Entender o consumidor do futuro 2023 é uma forma de planejar e definir estratégias de mercado. Saiba como preparar o seu negócio.
Vindo de um período de pandemia, o consumidor do futuro 2023 está preocupado com questões sociais, ambientais e de tecnologia. Enquanto 2020 e 2021 foram anos para se reinventar, as empresas agora procuram por novas oportunidades neste momento de retomada.
A percepção do consumidor mudou em relação a produtos e experiências. Agora, a prioridade foi redefinida e todos devem estar atentos aos hábitos de compra. Os “novos” clientes estão divididos em quatro grupos principais, conforme os parágrafos abaixo.
Os preditores tem como traço o foco nas ações, buscam soluções, bem como serviços simples e certos. Enquanto isso, os novos românticos focam na melhoria de vida, criam laços emocionais, se interessam por sustentabilidade, valores, saúde corporal e emocional.
Pessoas do grupo condutores fazem várias coisas ao mesmo tempo e desejam flexibilidade. Por fim, os impossíveis têm foco em temas sociais e de saúde mental, voltados para o bem-estar.
Saiba mais sobre o consumidor do futuro 2023 e entenda como preparar o seu negócio!
O futuro é logo ali
A pandemia lentamente está ficando para trás, mas todos foram atingidos pela mesma. Há uma nova forma de ver o mundo, o lar foi ressignificado, propriedades foram redefinidas. O relacionamento com as coisas, não apenas as pessoas, também mudou. O consumidor do futuro tem uma nova cara.
Se as mudanças estão afetando o mercado como um todo, quem vive no mundo da moda deve ter uma sensibilidade a mais. Não é apenas uma questão de seguir novas regras, novos rumos, mas de entender o que o consumidor do futuro realmente quer.
Em muitos casos é preciso ter percepção do tempo, construir uma nova identidade de marca, redefinir valores, processos e estratégias. Muito do que foi não serve mais, mas para compreender isso, é preciso estudo, paciência, empatia e atenção.
O alinhamento com o consumidor do futuro requer flexibilidade, conexão humana e conectividade, sempre com o uso da tecnologia em favor da sustentabilidade.
É preciso antecipar-se e pensar em estratégias para não ser surpreendido pela nova realidade. Analisar o comportamento do consumidor e estar atento às conversas e percepções é importante neste processo.
Momento de transição rumo ao consumidor do futuro 2023
2023 parece distante, mas carrega promissoras mudanças na forma de consumo, novas visões de gestão de estratégias de marca, e uma moda colaborativa espelhada em um comportamento consciente e inteligente em questões sociais e ecológicas.
Nos últimos dois anos, a nossa percepção como consumidores entrou em um processo de transformação. Redefinimos nossas prioridades e adaptamos nosso tempo e nossa vida ao momento. Para alguns a pandemia foi um momento de roubo da liberdade e de fadiga emocional. Mas, para outros, um momento de inovação, reflexão e mudanças.
O que não podemos ignorar são as grandes lições tiradas neste período. Grandes marcas reconstruíram seus conceitos e adotaram um novo padrão.
As estratégias mudaram de foco, foram criados novos conceitos de descontos e novas maneiras de fidelizar o cliente, de uma forma que ele se sinta próximo a marca. Ainda é importante desenvolver serviços e iniciativas que criem laços emocionais com o consumidor do futuro.
Novas experiências de vendas serão um ponto forte a favor das marcas, em função de que o cliente se acostumou com o atendimento virtual, onde a facilidade e a experiência de compra era favorável.
Tendências do consumidor do futuro
O primeiro traço do perfil do consumidor do futuro 2023 é a compra por meios digitais. Apesar de diferente do comércio presencial, o mercado eletrônico oferece um atendimento pessoal com várias experiências aos usuários, por ser prático, de fácil acesso e hoje uma das opções mais usadas.
Um fator muito importante nesta nova era é gerar confiança, já que eles estão em busca da verdade. Assim, com novas formas de segurança do usuário, com proteção dos dados digitais, e com o público mais interessado, conquistar clientes por meio da segurança é essencial.
Como abordar este novo cliente?
Conhecer muito bem o cliente é o primeiro passo para entender quem é o consumidor do futuro. Então, a era digital é a da verdade e da transparência. Portanto, para uma relação de verdade é preciso:
- Entender o perfil do cliente;
- Prestar atendimento pessoal para cada caso;
- Atender as necessidades e manter o cliente próximo;
- Apresentar a marca, os valores e objetivos;
- Observar as tendências do mercado;
Conquistar um cliente não é uma tarefa fácil e a empresa precisa investir em promoções atrativas para fidelizar este cliente. Dessa mesma forma, o atendimento único mantém um cliente. Quanto mais íntima for, mais possibilidade de aproximação.
Como lidar com este novo cliente?
Seja quem for este novo cliente, com certeza vai mudar o mercado. Assim, é bom se preparar, pois esta é uma geração importante, que tem um perfil muito mais engajado para comprar do que hoje. Portanto, é importante conhecê-lo e entender suas prioridades como cliente.
Para conhecer seu cliente e personalizar seu atendimento, você pode investir em ferramentas de CRM, por exemplo. Assim, fica mais fácil armazenar as informações e os dados que podem ajudar na conversa com ele.
Aplicar estratégias de cross selling também é relevante, pois entendendo o perfil do cliente, você pode ofertar outros produtos que podem acrescentar na sua experiência de compra.
O treinamento do seu time de vendas é indispensável para que todos os processos deem certo. Invista em pós-vendas e em uma equipe qualificada para que os clientes se sintam bem no momento da efetivação da compra.
Sincronizando estratégias e tendências
Mais do que conhecer, é preciso compreender os diversos perfis que compõem o consumidor do futuro 2023. Qual deles é a base do seu público-alvo? Qual a melhor abordagem para atingir suas dores e necessidades? Como traduzir em roupas seus anseios, em um mundo em mutação cada vez mais rápida? Como alinhar a sua estratégia de identificação de marca com as novas tendências?
Todos estes aspectos precisam ser respondidos nas pesquisas de moda das próximas coleções. Eles ajudarão a criar e direcionar ações de engajamento criando diferenciais que aumentarão a identificação e consequentemente a fidelização dos clientes.
Com essas pesquisas e sempre antenado em tendências, você consegue planejar lançamentos de acordo com os gostos dos consumidores da sua marca. Investir em lançamentos de qualidade e dentro da moda é uma das chaves para o sucesso, sempre pensando no consumidor do futuro 2023.
Prepare-se: o novo chega amanhã
Empresários precisam estudar o mercado e se adaptar à nova forma de consumir. A pandemia trouxe uma outra forma de ver o mundo, as pessoas e os produtos.
A forma de compra mudou e as aquisições on-line aumentaram significativamente. Quem não se adaptar nesta modalidade, terá muita dificuldade em se manter em destaque em um cenário tão competitivo como o universo têxtil.
Trabalhar estratégias mais assertivas para apresentar as tendências e novidades das coleções, é o que deve ser pensado primeiro. O perfil dos clientes mudou e a adaptação a este novo momento precisa acompanhar.
Pense: o que eu posso fazer para despertar o interesse do cliente na minha marca? 2023 é logo ali, mostre a tua cara. Cresça e apareça.
Quer um auxílio para entender as principais tendências de moda das próximas estações? Nós preparamos um material completo, com 4 linhas de estilo, looks de inspiração, moodboards, moldes e muito mais. Clique no banner e baixe gratuitamente.
Deixe um comentário