Profissional de moda fazendo anotações para gerenciamento de redes sociais

Gerenciamento de redes sociais: dicas para marcas de moda

16 maio, 2022


9 min (tempo estimado de leitura)

O gerenciamento de redes sociais envolve muito mais do que fazer postagens. Confira dicas para ter sucesso na estratégia da sua marca de moda.

Ter um espaço consolidado na internet se tornou indispensável para muitas empresas e marcas. É o local para divulgar seus produtos, vender mais e fidelizar clientes

Um bom gerenciamento de redes sociais pode trazer diversos benefícios. Entre eles, melhorar o relacionamento com o seu cliente, gerar credibilidade e autoridade dentro da sua área de atuação. 

Mas, para conquistar tudo isso é preciso ter uma estratégia bem estruturada para aproveitar melhor esses canais. Continue a leitura e confira nossas dicas de gerenciamento de redes sociais. 

Mantenha suas redes sociais atualizadas

Estar com as redes sociais atualizadas é fundamental. Afinal, o seu perfil no Instagram, Facebook ou qualquer outra rede social pode servir também como local de avaliação pelos clientes e possíveis clientes. 

Imagine que uma pessoa encontrou seu perfil de moda íntima e quer saber mais sobre os produtos que você comercializa. É importante fazer o gerenciamento de redes sociais de forma correta. Como ter atualizações recentes, fotos, dicas e informações atualizadas para que essa visita se converta em vendas e faça com que esse cliente se torne um seguidor fiel de suas redes. 

Por isso, frisamos a importância em manter as redes sociais atualizadas, independentemente do tamanho da sua empresa. Pois conquistar novos clientes a cada dia é essencial para garantir a saúde financeira da sua marca.

Dicas de como fazer o gerenciamento de redes sociais

Manter os perfis atualizados é só o primeiro passo. Um bom gerenciamento de redes sociais depende de várias ações importantes e efetivas. Para isso, é preciso ter em mãos muito conhecimento sobre seu público, as necessidades deles e, claro, o seu objetivo com as redes sociais. 

A partir disso, é possível traçar uma estratégia eficiente e adequada para o seu negócio. A seguir, apresentamos um checklist para te orientar a um bom gerenciamento.

Antes de preparar um conteúdo, estude seu público-alvo 

Saber para quem se está criando é o primeiro passo na hora de elaborar uma postagem. Você precisa conhecer sua base de seguidores – que pode ser diferente da base de clientes. 

Portanto, é necessário que você conheça a diferença das pessoas que te seguem e qual tipo de conteúdo esperam do seu negócio/marca para que sejam convencidos a comprar. Também é preciso conhecer o cliente que já está comprando com você e o que ele busca saber dos produtos ou serviços que você oferece.

A partir disso, terá mais clareza para entender o que ele espera da sua marca e como pretende se comunicar com ela. O que é certo: Fazer reels ou stories? Posts longos ou curtos? Optar por fotos bem produzidas ou mais naturais? 

Só entendendo e conhecendo os gostos característicos do seu público e trabalhando de forma alinhada com o objetivo para as redes sociais da marca, será possível entender qual é a melhor forma de comunicação. 

Independente do comentário, não deixe seu usuário sem resposta

É natural que com o crescimento da sua empresa – principalmente digital – você receba alguns comentários e mensagens em seus perfis de rede sociais. Esses contatos podem ser para perguntar o preço de determinado produto. Ainda querem saber sobre os tamanhos disponíveis, formas de envio ou mesmo deixar um elogio ou ponto de melhoria. 

Independentemente do tipo de interação, não deixe o usuário sem resposta. Responda tanto os comentários positivos quanto negativos. É de responsabilidade da sua empresa mostrar preocupação com o cliente e dar uma satisfação caso algo não tenha saído como deveria.

É significativo fazer com que ele se sinta acolhido pela sua empresa e equipe e indispensável sanar suas dúvidas – até por que isso aumenta a experiência do cliente.

Preste um bom atendimento independente do canal de vendas

Se mantenha “ligado” a tudo o que se fala a respeito da sua marca. Mas além disso, seja coerente no tipo de atendimento prestado on e offline. Ou seja: se o seu cliente tem um atendimento ótimo na loja física, foque em trazer essa mesma experiência no modo online.

Sabemos que a experiência do cliente hoje é um dos fatores mais relevantes para que a decisão de compra aconteça, por isso, sempre pense no que você pode agregar a ele – tanto na de modo físico, quanto online – por exemplo.

Ofereça algo que só sua marca terá e que seu cliente vai lembrar de você por isso, desde um atendimento diferenciado ao que você somará a ele.

Tenha uma estratégia de conteúdos

Que tipos de conteúdo serão divulgados na sua rede social? Primeiramente defina sobre o que você quer falar, mostrar e como será sua comunicação. Você pode utilizá-la como canal de atendimento ao cliente, produzir materiais informativos, focar em vendas, apresentar seus produtos. As possibilidades são inúmeras. 

E para cada uma dessas propostas, a estratégia de conteúdos é diferente. Por isso, defina qual será a estratégia que mais combina com seu público e sua marca, e crie um cronograma de postagens sempre tendo em mente os resultados pretendidos.

Usar aplicativos de planejamento e organização também pode ajudar, assim crie um calendário para datas de postagens que possa te auxiliar a criar estratégias e conteúdos.

Profissional de marketing fazendo gerenciamento de redes sociais pelo celular

Explore as datas comemorativas importantes para sua marca

Independente do seu nicho de mercado, com certeza algumas datas comemorativas são importantes. Defina com cuidado as datas que você pode trabalhar levando em consideração o seu produto, afinal, você pode através delas criar uma estratégia de venda ímpar e lucrar muito mais.

Portanto, faça essa escolha considerando o seu público alvo. Por exemplo você não vai utilizar de uma estratégia de campanha para vender para o dia das mães se seu produto é apenas masculino. Porém, se não puder fazer, considere parabenizar, seus clientes esperam isso da sua marca.

Assim, repense nas datas comemorativas como uma possibilidade de venda, analise os melhores períodos para os negócios e também o posicionamento da sua empresa. 

Tenha atenção a comunicação visual da sua marca

Seus posts não precisam ser todos iguais – em conteúdo ou visualmente. Mas manter as principais características da sua marca, como cor, elementos, fonte e tipos de imagens é uma das formas de ter sucesso com a identidade visual.

Ao usar sempre os mesmos elementos gráficos, você facilita o reconhecimento da sua empresa pelo público e reforça o posicionamento e comunicação visual da sua marca. Desta forma, o seu negócio será lembrado mais facilmente.

Fale a linguagem do seu público

Nunca é demais reforçar a importância de conhecer o seu público. É preciso que toda a sua estratégia de comunicação converse com a audiência desejada. De nada adianta usar diversas gírias e expressões se você atende um cliente que busca mais formalidade, entende? 

Essa comunicação pode ser reconhecida também pelo tipo de produto que você vende. Se for um produto que traz consigo um viés e essência divertida, você pode utilizar em sua linguagem algo que seja atrelado, do mesmo modo, ao contrário.

Então, faça essa análise, considere a essência do seu público e seu lifestyle e desenvolva uma comunicação autêntica.

Mulher observando reações de seguidores através do gerenciamento de redes sociais

Envolva seus seguidores em lives

Se você ainda não fez vídeos e lives nas suas contas de redes sociais, especialmente no instagram, agora é o momento de se preparar e colocar as mãos na massa. Estas ferramentas são excelentes para o engajamento de público, principalmente envolvendo seus seguidores. 

Pense nas lives como forma de encantar e cativar as pessoas que seguem seu perfil de forma orgânica, promovendo a fidelização de quem já é seu cliente e conquistando ainda mais clientes para sua empresa.

Também uma das possibilidades que vem crescendo e ganhando cada vez mais espaço e que você pode aderir é promover as vendas, através das lives commerce. 

Com todas essas dicas, você está pronto para fazer um ótimo gerenciamento de redes sociais. Lembre-se que esse é um trabalho constante, que precisa de dedicação e também de atualização ao longo do tempo. Afinal, essas plataformas recebem novidades todos os dias e você precisa estar atualizado para se destacar perante seus concorrentes.

Para saber mais sobre este e outros assuntos, continue acompanhando nosso blog


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