mulher com a mão no meio de uma sequencia de dominós que estavam caindo, indicando a expectativa de retomada do mercado pós pandemia

Como driblar a crise e crescer no mercado pós pandemia

4 agosto, 2021


9 min (tempo estimado de leitura)

Com algumas atitudes, é possível driblar a crise causada pela COVID 19 e se destacar no mercado pós pandemia. Confira nossas dicas!

A pandemia de COVID 19 trouxe muitas mudanças para a sociedade. E isso impactou desde relações de trabalho até lazer e família. Tudo mudou rapidamente e foi necessário se adaptar. E não foi diferente na indústria têxtil. 

Lojas fechadas, circulação restrita, atendimento diferenciado. Tudo isso acabou impactando o mercado da moda, e foi preciso buscar alternativas para se reinventar e driblar a crise.

Agora, novas medidas estão sendo implementadas, a vacinação já está em andamento, e vemos “uma luz no fim do túnel”. Porém, nem tudo será como era antes. As mudanças causadas pela pandemia impactaram os hábitos dos consumidores e as relações de consumo. Será preciso buscar alternativas para driblar a crise e crescer no mercado pós pandemia. 

Por isso, preparamos esse conteúdo, com dicas e ações importantes para que o seu negócio se destaque nesse novo cenário.

 

Como estará o cenário têxtil no mercado pós pandemia?

Diversas inovações estão em andamento nesse mercado, desfiles virtuais, tecidos antivirais, atendimento à distância, lojas virtuais, e-commerce, venda pelas redes sociais. As tendências de mercado, que eram previstas para um futuro próximo ou até distante, foram aceleradas e estão quase batendo à nossa porta. A lista de mudanças que já ocorreram é gigante, e tende a crescer ainda mais! 

De acordo com dados da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI –   o setor têxtil é um dos que mais rapidamente está reagindo à crise causada pela pandemia, e é essencial para o retorno da economia. Portanto, é preciso estar atento às mudanças e se adaptar a esse novo cenário. 

 

Dicas para driblar a crise e crescer no mercado pós pandemia

Como mencionamos, muita coisa mudou e será preciso acompanhar as mudanças para se destacar. Porém, isso não quer dizer que você precise quebrar a cabeça e reinventar a roda. Algumas atitudes simples podem fazer muita diferença para driblar a crise. Confira:

 

Revise os gastos e despesas da sua empresa ao novo cenário de mercado

Parece rotineiro, mas essa é uma ação importante e frequentemente deixada de lado no dia a dia das empresas. Esse pode ser o primeiro passo para driblar a crise. Revise seus gastos e faça um bom planejamento financeiro reorganizando o orçamento da empresa buscando a redução de custos. Esse planejamento será vital para que você possa tomar decisões assertivas e direcionadas.

Entenda as suas necessidades e negocie com fornecedores. Todas essas atitudes podem fazer uma grande diferença.

 

Mantenha organização interna para poupar tempo e dinheiro

Tempo é dinheiro! Portanto, otimizar seu tempo é essencial para melhorar os processos. E nesse sentido, a organização interna é essencial. Se os materiais necessários para a produção, por exemplo, estão organizados em seu devido lugar, diminui o tempo gasto para procurar os suprimentos e organizar o início da produção.  Fique atento aos indicadores de produtividade da sua empresa para mantê-los em um nível saudável.

gráficos e tabelas fazendo referencia a organização interna, essencial no mercado pós pandemia

Reavalie seu planejamento de produção e evite o estoque excedente

Planejamento é essencial para o crescimento de uma empresa. Reavalie seu planejamento de compra da matéria-prima e mantenha sua atenção aos seus processos de produção. Seja criterioso na definição do mix de produtos da sua coleção e na quantidade de peças por coleção, por exemplo. O objetivo é evitar ao máximo o acúmulo de estoque.

 

Reveja o propósito da sua marca, busque um diferencial

Marcas precisam de propósito, de um objetivo. É a maneira mais concreta de adquirir mais engajamento dos clientes e criar um relacionamento. Tenha muito claro qual é o propósito da sua empresa, qual a “missão” dela. Mas lembre-se de manter a autenticidade e ser verdadeiro, isso é essencial para se destacar no mercado e conquistar consumidores fidelizados.

 

Fortaleça o aspecto sustentável

Alguns assuntos ganharam ainda mais destaque e importância durante o período de pandemia. E a preocupação cada vez maior com o meio ambiente e a sustentabilidade foi um deles. 

O novo consumidor busca cada vez mais por marcas que se preocupem verdadeiramente com a sustentabilidade, dentro de todos os seus processos, desde a produção até a venda. Analise a viabilidade de adotar processos mais sustentáveis e reforce suas ações no mercado. 

imagem retratando sustentabilidade, um dos assuntos em foco no mercado pós pandemia

Pesquise as necessidades do seu cliente

Toda a sua produção deve ser pensada de acordo com as necessidades do seu cliente. Afinal, clientes são parte essencial de qualquer negócio. Portanto, esteja alinhado com as expectativas e necessidades dos consumidores para oferecer o produto certo.

Mantenha um canal de comunicação aberto para feedbacks e faça pesquisas de satisfação. Ouvir o cliente é a melhor maneira de saber se o seu produto, atendimento e objetivos da marca estão de acordo com seu público-alvo. 

 

Invista em tecnologia

A tecnologia é muito importante para otimizar processos, melhorar a qualidade de produtos e oferecer uma experiência de compra melhor para seus clientes, além de uma série de outros fatores. Portanto, investir em tecnologia é essencial para crescer no mercado pós pandemia.

A indústria 4.0, por exemplo, é uma das tendências que foi acelerada pela pandemia e hoje é uma realidade palpável em muitos países. 

 

Aproveite as datas comemorativas

Páscoa, dia das mães, dia dos pais, Natal… São muitas as datas comemorativas que podem ser aproveitadas. Você pode pensar em ações específicas para essas datas, com promoções e descontos e até aproveitar a data para produzir peças ou coleções cápsulas temáticas.

Esse tipo de coleção traz o apelo de “edições limitadas” e exclusividade que o público tanto anseia atualmente. 

casal celebrando uma data comemorativa

Invista em venda online e delivery

Um dos grandes aprendizados que podem ser levados desse período de pandemia é que o consumidor está na internet. Pesquisas indicam que as compras online cresceram cerca de 73% só no ano de 2020.

Além disso, os consumidores buscam cada vez mais conforto e praticidade. E, nesse sentido, o delivery também pode ser uma ótima alternativa para entrega de peças e materiais, por exemplo.

 

Mantenha a sua equipe com a mentalidade segura sendo transparente

Não há como negar, a pandemia trouxe muitas dificuldades e também dúvidas. Muitas vezes pode ter passado pela sua cabeça, e também da sua equipe, questionamentos sobre o futuro do mercado e da empresa. 

Portanto, é essencial que você garanta a tranquilidade e segurança da sua equipe. Por isso, seja sempre transparente e verdadeira quanto a situação da empresa e seus próximos passos.

 

 Lembre-se de manter a sua equipe de trabalho motivada

Os desafios são muitos! E para driblar todos eles é essencial manter uma equipe motivada e engajada com a empresa. É a sua equipe que vai fazer toda a diferença na garantia de uma produção eficiente, de um bom relacionamento com o cliente e claro, do crescimento no mercado atingindo metas mensalmente.

Ações internas, treinamentos, atividades em grupo, são várias as ações que podem ser realizadas e, por mais simples que pareçam, podem fazer grande diferença!

equipe de trabalho motivada reunida em uma sala

Se necessário busque apoio e alternativas governamentais

Durante todo o período da pandemia, muitas alternativas governamentais foram estruturadas para auxiliar as empresas, independente do setor e do porte. Se for necessário, vale a pena se informar mais sobre o assunto e buscar apoio nessas alternativas.

 

Com essas dicas, é possível organizar processos, otimizar tempo, superar os desafios e driblar a crise. Agora, é hora de avaliar o que já vem sendo feito no seu negócio e colocar a mão na massa para crescer e se destacar nesse mercado pós pandemia.

No nosso blog, você tem acesso a diversos conteúdos para te ajudar na gestão do seu negócio, e ficar por dentro das tendências do mercado. Confira também o nosso e-book sobre vendas consultivas e veja como priorizar as necessidades dos seus clientes para vender mais!

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