Entender as macrotendências é essencial para a criação de coleções de sucesso e que conversem com seu público-alvo. Continue a leitura e saiba mais!
Você já parou para se perguntar o que o público espera sobre o lançamento de uma nova coleção de moda? As coleções começam a ser pensadas e desenhadas muito antes da comercialização das peças. E para acertar nos modelos e nas expectativas dos clientes, é necessário ficar de olho na macrotendência.
As macrotendências transmitem as inclinações sociais em todos os aspectos, desde a decoração, até a moda e a economia. Por isso, elas têm grande influência na cadeia de produção e consumo. Para estar sempre atualizado nas criações das suas peças, seguir as dicas e inspirações das macros é essencial.
Para te ajudar nessa questão, trouxemos esse conteúdo para falar mais sobre as macrotendências e sua importância. Além disso, vamos explicar como elas podem ser aplicadas na criação da sua coleção. Continue a leitura e confira!
O que é macrotendência?
As macrotendências dão origem às tendências e são definidas com muita pesquisa e análise, com base em referências e aspectos culturais, sociais e econômicos de todo o mundo.
Para você entender… antes da definição do que vai fazer sucesso na próxima estação, ou daquela peça que todo mundo vai querer, existe um longo caminho. Especialistas estudam referências globais que impactam o comportamento, consumo, a economia, enfim, a sociedade como um todo.
Ou seja, as macrotendências são resultado da análise de grandes movimentos socioculturais, e tem um período de influência mais longo. Essas ondas costumam “durar” cerca de 10 anos, permeiam a sociedade por mais tempo. Como são reflexo de comportamentos e movimentos de mudanças sociais, impactam em toda a cadeia de consumo, o que inclui a moda.
Como surgem as macrotendências?
macrotendências. Especialistas analisam a sociedade e identificam hábitos de consumo, comportamentos, posicionamentos e muitos outros aspectos que podem ter influência na vida social e econômica.
Por meio desses estudos e análises é possível identificar certos padrões. Com base no contexto histórico, socioeconômico e cultural avaliado, os especialistas conseguem prever decisões que as pessoas estarão inclinadas a tomar em um período próximo. Como afetam diretamente nos hábitos de consumo das pessoas, também podem ser conhecidas como tendência de fundo.
Normalmente, essas análises ocorrem com uma antecedência média de dois a três anos. No entanto, as macrotendências podem perdurar por uma década ou mais. Assim, é possível usar as macrotendências como inspiração e direcionamento para a criação e lançamento de produtos no momento em que as pessoas irão buscar por isso.
Qual a importância das previsões de macrotendências para a moda?
As macrotendências se baseiam em comportamentos e hábitos de consumo, entre outras coisas. Portanto, conseguem transmitir de forma assertiva as inclinações da sociedade e tópicos que estarão em alta em alguns anos.
E, considerando que o processo de produção de uma coleção de moda é planejado com antecedência de, pelo menos, alguns meses, entender as macrotendências é essencial.
Afinal, elas impactam diretamente na criação de novos produtos e norteiam toda a cadeia da indústria têxtil. Portanto, as macrotendências podem ser consideradas os pilares para o desenvolvimento de todo o segmento.
Entre as macrotendências que podemos visualizar neste momento, estão a sustentabilidade, tecnologia, feminismo e o genderless (unissex). Ou seja, é a partir desses tópicos que são definidas das tendências vistas nas vitrines.
Macrotendência X tendências: qual a diferença?
Como o próprio nome diz, a macrotendência representa tendências maiores. Ou seja, que influenciam de forma mais abrangente toda a sociedade. Incluindo a cadeia de produção e consumo de moda.
Neste sentido, as tendências são a forma como as macrotendências chegam ao consumidor. São a influência exercida na sociedade no dia a dia, a forma mais palpável de apresentar as tendências globais aos consumidores.
Ou seja, a tendência é a forma que a macrotendência adquire para ser disponibilizada ao público consumidor, inclusive de forma mais comercial. Pode ser, por exemplo, um tecido, um determinado tipo de peça, entre outras coisas. Além disso, tem duração um pouco menor, com um ciclo que dura em média três anos.
Como transformar o conteúdo das macrotendências em produtos de moda?
Mencionamos no tópico anterior que as tendências são a forma mais comercial pela qual as macrotendências chegam até o consumidor. E isso não é só na moda.
Em todo o contexto social, desde o celular do momento, até a série que está todo mundo assistindo, podemos identificar tendências. São assuntos que ganham destaque pontual, com duração de alguns anos, e que influenciam mais diretamente o dia a dia da sociedade.
Por exemplo, entre as macrotendências atuais temos a sustentabilidade. Como isso chega aos consumidores? Por meio de tendências como o handmade (peças feitas à mão) e o craftcore, por exemplo.
É dessa forma que o conteúdo das macrotendências pode ser transformado em produto de moda. Por meio da análise do seu público-alvo é possível entender o que faz mais sentido para ele, e o que ele está buscando no momento. Assim, você consegue produzir peças que tenham ligação com as macrotendências. Que possuem impacto mais global, e adaptar a produção para a realidade de determinado grupo de pessoas, por exemplo.
Outro ponto relevante é que, como as macrotendências se baseiam em pesquisa social e econômica, mudanças inesperadas na sociedade — como é o caso da pandemia do Covid — podem impactar nisso. Desta forma, tendências que estavam previstas para se concretizarem em alguns anos podem ser antecipadas.
Portanto, pesquisa e estudo são essenciais para identificar o que estará em pauta na sociedade ao longo dos anos. Desta forma, é possível trabalhar de maneira mais assertiva, com orientação, na criação de suas coleções.
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