foto com uma mulher empreendedora ao centro, representando a gestão de negócios de moda, ao fundo aparecem mais quatro pessoas conversando

Gestão de negócios de moda: confira nossas dicas práticas!

9 novembro, 2021


9 min (tempo estimado de leitura)

A gestão de negócios de moda pode ser um grande desafio, mas é essencial para alcançar os resultados pretendidos. Confira nossas dicas!

Ter uma marca de moda, uma confecção ou qualquer outro negócio ligado ao setor têxtil exige muito mais do que criatividade para produzir peças que estejam de acordo com os desejos do público. 

Para ter sucesso neste mercado, que é muito dinâmico, e estar sempre atrelado às mudanças de comportamento do consumidor, é preciso ter também habilidades e conhecimentos sobre gestão. 

Pensando na importância desse assunto, preparamos esse conteúdo com dicas práticas de gestão de negócios de moda! Continue a leitura e confira nossas dicas para aplicar a gestão de negócios na sua empresa

 

O que é gestão de negócios?

Antes de dar sequência nas dicas de gestão de negócios para você aplicar no seu dia a dia, é importante contextualizar o tema. Então neste tópico trouxemos um pouco do conceito deste método

Podemos começar citando que planejamento e organização são palavras-chaves para definir a gestão de negócios. Trata-se de um esforço para que as metas e objetivos da empresa sejam concretizados. Boa parte disso ocorre estudando formas de melhoria dos processos para que os resultados sejam otimizados.

Para isso, é extremamente importante estar por dentro do que acontece em cada departamento, no caso de grandes empresas. Ou saber tudo o que se passa no dia a dia, no caso de empresas pequenas. 

O primeiro passo para uma gestão de negócios eficaz e assertiva é ter definido quais são os objetivos da empresa. A partir desse momento, é preciso parar e analisar todos os aspectos do negócio. Desta forma, você define objetivos e metas e começa a traçar o plano de ação para alcançá-los. 

É por meio dessa gestão que você consegue avaliar os progressos e avanços realizados até o momento analisado. E entender quais são os pontos que precisam de melhorias para pensar nos próximos passos

mulher sentada em uma mesa com elementos de uma confecção, realizando gestão de negócios

Dicas práticas de gestão de negócios de moda

Chegou a hora de conferir as dicas de gestão de negócios de moda que você pode aplicar no seu dia a dia

Tenha metas e objetivos bem definidos

Essa dica pode não estar diretamente relacionada à gestão. Porém saber onde se quer chegar é o primeiro passo para planejar as ações e estratégias necessárias para sua empresa. Tenha objetivos claros, pois eles serão o seu norte durante o desenvolvimento do seu negócio.

Caso haja dificuldades para definir os objetivos, você pode fazer documentos e/ou calendários com o planejamento de ações e ideias. Outro método bastante utilizado e recomendado é organizar os pensamentos e preencher o Canvas de modelo de negócio. As inspirações também podem ser dispostas em forma de moodboard para melhor visualização. 

 

Foque no cliente e no resultado entregue

Saber quem é o seu cliente faz toda a diferença para o sucesso do seu negócio. Tenha claro quem são seus clientes, o que eles esperam de uma marca de moda e qual é o resultado final que você precisa entregar. Entendendo quais são os desejos do público-alvo fica mais fácil trabalhar em peças e coleções que atendam essas necessidades.

Além disso, com informações relevantes sobre seus clientes é possível personalizar o atendimento ou pensar em estratégias para atender às suas demandas e desejos. Um CRM ou pós-vendas, por exemplo, podem ajudar nesse processo de construção de relacionamento e aumentar os índices de reincidência.

 

Tenha atenção às finanças

Você sabe quanto sua empresa custa? Aqui não estamos falando apenas dos gastos com fornecedores e máquinas. Mas sim de tudo que está relacionado ao funcionamento da empresa. O pagamento de funcionários, das contas de luz, internet, ou despesas com viagens de trabalho e outros gastos se encaixam como custos do negócio.

Por isso, é essencial ter uma visão clara de tudo que está sendo investido. Dessa forma você consegue determinar com mais assertividade a margem de lucro necessária para fazer o caixa da empresa girar e planejar investimentos e melhorias para a sua organização.

 

Negocie com fornecedores

Essa dica está diretamente relacionada à anterior. Sabendo quanto sua empresa custa, e onde estão os maiores gastos, você consegue observar custos que podem ser cortados ou reduzidos, por exemplo. Este processo envolve negociar com fornecedores. É importante ter uma visão clara de quanta matéria-prima é adquirida e do custo dela para negociar melhores preços ou prazos. 

O bom relacionamento com os fornecedores e uma gestão de compras organizada facilitam e auxiliam nesse processo de negociação.

mulher negociando com fornecedor

Antecipe ações e estratégias

Perguntar-se sobre as ações para criações de coleções e sobre os processos de vendas é uma forma bastante efetiva para ter novas ideias, formatos e para estar atento ao calendário anual de planejamento e lançamentos.

Por isso, estar atento às questões como as sazonalidades do mercado, períodos de mais ou menos demanda e quais são as principais tendências é importante para definir as estratégias de trabalho. 

Prestando atenção nos pontos acima, você consegue antecipar as demandas e evita que situações desagradáveis ocorram. Por exemplo, ficar sem matéria-prima em um período de alta demanda, ou ter estoque acumulado quando a demanda é menor. 

Ressaltamos que ter atenção às principais tendências de moda e mercado também é muito importante. Pois você consegue se antecipar à concorrência e oferecer os produtos que seus clientes desejam.

 

Transmita valores reais

Para ter uma marca de sucesso na área da moda, não basta apenas oferecer produtos de qualidade, embora esse seja um atributo indispensável. Mais do que isso, é necessário entregar valor junto às suas peças. 

Ou seja, é preciso ter um discurso coerente, que se reflete na sua linha de produção e na comercialização. Por exemplo, se sua marca se preocupa com sustentabilidade, é essencial que esse discurso se reflita também na produção e na distribuição das peças. 

O consumidor precisa ver que o discurso feito pela empresa é real. E que, mais do que uma peça de roupa, a marca está entregando uma experiência. Isso é essencial para a construção de uma identidade de marca sólida no mercado.

 

Utilize diferentes canais de atendimento

Onde o seu público está? Responder essa pergunta é crucial para definir quais serão os canais de atendimento da sua marca. De nada adianta ter uma conta em redes sociais que seu público não acessa essas plataformas, por exemplo. 

Por isso, entenda em quais canais a procura por atendimento é maior: pode ser um site, um número de WhatsApp ou um e-mail. O importante é usar diferentes canais para que seu público consiga entrar em contato com a empresa de forma fácil e ágil.

mulher sentada em uma mesa, com alguns eletrônicos, realizando atendimento ao cliente, um dos pilares da gestão de negócios de moda

Avalie os resultados alcançados

Depois de colocar todas essas dicas em prática, para saber o que está funcionando bem e o que precisa ser melhorado, você deve avaliar os resultados alcançados. E isso deve ser feito de forma constante, no dia a dia da empresa. Assim, é possível perceber logo pequenos pontos que podem ser melhorados ou trabalhar em ideias novas para otimização dos resultados.

Lembre-se: se você não avaliar as ações implementadas, não terá como saber os resultados alcançados. Além do acompanhamento diário, também é muito importante ter períodos definidos para análises mais aprofundadas, como nos momentos em que os planos estratégicos do ano estão sendo traçados. 

 

Apesar de a gestão de negócios de moda não ser tarefa fácil, com essas dicas você consegue colocar em prática esse processo de forma mais assertiva. Diversos fatores influenciam no sucesso do seu negócio e é preciso estar atenta a todos eles. Quer mais dicas de gestão? Continue acompanhando o nosso blog

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