A tendência dos franzidos voltou com tudo! Saiba como aplicar lastex na sua produção e trabalhar com este fio que foi febre nos anos 90.
As tendências de moda dos anos 90 voltaram em várias peças em 2022 e certamente continuarão em alta para 2023. As queridinhas da vez são os vestidos e blusinhas confeccionadas aplicando o fio de lastex, criando aquele efeito franzido na peça.
Esse material costuma oferecer um visual delicado e romântico para os looks. São aquelas peças que ficam coladas ao corpo, franzidinhas, muito femininas e joviais.
E se você quer saber como trazer essa tendência para sua próxima coleção, está no lugar certo. Continue a leitura e saiba mais sobre como aplicar o fio de lastex.
O que é o fio de lastex e qual sua composição?
A nostalgia está na moda. Cada coleção traz uma versão renovada do que foi tendência há alguns anos. As peças da vez são as fabricadas a partir da aplicação de fios de lastex, com referências românticas e repletas de trabalhos artesanais.
O lastex é um tipo de fio elástico, mais grosso do que os fios de costura tradicionais. Vendido em cones, ele pode ser usado na máquina de costura no lugar de linhas normais, para aplicação em peças específicas. O resultado é uma peça franzida e colada ao corpo. Seu uso em geral é para confecção de moda feminina e infantil, com um toque jovial, romântico e delicado.
A composição do fio de lastex varia conforme sua tonalidade. As opções disponíveis no mix da Zanotti incluem a cor Cru, composta de 42% poliéster e 58% elastodieno e o fio colorido – Preto e Phebo – com 45% poliéster e 55% elastodieno.
Onde pode ser aplicado?
O fio de lastex é muito versátil! Ele pode ser utilizado na confecção de moda praia, fitness, meias, artesanato e muito mais. É aquele material coringa, que você precisa ter na sua confecção. Este produto serve para criar o efeito franzido nas blusas e nos vestidos e também garante resistência e durabilidade às roupas.
Além de vestidos ou blusas, também pode ser aplicado na produção de peças de artesanato, em meias, em peças de cama, mesa e banho, além da linha hospitalar.
Normalmente é usado em decotes, cintura, punhos e até nas mangas de blusas e vestidos. A aplicação desse produto evidencia o retorno da moda dos anos 90, que se junta com a peça do momento, o cropped, montando lindos e sofisticados looks com esta composição.
Na linha infantil, para a produção de calcinhas, nos modelos mais simples, o lastex cria um franzido na base da cintura e nas perninhas, além de ficar lindo não aperta e dá o conforto necessário para a criança.
Como preparar a máquina para aplicar o lastex?
Você já viu que o lastex pode ser aplicado numa grande variedade de peças. Mas como fazer isso na prática? O primeiro passo, a exemplo de como é feito com linha tradicional, é encher a bobina com o fio de lastex. Você não deve pressionar ou ajustar demais, apenas segurar.
Também é preciso ter atenção ao tecido que será utilizado. O mais grosso vai deixar a peça mais armada, o que pode comprometer o resultado. Já o tecido mais fino e molinho tem caimento, o que faz toda a diferença no resultado.
Para que a costura fique mais frouxa ou que não fique tão franzido, é preciso soltar um pouco mais o parafuso da bobina, assim o lastex vai sair com mais facilidade.
Já para quem quer um tecido ou uma peça bem franzida, é preciso regular a máquina para deixar o ponto bem pequeno. O ponto normal de costura é o três e meio que dá uma boa sustentação, não arrebenta e dá um franzido bonito.
Para quem trabalha com frequência com esta aplicação, a orientação é ter bobinas exclusivas para o fio de lastex.
Como costurar a linha lastex?
Para começar a trabalhar o tecido, para aplicar o lastex, você pode marcar com giz, algumas linhas que vão representar os locais de aplicação dos fios. Dependendo do resultado que se busca, pode passar o fio com distância de 1 cm ou 0,5 cada linha. A diferença é que quanto mais próximo um fio do outro, mais franzido vai ficar o tecido.
Com relação a quantidade de tecido, a modelagem é multiplicada duas vezes pelo tamanho do que foi medido. Exemplo: se a aplicação for no cós, e medir 72 centímetros, será preciso usar 144 centímetros de tecido.
Antes de iniciar de fato a costura com o fio de lastex, é importante fazer um teste para entender se a tensão está boa e se o resultado é o esperado para aquela peça, de acordo com o tecido. O lado direito do tecido deve sempre ficar virado para cima, porque a linha elástica do lastex vai ficar do lado avesso.
Na hora de aplicar o lastex, você não pode puxar o tecido, mas deve segurá-lo firmemente para trás, de modo que a costura saia reta. Isso garante que, depois de soltar, apareça o efeito franzido que o fio de lastex proporciona.
Inspirações para onde você pode usar o lastex
O lastex foi muito usado nas peças íntimas do século XX, principalmente na produção de espartilhos e cintas, depois em roupas de banho.
Antes de 1960, o lastex era bastante usado nas roupas infantis, depois começou a ser usado em decotes, alças e para marcar a cintura durante o movimento hippie na década de 70.
A estética do interior se encaixa bem nos modelos atuais onde é usado o lastex, com modelagem de mangas bufantes, com tecidos florais e delicados em tons que remetem a natureza e dão um toque romântico ao visual. O produto tem tudo a ver com o cottagecore!
Na hora de pensar nas peças da sua coleção, considere mesclar pelas tendências dos anos 90 com modelos mais recentes. Assim você monta um mix de produtos que tem várias possibilidades de uso.
Além disso, lembre-se que, apesar de trazer um ar romântico, as peças não precisam ter apenas esse aspecto. É possível mesclar peças em lastex com calças mais estruturadas e looks cheios de estilo.
Para uma produção mais casual, o lastex pode ser aplicado nos punhos das mangas longas de camisa social, em tecido mais leve, combinando com uma saia ou calça de alfaiataria.
Também vale trazer essa tendência para a moda íntima, utilizando o fio de lastex para trazer detalhes a sutiãs e calcinhas.
Os melhores fios de lastex você encontra na Zanotti
Se você gostou das nossas dicas e quer começar a confeccionar peças com o fio de lastex, conheça as opções da Zanotti.
Em nosso mix você encontra o fio de lastex nas cores cru, preto e phebo. O produto está disponível em embalagens de 12×250, 30×500 ou 40×1000. Entre em contato com um dos nossos revendedores e faça o seu pedido.
Deixe um comentário