Dentre os muitos recursos importantes para a criação de moda, estão as fichas técnicas. Entenda mais sobre sua importância!
O processo de criação de uma coleção passa por diversas etapas e envolve muitas pessoas. Por isso, contar com ferramentas que auxiliem na organização e visualização das informações é muito importante.
Entre as ferramentas utilizadas no desenvolvimento da coleção, estão as fichas técnicas de moda. Você sabe o que é? Esse documento descreve todas as etapas que envolvem a elaboração de uma peça.
Este documento auxilia na organização centralizada de informações essenciais da produção, como o tipo de tecido e aviamentos, os croquis e os desenhos técnicos. Além disso, inclui as referências de design para inspiração.
Se você ainda não usa fichas técnicas na sua confecção, prepare-se para descobrir como elas podem ajudar no seu processo produtivo e até mesmo na criação. Continue lendo!
Baixe aqui o modelo de ficha técnica da Zanotti.
Para que servem as fichas técnicas?
Um verdadeiro caos! É quase impossível imaginar uma confecção funcionando de forma ordenada sem utilizar as fichas técnicas para orientar a produção das peças.
O grande objetivo de uso de fichas técnicas é a organização e registro de informações. A ideia central é reunir, em um único lugar, informações detalhadas sobre todo o processo produtivo das peças de roupa.
As fichas técnicas de vestuário conta com informações como: o tipo de tecido, aviamentos, tipo de costura e qualquer outra informação relevante para o andamento do processo produtivo.
As fichas técnicas também melhora a comunicação da equipe produtiva, evitando erros e desperdícios. Ao consultar uma ficha técnica, dúvidas e variantes podem ser sanadas, evitando ruídos durante a criação das peças.
Os benefícios das fichas técnicas
Além de impor ordem e levar as informações necessárias para o responsável por cada etapa da confecção, as fichas técnicas atua como um instrumento de identificação do pré-custo de cada peça, determinando se vale a pena ou não fabricar o modelo em larga escala.
Além disso, utilizar as fichas técnicas de moda traz vários benefícios, como:
– Documentar todo o processo de desenvolvimento;
– Organizar os passos de desenvolvimento das peças;
– Comunicar de forma eficaz o conceito criado pelo designer para o restante da cadeia de produção;
– Permitir o acompanhamento e a padronização de cada etapa do processo, da criação à aprovação das peças;
– Pré-determinar os custos da peça, pois possibilita analisar e descrever a matéria-prima que será utilizada;
– Evitar a compra de matéria-prima errada ou excedente, evitando desperdícios e prejuízos;
– Aumentar a agilidade e a entrega dos resultados.
Como preencher as fichas técnicas
Agora que você já entendeu a importância e os benefícios de contar com as fichas técnicas, é hora de entender como é realizado o preenchimento de uma ficha.
Os campos de preenchimento dos modelos de fichas técnicas podem variar. Por isso, é bem importante que cada empresa adapte seu modelo de ficha de acordo com as suas necessidades. Decidindo quais são as informações mais relevantes e essenciais.
Aqui na Zanotti, nós desenvolvemos um modelo de ficha técnica de moda, que pode te ajudar. É só clicar aqui para fazer o download gratuito.
Um modelo padrão de ficha técnica contém as seguintes informações:
1 – Cabeçalho com nome da empresa, a coleção, nome da peça e sua referência, a data e uma breve descrição do produto.
2 – A seguir, deve ser incluso o modelo técnico do molde, com os desenhos de frente, costas, laterais e até mesmo os detalhes em tamanho maior. Quanto mais informação, menor a chance de erros e mais fácil fica o trabalho das costureiras e modelistas.
3 – Agora, é a hora de incluir os dados de toda a matéria-prima que irá compor a peça, como tipos de tecido e sua composição, aviamentos, cores e especificação de tamanho. Para calcular o custo, é importante registrar o fabricante e fornecedor com o preço unitário de cada material.
4 – Depois, é preciso descrever as informações das etiquetas: nome fantasia da peça, marca registrada, forma de tratamento e cuidados de conservação, indicação do tamanho da peça por número ou letra, CNPJ da empresa e seu país de origem.
5 – As fichas técnicas também informam quando a peça passa por algum processo de beneficiamento fora da confecção, como estampa, tingimento e lavagem.
6 – Por fim, a grade de tamanho com orientações das medidas da peça.
É importante ter clareza ao descrever todas as informações na ficha técnica. Informações que podem ter múltiplas interpretações podem causar confusões e erros.
Tente também dar o máximo de detalhes que conseguir no preenchimento. Para que quando seja realizada a leitura, todo o time esteja bem integrado.
As informações precisam ser relevantes e pertinentes para todas as áreas que estiverem envolvidas no processo produtivo, desde o setor de compras até o acabamento e entrega do produto.
E aí, você já usa fichas técnicas na sua confecção? Sabia de todos os benefícios para o desenvolvimento da sua coleção de moda? Não deixe de baixar nosso modelo de ficha técnica, e continue acompanhando nosso blog para ter acesso a mais informações do universo têxtil.
Se está buscando por informações, recomendamos que visite o nosso vídeo-book! É um material recheado com dicas de moda, com tendências de produtos, modelos e cores. Clique abaixo!
Deixe um comentário