O mundo da moda está passando por diversas transformações e uma delas é a digitalização. Continue a leitura e saiba mais sobre moda digital!
Você já percebeu que alguns termos vêm ganhando destaque? É cada vez mais comum escutarmos ou lermos termos novos. Como é o caso das criptomoedas, metaverso e o NFT (token não fungível). Todos eles, apesar de serem novidades para a maioria de nós, têm uma relação: estão associados à imersão digital que vivenciamos.
Há alguns anos, vivemos uma digitalização. Esse fenômeno foi evidenciado com o uso constante dos computadores e celulares, que se tornaram essenciais para a realização de qualquer atividade.
Além disso, a pandemia também acelerou algumas transformações digitais. Como muitas relações e processos físicos foram reduzidos, mudanças relacionadas à digitalização de informações, que poderiam estar previstas para as próximas décadas, já estão acontecendo.
A sociedade como um todo está cada vez mais imersa no digital. Mas você sabe o que tudo isso tem a ver com a moda? Vamos te explicar! Como a moda pode ser entendida também como uma ferramenta de expressão, é natural que ela seja influenciada por grandes acontecimentos que afetam a sociedade em geral.
Em razão de tudo o que comentamos até aqui, surgiu a moda digital. Continue a leitura para entender mais sobre o assunto, que está ganhando cada vez mais destaque.
Moda digital: imersão digital no mundo da moda
A moda passa por constantes transformações e evoluções. Por exemplo, nos últimos anos houve um aumento muito considerável de tecidos tecnológicos — o que já mostrava a possibilidades de a moda se adaptar a um contexto cada vez mais tecnológico e digital.
A disponibilização de peças e modelos com um toque futurista e inovador em pixels, para que sejam apreciados ou feitas montagens através das telas dos smartphones ou dos computadores, tem ganhado muito espaço nas redes sociais e no mundo do design.
Com a imersão digital ainda mais acelerada, a moda está se adaptando novamente. Atualmente, já é possível encontrar influencers, roupas e coleções inteiramente digitais.
Diversos desfiles e feiras de moda, por exemplo, já estão migrando da realização presencial para serem divulgados e transmitidos de maneira on-line. Nesse modelo, os usuários podem comprar as peças ou conhecer novas tendências diretamente da transmissão.
Outro exemplo são as coleções totalmente digitais desenvolvidas por estilistas. Em vez de lançar a coleção física, as peças são divulgadas em desenhos do computador, em cenários virtuais.
Quais as vantagens de entrar nesse mercado
Um ponto muito importante na hora de pensar em novas peças e coleções é conhecer o seu público e entender o que ele está buscando. Por isso, é essencial estar de olho nas tendências em todos os setores, não apenas da moda.
Então, investir na imersão digital é uma forma de estar alinhada às novas expectativas do público-alvo e acompanhar a constante digitalização das coisas.
Um dos benefícios de aderir a criação de coleções digitais é a grande presença nas mídias sociais. Como essas roupas são elaboradas para uso exclusivo do meio virtual, as ações de divulgação das marcas nas redes são grandes. Dessa forma, conseguem atingir um público maior e, também, mais jovem.
Outro ponto positivo é que a moda digital é sustentável.Pois a criação não utiliza materiais e nem solta gases poluentes. O cliente pode comprar uma roupa digital para usar apenas uma vez, sem ocorrer o descarte físico da peça (fast fashion).
Para os estilistas, uma super vantagem: a criatividade também pode ser explorada na criação de modelos digitais. Criar modelos de roupas mais futuristas e elaboradas, sem limites de experimentos, é quase impossível no mundo real.
Como inserir a imersão digital na sua empresa de moda
A moda digital pode parecer uma grande novidade, mas já existem algumas marcas que trabalham exclusivamente com isso. Então, se você busca se adaptar a essa nova realidade de mercado, existem alguns pontos importantes que você pode considerar.
Roupas digitais
Já imaginou comprar um lindo vestido para usar apenas de forma digital? Isso já é realidade! A partir de 2020, o mundo passou por enormes transformações, potencializadas pela pandemia do Covid19. Com isso, as telas foram a principal forma de interação entre as pessoas, seja no trabalho ou entre amigos.
As pessoas não tinham mais festas ou eventos para participar e dificilmente saiam de casa por conta das políticas de isolamento. É natural que em períodos como esse, o consumo seja repensado.
Assim, com o uso de roupas virtuais surge a possibilidade de adquirir roupas para utilizar apenas digitalmente, como em uma reunião do Zoom, por exemplo. Ou também com o uso de realidade aumentada para incluir uma peça de roupa digital na sua produção.
Influenciadores e marcas em 3D
Apesar de ser um movimento relativamente recente, o ramo da moda digital vem se desenvolvendo constantemente. Atualmente existem grandes marcas que trabalham exclusivamente com peças digitais que podem ser comercializadas e customizadas.
Além disso, já existem também influenciadores puramente digitais. Como é o caso de Lil Miquela, primeira influenciadora digital, que surgiu no ano de 2016 e já conta com mais de 3 milhões de seguidores no Instagram.
Ou seja, agora, além das tradicionais influencers das redes sociais, as marcas podem e precisam adaptar suas produções também para o mundo virtual/digital.
Games e mundo da moda
Diversos jogos oferecem a possibilidade de você comprar “skins” para um personagem. Ou seja, você adquire “roupas” para seu personagem no jogo.
A lógica da moda digital se assemelha a isso, porém é uma discussão mais profunda. Neste caso, pode haver uma convergência entre o mundo real e o virtual, mesclando a moda com os games.
Tanto pela representação das pessoas nesse universo, com avatares, por exemplo, como pelo uso de elementos dos games na criação de moda. Além disso, o mundo dos games pode servir como ferramenta de divulgação da marca. Marcas de alta costura como a Balenciaga, já entraram no universo dos games, comercializando roupas digitais exclusivas.
Para você adaptar a sua produção, pode apostar no uso de aviamentos relacionados a esse universo, como o IMM Game On 30. Este elástico foi desenvolvido com inspiração no universo dos jogos e é perfeito para ser aplicado em peças do público infanto-juvenil.
Mercado das roupas digitais e sustentabilidade
O processo de produção de uma peça de roupa envolve uma série de etapas, desde o croqui até sua concepção final. Neste processo, é grande o uso de tecidos e também a necessidade de ajustes.
Isso pode gerar muito desperdício de material. No entanto, atualmente já é possível utilizar as mesmas técnicas adotadas na produção da moda digital, para a criação de peças físicas.
Assim, a moda digital e as tecnologias empregadas na sua criação também podem ser uma alternativa para um mercado têxtil mais sustentável. Pois, empregando essas técnicas, é possível realizar toda a parte da modelagem de forma digital. E usar tecidos apenas na criação das peças pilotos e na produção final.
Apesar de parecer ainda um pouco distante, a tendência é que a moda digital ocupe cada vez mais espaço. E a sua marca, está preparada para isso? Para ficar por dentro das principais tendências do universo têxtil, continue acompanhando o nosso blog!
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