mulher passeando por campos, vestida de acordo com a tendência cottagecore

Cottagecore: a tendência da simplicidade da vida do campo

15 outubro, 2021


10 min (tempo estimado de leitura)

Você conhece o Cottagecore? Essa tendência vem ganhando força nas redes sociais resgatando a simplicidade da vida no campo. Saiba mais!

O mundo da moda sempre representou muito sobre os movimentos sociais, políticos e econômicos por todo o mundo. É comum olharmos uma combinação de roupas e saber de qual época se trata. E, a partir daí, lembrarmo-nos dos acontecimentos mais marcantes daqueles anos.

Mas não apenas os episódios político-econômicos e as culturas influenciam na criação de novas tendências. As passarelas, como grande vitrine e interferência fashion, dividem espaço com as mídias digitais que ditam estilos por meio de blogueiros e influencers.

Cada vez mais, plataformas como Instagram, Pinterest e TikTok acabam sendo “palco” para o surgimento e a popularização das tendências. Rolando o feed das mídias sociais, certamente você já se deparou com pessoas vestindo peças que remetem à vida no campo, certo?

Este é o movimento Cottagecore, que preza pelo estilo de vida campestre. Essa estética mais “rural” está em alta e ganhou destaque com a pandemia do Covid-19 — que forçou as pessoas a mudarem seus hábitos diários.

Continue a leitura para entender mais sobre o estilo Cottagecore, como ele surgiu, quais suas características e como criar coleções seguindo essa tendência. 

 

O que é Cottagecore

O Cottagecore tem ganhado grande destaque na moda, motivado pelo período de pandemia. A estética escapista, característica do Cottagecore, ganhou ainda mais evidência quando as pessoas começaram a passar mais tempo em casa e diminuíram os hábitos de consumo e o ritmo diário.

Este estilo pode ser considerado um movimento que tem influência em diversas áreas. Envolvendo a moda, a música e indo até as relações de consumo. O Cottagecore cultua um estilo de vida feliz e simples, de quem quer estar sempre em harmonia com a natureza.

Trata-se de um retorno e uma romantização da vida rural e quem segue esse estilo, além de amar a natureza, se preocupa com o cuidado e com bem-estar das pessoas que estão em seu convívio.

No Cottagecore o artesanato, a vida simples, o contato com a natureza e com os animais, as atividades manuais, como crochê e jardinagem, tem grande importância. Por isso, as roupas que seguem esse estilo passam a imagem de conforto e de nostalgia.

Nessa tendência, é muito grande a preocupação com o meio ambiente, aquisição de bens duráveis, redução dos gastos financeiros entre outros temas relacionados. Sendo assim, uma das premissas desse movimento é a sustentabilidade. Já sabemos que as pessoas, cada vez mais, procuram e dão prioridade para empresas e marcas que seguem as premissas sustentáveis.

mulher deitada fazendo uma leitura, em uma imagem que tem a estética cottagecore

Como o Cottagecore surgiu?

O Cottagecore, enquanto um movimento e também tendência de moda, é relativamente recente. Começou a se desenvolver na década de 2010 e ganhou força nos últimos três ou quatro anos. Especialmente com a ajuda das plataformas online das mídias sociais. 

Diversas fotos no Instagram seguem este estilo e as várias publicações aumentam seu alcance para mais pessoas. Afinal, é nesta plataforma que a tendência vem ganhando mais visibilidade.

Nas redes sociais, como o Tumblr e Instagram, a hashtag #cottagecore teve grande crescimento nos últimos anos, o que tornou a tendência mais conhecida e difundida. 

Como mencionamos, a tendência ganhou ainda mais força no início de 2020, por conta das medidas de isolamento social motivadas pela pandemia. A partir desse momento, com a impossibilidade de sair de casa e se divertir com as atividades cotidianas, muitas pessoas apostaram na estética Cottagecore como uma forma de trazer para perto as belezas e a nostalgia da vida no campo. 

 

Quais os pontos chave dessa tendência?

A principal inspiração do Cottagecore é a vida simples do campo. Essa estética é evidenciada também nos looks produzidos de acordo com essa tendência. É comum que as peças sejam confeccionadas em tecidos leves, como algodão e linho, e que tenham modelagem mais ampla e fluída, mangas bufantes e estampas florais ou xadrez. 

Também é possível ver peças com bordados e outros tipos de intervenções manuais. Entre as peças mais utilizadas, temos os vestidos, blusas e saias amplas e também macacões, cardigãs, calças e jardineiras que trazem conforto às produções. 

Vestidos e blusas com efeito franzido e mangas bufantes são bastante comuns, pois dão um visual romântico e campestre. Babados nas golas, decotes, nas barras das saias e nas mangas criam um visual mais charmoso e combinam com esse estilo mais natural.

Na cartela de cores dessa tendência se destacam os tons de verdes, marrons, branco, bege e outros tons mais amarelados.  Outro ponto de destaque do Cottagecore é que os acessórios usados nas produções que seguem esse estilo costumam ser feitos com palha ou outros materiais semelhantes, evidenciando a produção manual. 

mulher loira segurando flores e usando chapéu de palha, um dos itens chave da tendência cottagecore

Aviamentos sugeridos para trazer um toque Cottagecore às suas produções

O Cottagecore é uma estética que preza pela simplicidade, pelo romantismo e pelo estilo natural. Com uma pegada mais minimalista, as peças que seguem essa tendência são cheias de charme e beleza.

Para começar, um dos pontos para ficar atento na hora das criações é a qualidade da matéria-prima. Como mencionamos, essa tendência segue as premissas sustentáveis, então aplicar aviamentos duráveis e de qualidade nas peças é indispensável. 

Criar uma coleção de moda voltada para um público-alvo específico é mais fácil, certo? Conhecer os clientes e saber quais as características do estilo facilita o design e a criação das peças. Com essas informações, fica mais simples definir qual a cartela de cores das roupas.

Abaixo destacamos alguns itens do nosso mix de produtos que tem tudo a ver com essa tendência e para te ajudar e inspirar na criação de peças desse estilo.

imagem de mulher de costas, usando um vestido franzido com lastex, um dos aviamentos que podem ser utilizados na criação de peças cottagecore

Lastex

O lastex é um aviamento super versátil! Ele pode ser utilizado na confecção de moda praia, fitness, meias, artesanato e muito mais. É aquele insumo coringa, que você precisa ter na sua confecção. 

Para criar o efeito franzido nas blusas e nos vestidos, muito comum em peças desse estilo, o lastex é ideal. Além disso, garante resistência e durabilidade às roupas.

Fitas de cetim

As fitas de cetim são muito utilizadas no artesanato, e por isso mesmo são perfeitas para trazer um toque sutil e artesanal às peças do estilo Cottagecore.

As aplicações dos cetins são diversas para o Cottagecore. Seja para enfeites de cabelos, como laços, ou para enfeitar um chapéu de palha. São detalhes que fazem diferença na composição dos looks. As fitas também podem ser aplicadas em calçados, substituindo os cadarços. 

Linha de elásticos embutidos

A nossa linha de elásticos embutidos conta com mais de 15 diferentes modelos. Eles são versáteis, e podem ser utilizados na confecção de peças de moda praia, uniformes, moda íntima, vestuário em geral, linha calçadista e mais. 

Pensando na tendência Cottagecore, que tem peças com babados destacados, o elástico Juiz 7 pode ser aplicado para criar este efeito. Esses detalhes deixam as criações mais bonitas, com acabamentos artesanais e criativos, além de dar a sensação de leveza e conforto.

Outra sugestão de uso é o Jaraguá para ser aplicado em chapéus de palha. Tanto nas cores cru como no preto, esse elástico dá um charme especial ao acessório mais famoso do campo.

Fios de poliamida e poliéster

Os fios de poliéster são utilizados em malharias e tecelagens na confecção em geral, desde a moda infantil até a adulta. Também podem ser utilizados no artesanato. 

Os fios de poliamida são perfeitos para costura em peças que exigem mais movimento e elasticidade. São muito duráveis e têm alta elasticidade e resistência, proporcionando ótimo acabamento às peças. 

Rendas

Para criar detalhes românticos e minimalistas, as rendas estreitas trazem mais romanticidade e feminilidade às criações, evidências da tendência Cottagecore.

Aposte na Aventurina 20 e na Safira 34, que possuem estruturas firmes e desenho delicado. Essas rendas estreitas são perfeitas para sua coleção de moda sofisticada, sem perder a essência do visual campestre.

 

O Cottagecore está muito presente em fotos de redes sociais — um lugar de muita inspiração! Mas, além de beleza, é necessário investir em artigos de qualidade, que vão garantir a durabilidade e a sustentação das suas peças. Para saber mais sobre a disponibilidade dos nossos produtos, entre em contato com um representante

Esperamos que essa matéria tenha te ajudado e inspirado para criar a sua coleção de moda nesse estilo. Para ficar por dentro das tendências, dicas e novidades do universo da moda e confecção, continue acompanhando nosso blog.

Acesse também nosso catálogo de produtos para conhecer os aviamentos da Zanotti.

banner do catálogo de 2021 da Zanotti


Deixe um comentário