Quer abrir uma loja de armarinho e aviamentos, mas não sabe por onde começar? Confira neste artigo dicas essenciais para criar o seu negócio.
Empreender é a chave para realizar o sonho de ter o próprio negócio e trabalhar com aquilo que se ama. E, no mundo têxtil, existem muitas possibilidades para empreender.
Um ramo de atividades que vem se adaptando às mudanças aceleradas que estamos passando é o de armarinho e aviamentos. Muito tradicional, é uma atividade comercial antiga, da época em que as pessoas faziam suas roupas em casa.
Na matéria de hoje, vamos falar sobre o mercado de armarinho e aviamentos, e também dos passos chaves para abrir sua própria loja. Continue a leitura!
Como é o mercado de armarinho e aviamentos?
Naturalmente, com as muitas mudanças que vivenciamos nos últimos anos, este mercado também precisou se adaptar. Se antes era comum que as mulheres da família costurassem e fizessem pequenos ajustes em casa, agora as roupas são compradas em lojas, já prontas, mas a diversificação dos produtos oferecidos foi uma das saídas encontradas, que faz o setor se manter forte.
Hoje, é possível encontrar produtos para confecção e ajustes, artesanato, patchwork, bijuterias, crochê, tricô, bordado e todo tipo de customização. Nesse contexto, se você se interessa por esse mercado, confira os principais pontos-chave para investir no setor e abrir a sua própria loja.
Passos-chaves para abrir sua lojinha
O mercado de aviamentos vem crescendo a cada dia. Toda semana são novidades e lançamentos que mantém o comércio aquecido. Porém, é importante considerar alguns itens na hora da decisão do investimento. Saiba como montar um armarinho:
Análise a viabilidade do negócio
Como é o mercado e foco das indústrias na sua cidade? Você precisa entender se existe demanda pelos produtos e também como é a concorrência, e aqui não falo apenas de outras lojas do setor. Supermercados e papelarias, por exemplo, também costumam vender esse tipo de produto.
Outro ponto importante é saber se, na cidade, existem cursos de corte e costura ou confecções menores e facções que podem se tornar clientes.
Escolha com atenção o seu ponto comercial
Aqui o grande segredo é abrir a sua loja em um local que esteja adequado ao seu mercado e ao público-alvo. Outro fator que deve ser considerado é a facilidade de acesso à loja, à disponibilidade de estacionamento e também a passagem de transporte público próximo ao local.
Além disso, o local escolhido deve atender as necessidades do negócio, com espaço adequado para o armazenamento, exposição dos produtos e o atendimento ao cliente.
E, antes de decidir por alugar ou comprar um local, informe-se com os setores necessários sobre o prédio pretendido. Saiba se a construção é regularizada e se permite atividades comerciais, por exemplo.
Formalização de abertura da empresa
Este ponto também é de extrema importância se você pensa em empreender. Você pode optar por um MEI, microempreendedor individual, ou por um CNPJ. Em ambos os casos, informe-se sobre a legislação da cidade e do Estado e entenda sobre os impostos que devem ser recolhidos. Neste momento, conte com um contador, profissional qualificado para te auxiliar no processo de constituição da empresa.
Onde abrir o meu MEI/CNPJ?
Quanto ao local para abrir o MEI ou CNPJ, as opções variam de acordo com a atividade, o porte da empresa e as preferências do empreendedor. O Portal do Empreendedor, site oficial do governo federal, oferece uma maneira simples e gratuita de realizar a inscrição, obter o CNPJ, emitir notas fiscais, pagar o DAS e cumprir outras obrigações, desde que os requisitos da categoria sejam atendidos.
Outra opção é buscar o apoio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), uma entidade que fornece orientação e suporte aos empreendedores. O Sebrae disponibiliza consultores para auxiliar na abertura do MEI ou CNPJ, esclarecer dúvidas, oferecer cursos e acesso a diversos serviços por meio de suas plataformas online ou canais de comunicação.
Uma alternativa prática e conveniente é a contabilidade online, um serviço que lida com toda a burocracia envolvida na abertura do MEI ou CNPJ. Empresas especializadas, como a Contabilizei, oferecem planos acessíveis e atendimento personalizado, além de benefícios como emissão de notas fiscais, declaração anual e assessoria contábil e fiscal. Essa abordagem permite que o empreendedor realize o processo de formalização sem sair de casa.
Diante dessas opções, é possível escolher aquela que melhor se adapta às necessidades e expectativas individuais. O importante é buscar informações, seguir os trâmites legais e contar com profissionais qualificados para garantir uma abertura de empresa bem-sucedida.
Estrutura da loja de armarinho e aviamentos
Agora que toda a parte burocrática está resolvida, e você já escolheu o seu ponto comercial, é hora de deixar a loja com a sua cara. É necessário considerar que toda a estrutura da loja pode influenciar numa decisão de compra.
Portanto, o ambiente deve ser agradável tanto para funcionários como para clientes, com produtos bem organizados e fáceis de encontrar. Busque inovar no layout para criar uma experiência diferenciada, isso surpreenderá o cliente e o fará lembrar da sua loja quando precisar comprar o produto novamente.
Atendimento de qualidade é item obrigatório
Já se foi o tempo em que atender bem era um diferencial, hoje, isso é obrigação. Afinal, quando você vai em uma loja para comprar algo, com certeza quer ser bem atendido, não é? E assim também serão os seus clientes.
Tenha um atendimento de qualidade, com uma equipe disposta a ouvir e entender as necessidades dos clientes. Assim como a estrutura da loja será importante para criar a melhor experiência aos seus clientes, uma venda consultiva também fará toda a diferença no momento de fidelizar o seu cliente.
Conte com fornecedores eficientes e gerencie o estoque
Uma loja de armarinho e aviamentos deve fornecer uma ampla variedade de produtos. E, por isso, gerenciar o estoque pode ser um desafio. É preciso manter um equilíbrio entre a oferta e a demanda.
Se os clientes não encontrarem o que procuram, isso pode afastá-los. Mas, ter muitos produtos em estoque pode significar uma grande quantia de dinheiro parado. Confira aqui nossas dicas para evitar o estoque parado.
Uma dica importante, é oferecer praticidade aos seus clientes para aumentar suas vendas. No momento da compra com seu fornecedor, faça seu pedido pensando em kits de aviamentos, adquirindo os modelos de produtos necessários para confeccionar uma peça completa. Assim o cliente encontrará tudo o que precisa na sua loja.
Conte com fornecedores ágeis para que você consiga ter disponíveis os aviamentos necessários. Nós, da Zanotti trabalhamos com um mix completo de produtos que podem ser utilizados na confecção, no artesanato e até na indústria automotiva. No nosso catálogo 2024 você confere todos os produtos disponíveis.
Divulgue sua loja de armarinho e aviamentos
Você já abriu seu ponto de vendas, tem a estrutura da loja organizada, e conta com bons fornecedores, o que falta para conseguir clientes? A divulgação pode ser o segredo. As pessoas precisam saber que sua loja existe e que tipo de produtos fornece.
Para divulgar sua loja de armarinho e aviamentos, você pode usar diferentes estratégias de marketing digital, como:
Site e blog
Crie um site ou um blog para a sua loja, onde você pode mostrar os seus produtos, os seus diferenciais, os seus preços, as suas formas de pagamento e de entrega, os seus contatos.
Você também pode usar o seu site ou blog para publicar conteúdos relevantes e interessantes para o seu público-alvo, como dicas, tutoriais, inspirações, tendências e novidades.
Redes sociais
Use as redes sociais para interagir com os seus potenciais clientes, compartilhar os seus conteúdos, divulgar as suas promoções e receber feedbacks.
Além disso, você pode usar plataformas como Facebook, Instagram, Pinterest e YouTube. Escolha as redes sociais que mais se adequam ao seu nicho e ao seu perfil de cliente.
Anúncios pagos
Considere investir em anúncios pagos, utilizando plataformas como o Google Ads, o Facebook Ads, o Instagram Ads, etc. para criar campanhas segmentadas e personalizadas para o seu público-alvo, de acordo com os seus objetivos, o seu orçamento e o seu retorno sobre o investimento.
Email-marketing
Aproveite o poder do e-mail marketing para se comunicar com os seus clientes e leads, enviando newsletters, ofertas, lançamentos, lembretes. Use ferramentas como o Mailchimp, Sendinblue e o ActiveCampaign para criar e gerenciar as suas listas de e-mail, seus formulários de inscrição, seus templates e os seus disparos.
Fidelidade e indicação
Crie um programa de fidelidade ou de indicação para recompensar os seus clientes fiéis e incentivar novas compras e recomendações. Por exemplo, você pode oferecer descontos, brindes, pontos e cupons para os seus clientes que comprarem mais vezes, que indicarem amigos e que avaliarem os seus produtos.
Essas são algumas formas de divulgar a sua loja de armarinho e aviamentos e atrair mais clientes para o seu negócio. Lembre-se de acompanhar os resultados das suas ações de marketing e de testar novas ideias para melhorar o seu desempenho.
Por fim, agora que você já tem um passo a passo para abrir o seu próprio negócio, é momento de arregaçar as mangas e fazer acontecer! Conte com a gente para o fornecimento de produtos de alta qualidade para o seu negócio, entre em contato conosco e saiba mais.
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