As facções de costura podem ser ótimas aliadas de uma confecção na produção das peças. Confira nossas dicas para otimizar a produção e evitar retrabalhos.
A soma de todos os processos de confecção de uma peça de roupa é super extensa, e envolve diversas etapas. Desde o estudo de mercado e tendências, até a definição de referências, os croquis iniciais, definição de matérias primas…. a lista de estágios é longa.
Mas, apesar de ser um processo complexo, o resultado é a criação de peças e coleções incríveis! Além disso, todas essas etapas da produção não precisam ser realizadas por uma única empresa.
Durante o processo de produção, é possível contar com confecções e também facções de costura. Neste conteúdo, vamos falar um pouco sobre cada uma delas, e também trazer dicas para acelerar cortes, evitar retrabalhos nas facções, melhorar a produtividade para reduzir custos.
Continue a leitura!
O que é uma confecção de roupas?
Uma confecção de roupas é uma empresa que trabalha com a produção de peças de moda. Eles transformam matérias primas, como tecidos e aviamentos, em roupas.
Em uma confecção, trabalham uma série de profissionais, como estilistas, costureiras, designer e cortadores. O objetivo é criar, fabricar e vender produtos. É possível trabalhar em dois formatos: produção própria em série e sob encomenda.
No caso da produção sob encomenda, esse é um formato muito utilizado em empresas que confeccionam uniformes, por exemplo. Assim, os clientes realizam o pedido, e as peças são produzidas de acordo com a demanda.
Já quando falamos da produção própria, em série, são produzidas peças e coleções que ficam à disposição dos clientes para compra. Essas peças podem ser adquiridas em uma loja física ou online, por exemplo.
E o processo de produção dessas peças pode ser terceirizada para as facções. entenda melhor como isso funciona nos próximos tópicos:
O que são facções de costura?
Como mencionamos no início do conteúdo, a criação de peças demanda muitos processos. Isso não ocorre apenas na sua concepção, mas também no seu desenvolvimento.
Para que um modelo se transforme realmente em um produto, é preciso passar por muitas etapas como a modelagem, corte e costura. E é aí que entra o trabalho das facções de costura. São empresas do ramo da moda que terceirizam processos para as confecções.
Normalmente, as confecções desenvolvem um modelo de peça e então terceirizam a etapa de costura para as facções. Assim, as peças são costuradas de acordo com o padrão estipulado. Essa forma de trabalho costuma ser mais comum quando falamos de grandes produções.
Entre as vantagens, temos a possibilidade de um controle sobre as produções, além de contar com equipes especializadas, caso a sua empresa não tenha determinado profissional em seu quadro de funcionários. Além disso, se a empresa conta com uma equipe enxuta, é possível focar na parte criativa do desenvolvimento das peças, enquanto a facção desenvolve a parte operacional.
Diferenças entre confecção e facção de costura
Como você pode perceber, apesar de estarmos falando de dois negócios ligados à área da moda, as confecções e facções de costura são diferentes. Enquanto as confecções desenvolvem a parte criativa das peças, criando modelos e coleções, as facções executam a produção, dando forma às peças.
Ou seja, as facções costumam terceirizar processos de confecções que já tem uma marca e público consolidados, ficando responsáveis apenas pela parte de execução.
No entanto, caso seja de interesse da confecção, uma facção também pode atuar na modelagem de peças e desenvolvimento de estampas e bordados, por exemplo. Ou seja, quase todos os processos podem ser terceirizados, a depender das necessidades e preferências da confecção.
Outra diferença fundamental entre os dois modelos de negócios é que uma confecção normalmente trabalha com intenção de venda para o público final. Já uma facção tem como cliente as confecções, ou seja, trata-se de uma empresa que vende para outras empresas.
Se você trabalha em uma confecção de roupas, ou tem interesse nesse ramo, vai se interessar nos próximos tópicos do nosso conteúdo. Continue a leitura e veja dicas para acelerar cortes e evitar retrabalhos nas facções de costura.
Como acelerar cortes e evitar retrabalhos nas facções de costura
Uma facção de costura costuma ter a agenda lotada, e pode atender um ou mais clientes, a depender da demanda que consegue absorver. Portanto, estar atento aos processos envolvidos na produção das peças é essencial para garantir eficiência no trabalho e evitar problemas.
Por isso, preparamos algumas dicas para você acelerar o processo de cortes e evitar retrabalhos. Confira:
Sempre faça a Peça Piloto
Tenha uma peça piloto feita com os mesmos materiais da produção e com a mesma sequência operacional de costura a ser feita para o modelo planejado. A peça piloto serve de base para a produção.
Quando ela é desenvolvida, podem ser analisadas as costuras e tecidos, o caimento da peça, tempo de trabalho por operação de costura, entre outros fatores. Ou seja, ela é muito importante para que a produção seja assertiva e para dar andamento a precificação das peças.
Quando chegar a esta etapa e estiver trabalhando na sequência operacional das peças piloto, lembre-se que a quantidade de peças no lote que a facção irá costurar é muito maior do que o número que você está produzindo neste momento. A facção trabalha em formato de linha de produção e o modo de confeccionar uma peça ou uma quantidade pequena, nem sempre renderá igualmente quando você for confeccionar um lote de 1.000 peças, por exemplo.
Caso tenha alguma alteração na peça piloto, estude-a com cuidado. Faça testes e informe a facção, assim você evita retrabalhos. 80% das oficinas preferem ser guiadas pela peça piloto, então seja fiel a ela.
Seja detalhista e claro na Ficha Técnica
Em uma ficha técnica, devem estar descritos todos os detalhes da produção de uma peça. Desde o tipo de tecido utilizado, até as referências e os desenhos técnicos. O objetivo é sanar todas as dúvidas que possam ocorrer e acelerar ainda mais os processos.
Mas lembre-se que a ficha técnica e a peça piloto são itens complementares do processo de produção. Ou seja, na hora de entregar os materiais para a facção, repasse os dois itens!
Lembre-se dos Picks
Picks são as marcações que irão indicar onde as partes das peças devem ser unidas. Mostra também onde as etiquetas precisam ser colocadas ou onde os elásticos devem ser tensionados.
Portanto, solicite ao modelista ou ao setor de corte para ter atenção aos picks e realizar as marcações nas peças. Isso pode acelerar a produtividade, reduzir erros e auxiliar a costureira a manter um padrão de acabamento em todas as peças do lote.
Mini estoque é uma boa opção!
Um dos principais problemas enfrentados no dia a dia de facções, responsável por atrasar a produção é a falta de materiais. Portanto, organize um “mini estoque” e envie para a sua facção parceira um pequeno estoque das suas etiquetas e dos aviamentos necessários para confeccionar as peças da sua coleção.
Caso ocorra algum imprevisto durante a confecção das peças ou um equívoco na quantidade de materiais enviados junto ao lote, a facção não precisará aguardar a chegada do material complementar para dar continuidade a produção.
Trabalhe com checklist
Antes do envio dos materiais para a facção, realize um checklist interno. Nesse momento, confira se todos os cortes e aviamentos estão completos. E se você já reuniu todas as informações necessárias para a produção de peças de acordo com a modelagem. Isso evita paralisação das produções por falta de informação e agiliza os processos.
Forneça uma sequência de produção para as facções de costura
A facção é uma linha de produção e precisa ter um planejamento de serviços em andamentos frequentes. Portanto, para se ter mais rendimento na facção, forneça uma sequência de produção e opte por manter três lotes diferentes na linha de produção, um na máquina, outro na preparação e outro na espera.
Com essas dicas é possível tornar o trabalho mais ágil nas facções de costura, acelerando processos e evitando retrabalhos. Organização é a peça chave para que esse processo seja um sucesso.
Continue acompanhando nosso blog para ter acesso a mais conteúdos relacionados a área da confecção. Aqui, você entenderá qual a importância das fichas técnicas, como analisar a produtividade na sua confecção e muito mais!
Deixe um comentário