Definir o público-alvo é essencial para garantir o sucesso de uma coleção de moda. Entenda o conceito, e saiba como definir seu público!
Tecidos, aviamentos, modelos, croquis, prazos…. É tanta coisa para se preocupar quando pensamos no lançamento de uma coleção! Mas a lista não para por aí. Além de todos esses detalhes referentes a criação e produção das peças, também temos um outro fator muito importante: o público alvo!
Conhecer o público-alvo da sua empresa é essencial para criar peças assertivas, que estejam de acordo com as necessidades e desejos dos clientes.
Pensando na importância desse assunto, preparamos esse conteúdo pra você entender mais sobre público-alvo, por que ele é importante e também saber como definir o seu. Continue a leitura!
O que é público-alvo?
O público-alvo pode ser definido como um conjunto de pessoas com características semelhantes, que podem ter interesse em seus produtos ou serviços. As pessoas que se enquadram no perfil do seu público-alvo farão parte de uma determinada faixa etária, gênero e terão gostos, práticas e preferências em comum.
Você também pode considerar localização, caso sua distribuição seja mais regionalizada. Além disso, pode levar em conta outros aspectos, como a média de renda do público e suas atividades diárias.
Resumidamente, quando traçar o perfil do seu público-alvo você deverá saber para quem está produzindo. E precisa ter isso em mente na hora da criação das peças e em todo o desenvolvimento da coleção.
Como exemplo de perfil público-alvo resumido para uma marca de moda feminina jovem de Santa Catarina, temos: mulheres, de 20 a 40 anos, com renda média de R$3.500,00, que residem em Florianópolis, se interessam por moda e tendências e buscam peças com estilo descontraído.
Qual a importância do público-alvo?
Como mencionamos, o público é um grupo de pessoas com perfis semelhantes que podem ter interesse em seus produtos.
Pense comigo: se você está produzindo uma coleção de moda esportiva, deve considerar qual o público que você terá interesse em atingir. Isso para que toda a coleção seja desenvolvida de forma assertiva.
Qual é o seu perfil de cliente ideal? Para quem você deseja vender? Saber a resposta para essas perguntas é essencial. Assim, é possível criar estratégias e ações de marketing visando os potenciais clientes.
Além disso, quando você não tem seu público-alvo definido, pode acabar criando peças sem um direcionamento. E assim, entregar um produto que não atende as necessidades e desejos dos clientes.
Como definir um público-alvo
Para que você possa fazer uma definição assertiva do público-alvo da sua empresa, o primeiro passo é reunir muita informação. É importante você saber quem você busca atingir, para que tipo de consumidor você deseja vender.
Também é importante conversar com seu público atual, saber mais sobre o que eles buscam em um produto de moda, quais problemas o produto precisa resolver e quanto eles estão dispostos a pagar para isso. Uma dica interessante é elaborar um pequeno questionário com os pontos-chaves da pesquisa e sair a campo para observar seu público e coletar informações.
A partir dessas informações, você consegue ter mais clareza sobre qual a faixa etária do público, qual sua condição financeira, escolaridade, gostos, preferências e necessidades. Após essas definições você terá um direcionamento para aprofundar a pesquisa e também buscar dados do mercado para saber mais sobre o segmento.
Quais os benefícios de definir um público-alvo durante o desenvolvimento da coleção
Toda coleção de moda tem um conceito em sua criação. E esse conceito precisa ser repassado por meio das ações para sua divulgação. Então, um dos pontos cruciais de se definir um bom público-alvo durante o desenvolvimento da coleção é traçar uma “linha de comunicação” que converse com o público que você pretende atingir.
Ou seja, não adianta usar gírias, se seu público é mais formal, por exemplo. Também, não adianta usar uma paleta de cores super colorida e divulgar a nova coleção apenas no Facebook, se o seu público interage mais no Instagram e prefere tons sóbrios e clássicos.
Está entendendo? Quando temos um público-alvo bem definido, todas as nossas estratégias, desde a escolha das peças, até a divulgação da coleção e as vendas podem ser alinhadas para que atinjam o objetivo proposto.
Além disso, se você trabalha com estratégias de marketing digital, e usa as redes sociais para vender, saber qual é o seu público alvo é primordial. Pense que você investe em mídia paga. Ou seja, cria anúncios e patrocina conteúdos com o objetivo de aumentar as vendas e o reconhecimento de marca.
É necessário que você saiba exatamente para quem você precisa direcionar esses anúncios. Deve conhecer o perfil e os interesses das pessoas. Caso contrário você corre risco de desperdiçar tempo e dinheiro, não atingindo os resultados desejados.
Quando você atingir o público-alvo através da comunicação, é importante que o produto que sua marca esteja oferecendo atenda as expectativas e necessidades dos clientes em potencial. E é aqui que um perfil bem traçado e com o maior número de informações possível durante a etapa de pesquisa no desenvolvimento de uma coleção faz toda a diferença!
Se sua coleção foi desenvolvida com modelos que foram criados com base nas informações coletadas, quando a comunicação sobre a sua coleção atinge o público-alvo as chances de que o cliente tome a decisão de compra aumentam significativamente.
Diferenças entre Público Quente e Público Frio
Falando agora sobre as estratégias de marketing digital que podem ser utilizadas na divulgação da sua coleção, mencionamos os anúncios nas redes sociais. É importante saber que, nesses casos, é realizada uma separação em dois públicos diferentes: temos público quente e público frio.
O público quente é aquele que já teve contato com sua empresa, conhece o negócio e os produtos, interage em publicações e, possivelmente, já comprou algum produto. Ou seja, se comunique com mais intimidade, trate-os como alguém conhecido ou, se o perfil permitir, como um grande amigo.
Já o público frio é aquele que tem as características do seu público-alvo, mas ainda não conhece sua empresa e os produtos que você oferece. Nesses casos é preciso ter uma abordagem mais lenta. Você precisa fornecer conteúdos iniciais mais atrativos para chamar esse público e cativá-lo devagar para construir um relacionamento. Portanto, é preciso pensar em ações diferentes para cada estágio de maturação do público.
Ou seja, ter a definição do público-alvo é essencial para o sucesso de uma coleção e deve orientar todo o processo de produção. As peças, tecidos, estampas, aviamentos, todos esses fatores devem ser definidos levando em consideração os desejos e necessidades do público definido. Assim, a empresa consegue criar uma coleção coerente com o que o público espera, e comunicar isso de maneira muito mais assertiva.
Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre gestão de negócios no universo da moda, além de conhecer tendências e produtos!
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