Como as inovações tecnológicas estão mudando a indústria da moda
8 min (tempo estimado de leitura)
Uma das principais características da moda é ser sempre mutável. Assim, as transformações acontecem por diversos aspectos: históricos, sociais, estéticos, financeiros e também proporcionados pelas inovações tecnológicas na indústria. O blog de hoje é sobre tecnologia!
Afinal, as novas técnicas não são usadas apenas para aumentar a capacidade de produção, elas também criam muitas outras possibilidades e podem, futuramente, redefinir a forma com que a sociedade usa os tecidos e fabrica roupas. Então, que tal conhecer as mudanças que já estão acontecendo hoje na moda por conta da tecnologia?
Leia a matéria completa!
Inovações tecnológicas e a indústria da moda
A tecnologia está acelerando mudanças em todos os pontos: criação, produção, consumo e experiência. Então, confira a seguir algumas invenções que parecem futurísticas, mas já são parte da realidade de diversas empresas no mundo da moda:
Tecidos com autorreparação e barreira para líquidos

Pesquisadores da Austrália já estão trabalhando no desenvolvimento de tecidos que são capazes de se regenerar. Trata-se de uma tela com um revestimento que volta a se fundir quando exposto a uma temperatura muito baixa. Dessa forma, ele permite que uma abertura se feche de novo, após o tecido ter sido danificado.
Além disso, esse mesmo material contém nanopolímeros em sua composição, característica que o torna repelente para líquidos, portanto ele é impossível de molhar e evita manchas. No mercado, já existem tecidos imunes à água, mas um que também se autorrepara é novidade!
Roupas que mudam de cor

A cor da estação é uma preocupação muito presente no mundo da moda, mas vai chegar o dia em que as pessoas vão se esquecer dela. Isso porque a mesma roupa mudará facilmente de cor por meio da tecnologia fotocromática, que avança cada vez mais.
Nos anos 1990, já surgiram camisetas sensíveis ao calor, mas a ciência segue melhorando por meio de caminhos diferentes. E, no futuro, não só a temperatura, mas também as correntes elétricas, a luz, as ondas sonoras, e outros fatores poderão interferir em tecidos que vão mudar de cor de acordo com as condições do local.
Impressão 3D é também uma das inovações tecnológicas na moda!

As impressoras 3D já são uma realidade, embora ainda não tenham se popularizado. A grande expectativa em relação a essa tecnologia é a alta capacidade de personalização. Assim, estima-se que essa técnica vai permitir criar um enorme catálogo com vários modelos, cores e estampas, em que o cliente vai poder montar sua roupa online.
Essa prática permite que a pessoa use roupas que reflitam não só o seu estilo, mas também seu humor naquele momento. Hoje, essas máquinas ainda precisam ser aprimoradas principalmente para melhorar a velocidade e os custos da impressão.
Inteligência artificial

Agora, um assunto que não poderia faltar: IA! Cada vez mais presente no nosso dia a dia, não seria diferente a presença da inteligência artificial no mundo da moda.
A geração de estampas, por exemplo, é um dos campos em que a inteligência artificial já mostra resultados impressionantes. Softwares conseguem criar padrões originais em segundos, combinando cores, formas e referências culturais. Isso abre espaço para otimizar tempo e reduzir custos de desenvolvimento.
Além disso, outra aplicação poderosa da IA está nas previsões de tendência e na personalização de recomendações. Ao analisar dados de comportamento de consumo, redes sociais e histórico de compras, algoritmos conseguem antecipar o que vai estar em alta e sugerir peças de acordo com o estilo de cada pessoa.
Inovações tecnológicas no consumo
Em relação às formas de consumo da moda, podemos perceber que o e-commerce está cada vez mais imersivo. E isso é feito de diversas formas e muito criativas. Seja com realidade aumentada, seja com inteligência artificial, as pessoas podem se sentir mais próximas do que nunca com as marcas – e isso tudo sem sair de casa.
Desfiles virtuais
![]()
Não são apenas os materiais que estão se transformando — a forma de apresentar as coleções também. Isso porque os estilistas já podem realizar desfiles com avatares digitais, criando modelos pelo computador com aparência e movimentos idênticos ao de uma pessoa real.
Outra inovação é a utilização de óculos de realidade virtual para permitir que a pessoa assista a desfiles de onde estiver. Com apenas um celular, um aplicativo baixado e esse acessório, é possível assistir ao New York Fashion Week ou qualquer outra semana de moda, eventos que no passado eram superexclusivos.
Empresas da moda também migram para o mundo digital
A Lookbr é uma Startup que fornece consultorias de moda para os clientes dentro da loja, seja física ou online, com o objetivo de ajudar os clientes a se sentirem ainda mais seguros consigo e auxilia-los na hora da compra.
Além disso, o app gera diversos benefícios para a loja, como a conversão de vendas dos clientes mais indecisos e a enorme quantidade de dados sobre todos os consumidores, desde aqueles que compram e os que deixam de comprar, possibilitando assim, que a marca faça um marketing mais assertivo. Assim, ela pode apostar em peças que sejam ainda mais a cara do seu cliente.
Inovações tecnológicas em materiais sustentáveis
A tecnologia se faz presente quando o assunto é sustentabilidade. Com tantas questões ambientais em pauta, é claro que o universo da moda procura meios para tornar os processos menos danosos para o planeta.
Tecidos biodegradáveis

Quando falamos em tecidos biodegradáveis, estamos falando de materiais que têm um “fim de vida” muito mais gentil com o planeta. Assim, em vez de ficarem por décadas acumulados em aterros, eles se decompõem naturalmente depois do descarte, graças à ação de microrganismos. E isso ajuda a reduzir o acúmulo de lixo e abre espaço para uma moda que pensa no ciclo completo da peça.
Couro vegano de laboratório

O couro vegano, feito em laboratório, imita a aparência e a textura do couro animal, mas sem usar nada de origem animal. Para isso, processos biotecnológicos aproveitam fontes como cogumelos, plantas e até folhas de abacaxi para criar materiais resistentes e sofisticados. Dessa forma, essa alternativa reduz o impacto ambiental e cria produtos mais éticos e sustentáveis.
Tecidos que repelem insetos
Essa inovação é uma grande aliada da prevenção de doenças. Em tempos de Zika vírus e dengue, uma marca brasileira de moda gestante resolveu ajudar suas clientes – preocupadas com a contaminação – desenvolvendo roupas que repelem mosquitos.
Os tecidos foram produzidos incluindo citronela na sua composição, um inseticida natural, sem contraindicação. A eficácia do produto foi cientificamente comprovada e a marca garante que o efeito tem uma validade de 20 lavagens.
Como as inovações tecnológicas podem ajudar a reduzir desperdícios
Primeiramente, podemos falar de uma facilitação muito importante da tecnologia no mundo da moda: a produção sob demanda. Nesse sentido, em vez de fabricar grandes quantidades sem saber ao certo a aceitação do público, marcas podem produzir somente aquilo que já tem procura confirmada.
Da mesma forma, outra inovação que vem transformando o setor é a digitalização de protótipos. Com softwares 3D, é possível testar modelagens, caimentos e acabamentos virtualmente, sem necessidade de criar inúmeras peças físicas até chegar ao resultado final. Portanto, há menos consumo de tecido, menos resíduos gerados e mais agilidade no desenvolvimento das coleções.
O que esperar nos próximos anos
Nos próximos anos, a moda deve estreitar ainda mais sua relação com o universo digital, especialmente com o gaming. A presença de skins, avatares personalizados e coleções exclusivas para ambientes virtuais mostra como as marcas estão expandindo seu território para além das passarelas. E esse movimento cria novas experiências de consumo, onde a identidade de cada pessoa pode se expressar dentro de plataformas imersivas.
Além disso, outro caminho promissor são os wearables e na chamada moda inteligente. Nesse contexto, roupas e acessórios conectados são capazes de monitorar dados de saúde, ajustar temperatura ou até interagir com dispositivos. Assim, a tendência é que a tecnologia seja incorporada de forma natural ao vestuário.
–
Todas essas inovações tecnológicas na indústria da moda demonstram como o setor tem capacidade de se reinventar, criando novas formas de projetar, de comercializar e de usar roupas. Para acompanhar todo esse potencial, o profissional precisa estar atento e acompanhar as tendências e novidades que a indústria tecnológica proporciona.
Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Se você gostou, compartilhe com seus amigos, deixe seu comentário e continue acompanhando o nosso blog para mais dicas e tendências de moda.
Até a próxima!
© 2025. Todos os direitos reservados.