Os livros de moda são extremamente importantes para qualquer profissional da área. Conheça nossas sugestões e as inclua na sua lista de leitura!
A carreira na área da moda envolve muita criatividade, originalidade e muitas referências! Além do que se vê na internet e nos desfiles, uma ótima referência para conseguir inspiração são nos livros de moda!
Os livros são essenciais tanto para estudantes como para profissionais que já estão atuando no mercado da moda. A leitura torna possível adquirir muito conhecimento, inclusive teórico que auxilia muito nas criações e produções.
Importante tanto para quem estuda sobre o cenário fashion e quer entrar no mercado com o pé direito, como para aqueles que desejam expandir seu conhecimento, os livros de moda não só contam histórias como também revelam tendências e curiosidades sobre esse universo.
Por isso, preparamos uma lista incrível com 10 livros de moda que você precisa ler. No final você também encontra um bônus. Continue a leitura!
100 anos de moda – Cally Blackman
Esse livro é apaixonante! Com mais de 400 imagens, ele conta a história da moda no século XX. Passando pela influência das vanguardas artísticas, abordando a entrada das mulheres no mercado de trabalho e chegando aos movimentos de grupos urbanos como criadores de tendências e a liberdade de estilo da contemporaneidade.
Nessa obra icônica, a escritora Cally Blackman relata tudo o que aconteceu e marcou a indústria, transitando entre as influências da arte no vestiário e mostrando como os comportamentos mudaram e se transformaram durante o período.
A obra reúne estilistas clássicos, como Coco Chanel,Cristobal Balenciaga e Christian Dior. Além disso, traz também nomes contemporâneos como Karl Lagerfeld, Alexander McQueen e Marc Jacobs.
O Império do Efêmero – Giles Lipovetsky
Esse livro dividiu opiniões desde o seu lançamento, na França, em 1987. De um lado, recebeu duras críticas; de outro, é considerado um verdadeiro guia dos anos 80.
O filósofo Lipovetsky descreve a moda como um símbolo das transformações que anunciaram o surgimento das sociedades democráticas. Enquanto muitos críticos foram veemente contra o livro, outros o consideram o guia definitivo dos anos 80.
É a leitura perfeita para quem gosta de questionar, filosofar e entender os significados mais profundos da moda e de como foi a sua movimentação pelo mundo. O livro aborda questões como momentos históricos e o papel da moda nas transformações sociais.
Inventando moda – Planejamento de coleção – Doris Treptow
Esse é um dos livros de moda considerado um verdadeiro guia. Esse livro explica o caminho completo para criar uma coleção e além de trazer uma breve história da moda, envolvendo análises dos consumidores, designs, marcas e pesquisas. Também traz pontos sobre planejamento, desenvolvimento e promoções das coleções de moda criadas.
A obra traz conceitos de moda e marketing, com uma metodologia de trabalho que possui foco principal nos designers. É referência obrigatória quando o assunto é planejamento de coleção!
A moda imita a vida – André Carvalhal
“A moda imita a vida” é um dos livros de moda considerado um best-seller dos últimos tempos. De antemão, adiantamos que é um livro perfeito para quem gosta de moda – e é um dos mais lidos da atualidade.
O autor, André Carvalhal, foi indicado ao prêmio Jabuti – tradicional prêmio literário brasileiro. Nesse livro, André Carvalhal promove um debate sobre o uso do autoconhecimento para a construção de uma marca.
Trazendo entrevistas com grandes nomes do mercado, a obra traça paralelos com os momentos de evolução, aprendizado, crescimento e os erros e acertos que estão ligados a uma marca de moda. Vale a leitura!
Cronologia da moda: de Maria Antonieta a Alexander McQueeen – Ny Stevenson
Esse livro pode ser considerado uma verdadeira organização cronológica da evolução da moda nos últimos séculos. Nele, você encontra mais de 100 ilustrações, que permitem um panorama da história da moda desde o final do século XVIII até o século XXI.
Também traz a relação entre moda, artes e esportes, tecidos, estampas e muito mais.
Moda com propósito: Manifesto pela grande virada – André Carvalhal
André Carvalhal tem mais uma indicação na nossa lista de livros de moda essenciais. Com um tom questionador, André aborda neste livro a necessidade de produzir e pensar a moda com propósito.
De fato, inspirar as pessoas que estão inseridas no mercado da moda a não produzir e criar mais com foco no consumo desenfreado, isto porque leva ao esgotamento do meio ambiente.
Mais atual do que nunca, depois das grandes mudanças que vivenciamos nos últimos anos e o crescimento do slow fashion, a obra, de 2016, traz uma reflexão sobre hábitos de produção e também de consumo.
Moda ética para um futuro sustentável – Elena Salcedo
Essa é mais uma obra que aborda a necessidade de se repensar o processo produtivo da moda, em busca de alternativas mais sustentáveis. Temos acesso a uma profunda análise sobre os impactos da moda em seu formato atual.
Além disso, esse livro de moda permite fazermos uma viagem pelo mundo, ilustrando ideias inspiradoras sobre como mudar nosso formato atual de produção fashion. Do planejamento da coleção até o descarte de peças: todos os tópicos são abordados neste livro.
Com certeza, essa obra precisa estar na sua lista de leitura, principalmente no momento atual onde cada vez mais os processos estão sendo repensados.
Design de moda: Olhares diversos – Doroteia Baduy Pires
Esta é a primeira publicação do gênero no Brasil. Ela apresenta ao leitor, diferentes leituras sobre o design de moda e suas etapas.
Doroteia Baduy Pires traz neste livro as análises de mais de 20 autores. Ela apresenta os olhares de cada um desses especialistas sobre design de moda e suas diferentes etapas, conexões, inter-relações e imbricações, que ajudam a entender as dimensões do design e esclarecem a necessidade de desenvolver ações estratégicas para consolidá-lo na moda brasileira.
Princípios de gestão de negócios de moda – Susan Dillon
Nem só de história é feita a nossa lista. Um ponto fundamental para o sucesso de qualquer negócio é a gestão. Nesta obra, Susan analisa processos e funções desta área que é tão diversa.
Cada capítulo analisa um ponto fundamental para o sucesso de um negócio de moda, como as compras, a análise de tendências, o marketing e muito mais. Além dos conceitos, também são abordados casos práticos e exercícios que tornam os aprendizados aplicáveis.
Esta é com certeza uma leitura obrigatória para quem busca uma produção com foco principal na gestão de negócios de moda.
Pesquisa e design – Simon Seivewright
Esse é mais um dos livros de moda obrigatórios para quem deseja se aprofundar na área. Fundamentos de Design de Moda: Pesquisa e Design introduz os principais aspectos da pesquisa de moda com explicações concisas e exemplos de projetos contemporâneos.
Dos tipos de briefing à escolha de temas e conceitos, do desenho à modelagem, dos croquis básicos ao desenvolvimento de peças personalizadas, o leitor vai aprender tudo o que precisa para começar, formatar e processar seu trabalho de criação. Totalmente colorido, este é o guia ideal para todos os interessados no mundo da moda
Ou seja: muito conteúdo reunido em um livro incrível que traz todos os passos para a organização de um trabalho de criação.
Dica bônus: livros para estilistas
Os livros abordados na lista acima podem ser consumidos por estudantes de moda e profissionais das mais diversas áreas do setor. Mas existem muitas outras referências importantes dentro deste ramo. Por isso, trouxemos uma lista bônus com indicação de dois livros de moda especialmente para estilistas!
Color Forecasting: As Previsões de Tendências de Cores na Moda
Pense um minuto em qual cor simboliza a paz na maior parte do mundo: é o branco! Usamos esse simples exemplo para mostrar como as cores têm grande importância na sociedade e também são atreladas a determinados significados.
Neste livro, a autora aborda a moda como cultura material, além de trazer informações sobre as pesquisas de tendências, suas metodologias e importância.
Desenho de moda – Técnica de ilustração para estilistas
O processo de criação de uma peça de roupas passa por várias etapas. Mas seu início é no desenho de moda. Este é o momento de o estilista expressar os conceitos da peça e suas referências.
Além disso, o desenho de moda também é uma especificação técnica de um projeto que possui grande importância, tanto na parte criativa como na parte técnica das coleções.
Este livro aborda o passo a passo para um desenho de moda, traçando todas as etapas necessárias, além de provocar reflexões sobre alguns conceitos.
Livros de moda são e sempre serão uma fonte de busca e conhecimento primordial para o desenvolvimento de todos os profissionais dessa área. A leitura e a busca por informações são sempre o primeiro passo para agregar conhecimento.
E aí, gostou de conferir as nossas dicas de livros de moda? Como foi possível notar, existem opções fantásticas, super acessíveis e que podem te ajudar a expandir os seus horizontes a respeito desse assunto tão enriquecedor.
Falando em conhecimento, no nosso blog você encontra diversas matérias sobre tendências, gestão, processo produtivo e mais. Acesse!
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