Até a próxima!

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