Indicadores de produção de moda para acompanhar na sua empresa

30 julho, 2024


10 min (tempo estimado de leitura)

Você sabe como analisar (de verdade) como sua produção de moda está se saindo? Para além do “parece que sim…”, “acho que tá indo…”, existem alguns números e indicadores de produção de moda que você pode utilizar. Assim, você pode entender melhor o seu processo, calcular custos, lucros e conseguir quantificar e visualizar números importantes sobre a sua empresa! É sobre isso que vamos falar hoje: indicadores de produção para o setor da moda!

Pensando em melhorar o seu processo, na matéria de blog hoje, vamos explorar os índices que você pode utilizar para medir a qualidade da sua produção, as formas de gerir seu estoque e até alguns indicadores financeiros. Então, leia até o final para melhorar o seu processo e saber aproveitar ao máximo o seu negócio!

Indicadores de Produção: taxa de produção e de capacidade

Os indicadores de produção dizem respeito aos índices e custos que precisam ser analisados para fazer a confecção de uma peça. Isso inclui desde a escolha dos materiais até o tempo que você leva para produzir a peça completa. Alguns exemplos de taxas e números importantes para você anotar:

  • Número de peças que serão produzidas
  • Tempo médio de produção
  • Custo de produção
  • Volume de vendas

Portanto, é importante coletar esses dados e analisá-los. Por exemplo, o tempo médio de produção e o custo associado de matérias-primas e mão de obra estão interligados e são indispensáveis para precificar e garantir a rentabilidade e eficiência do processo. Da mesma forma, o volume de vendas também deve ser monitorado. Assim, fica mais fácil precificar e é possível alinhar a produção à demanda do mercado, evitando excessos ou faltas de estoque.

Juntos, esses indicadores oferecem uma visão ampla do desempenho da sua empresa. Assim você pode fazer ajustes estratégicos e adaptar sua produção para uma melhoria contínua!

Qualidade da Produção

Os indicadores de qualidade da produção variam de acordo com o tipo de peça que é confeccionada. Seja o cuidado no acabamento, nos detalhes ou busca por possíveis falhas, a inspeção para que a produção seja feita corretamente é o que evita devoluções e insatisfações dos consumidores. Por isso, tanto as roupas que estão em processo de fabricação quanto as que já estão prontas devem ser analisadas uma a uma.

Aqui é o momento de garantir qualidade de produção. Assim, você possibilita a estabilidade da marca no mercado e permite a fidelização de clientes, que confiam na consistência e excelência dos produtos oferecidos. Portanto, manter um controle de qualidade eficaz é um investimento muito importante para o sucesso e também a reputação da sua empresa ou marca!

A cada coleção ou peça criada, sugerimos que você crie uma peça piloto para que as demais sigam o mesmo padrão. Faça reuniões com os responsáveis pela equipe de qualidade e revisão para explicar quais detalhes devem ser observados em cada modelagem, a fim de garantir que o produto final saia como o primeiro. Esse cuidado minucioso é importante para que os indicadores de produção de moda estejam nos conformes quando o quesito é qualidade final do produto.

Indicadores de produção para gestão de estoque/suprimentos

A gestão de estoque é crucial para a saúde financeira e operacional de uma confecção, garantindo que a empresa mantenha um equilíbrio entre suprimento e demanda. Nessa etapa, você pode utilizar métodos como:

FIFO:

Sigla que quer dizer “First In, First Out” (ou da tradução PEPS, “Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair”). Essa é uma metodologia de gestão que ajuda a evitar a obsolescência dos produtos. A lógica é priorizar produtos que estão armazenados há mais tempo no estoque, para que eles sejam despachados primeiro quando for o caso.

SKUs:

Sigla que quer dizer Stock Keeping Unit (ou em português, Unidades de Manutenção de Estoque). É um conjunto de códigos, com letras e números, que permite identificar e organizar eficientemente cada item estocado. Dessa forma, decisões sobre o que suprir, em que quantidade e quando, se tornam mais organizadas. Isso é essencial para entender, organizar e reduzir custos. O controle eficiente a partir desse método inclui o registro de entradas e saídas, evitando faltas e excessos que podem comprometer as vendas e aumentar desperdícios.

 Além desses métodos, para uma gestão eficaz, você pode integrar o estoque com outras áreas, como vendas e compras, e adotar tecnologias que automatizem e unifiquem o processo. Tudo relacionado à organização é importante: seja do espaço físico, com sinalização e setores bem definidos, seja da comunicação entre departamentos, com o alinhamento do estoque físico e contábil. Essas práticas são ótimas para garantir a eficiência da gestão!

Prazos de entregas

Os prazos de entrega são muito importantes: você precisa sempre se atentar ao calendário da empresa e ao calendário do mundo. Ou seja, garanta sempre que os prazos internos sejam cumpridos e estejam também de acordo com o que os seus consumidores estão precisando no momento.

Por exemplo: no lançamento de novas coleções, e nas reposições de estoque, os prazos e entregas afetam a confiança do seu cliente e são primordiais para a competitividade do mercado. Se é inverno e sua coleção ainda não foi lançada, os concorrentes que já possuem novas peças à venda estão com uma grande vantagem.

De todo modo, cumprir prazos é um item principal para manter a confiança dos clientes e para lidar com a competitividade do mercado. A gestão eficaz dos prazos, aliada à coordenação entre produção e logística, é essencial para assegurar que as peças cheguem ao mercado no momento certo, consolidando a posição da marca.

Indicadores financeiros de produção

Para compreender a situação econômica da sua empresa, os indicadores financeiros têm um papel importantíssimo. A partir deles, é possível ter uma visão clara da saúde financeira da empresa e são essenciais para decisões estratégicas. Algumas medidas importantes para se levar em conta são:

  • Margem de lucro
  • Custo de produção
  • Faturamento
  • Retorno sobre investimento (ROI)

Ter o registro desses dados ajuda a garantir a sustentabilidade do negócio. Esses indicadores oferecem diagnósticos com mais detalhes. Assim, eles permitem que gestores e investidores avaliem melhor os riscos e retornos, além de planejar metas e fazer projeções com base em dados e históricos confiáveis.

 Para isso, existem algumas ferramentas tecnológicas que são recomendadas para obter resultados precisos, facilitando o cálculo de métricas. Por exemplo, existe a margem EBITDA e ponto de equilíbrio. Além disso, muitas empresas estão adotando indicadores em tempo real para melhorar suas operações.

Indicadores do mercado e tendências de moda

Para além dos dados de dentro da empresa, existem aqueles que dizem respeito ao que está acontecendo com o mundo, e principalmente, com os seus consumidores. Esses indicadores são importantes para analisar e pesquisar sobre o comportamento de quem busca o seu produto. Assim, é possível compreender o fluxo de compra e se adaptar a ele.

É necessário para pensar em novas coleções, assim como é importante entender e pesquisar sobre as tendências de moda para ser assertivo no mercado. Isso inclui monitorar as preferências dos consumidores, as ações da concorrência e as novidades do setor. Essas informações ajudam a adaptar a produção às demandas do mercado.

Indicadores como a porcentagem de crescimento nas vendas de moda sustentável ou o aumento na busca por roupas confortáveis revelam o comportamento dos clientes. Esses números ajudam a entender o consumidor para, assim, adaptar as coleções. Essa análise feita de forma contínua é essencial para consolidar sua posição no mercado.

Indicadores de RH

Por fim, vamos falar dos indicadores de RH. Esses indicadores são fundamentais para avaliar o desempenho interno e a eficiência da equipe. Para isso, existem métricas como taxa de absenteísmo, turnover, produtividade por funcionário e satisfação dos colaboradores. Tudo isso permite que a gestão possa identificar as áreas que necessitam de melhorias.

 Ao medir valores numéricos e percentuais, os indicadores de RH identificam se os processos são eficazes, como as despesas estão evoluindo e a produtividade das equipes. Melhorar esses aspectos garante o bem-estar dos colaboradores e contribui para o sucesso da produção, aumentando a eficiência geral.

Acompanhar esses indicadores de produção de moda permite que você tenha uma visão abrangente do desempenho da sua empresa. Assim, fica mais fácil tomar decisões assertivas, porque você tem informação! Isso ajuda na otimização dos processos, redução dos custos e melhora na qualidade dos produtos.

Portanto, implementar uma gestão baseada em indicadores é essencial para se manter competitivo e garantir o crescimento sustentável do seu negócio no mercado da moda. Já sabe como começar?

 Agradecemos por ler até aqui! Esperamos que essas dicas ajudem na gestão da sua produção de moda. Continue acompanhando nosso blog para não perder nenhuma matéria, estamos sempre trazendo novidades tendências e dicas valiosas para o seu negócio e suas criações! Siga-nos também nas redes sociais!

 Até a próxima!


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