Já falamos em algumas matérias sobre a tendência da nostalgia, que fica cada vez mais forte. Em períodos de incertezas, em que a tecnologia avança mais rápido do que podemos acompanhar, é comum procurar algum tipo de estabilidade. Nesse sentido, as mídias analógicas, a moda vintage e tudo aquilo que lembra o passado tem feito esse papel e percebemos esse fenômeno também na moda esportiva retrô.
Sendo assim, no mundo dos esportes não é diferente. Por isso, em um período em que a cuidar da saúde e fazer exercícios também está bem em alta, juntar moda fitness com moda vintage pode ser uma estratégia muito assertiva. Pensando nisso, nessa matéria vamos abordar essas duas trends misturadas: o aspecto retrô na moda esportiva. Então, leia até o final para descobrir como transformar suas coleções e alinhá-las com as necessidades dos consumidores!
Primeiramente, por que “retrô”?
Etimologicamente, a palavra “retro” existe a partir do termo retrospectiva, indicando uma apreciação ou inspiração tirada do passado. E para ser considerado “vintage”, o estilo precisa referenciar uma época de pelo menos 20 anos atrás.
Na moda, o estilo retrô revisita tendências e estéticas de décadas anteriores, mas com um toque de modernidade. Dessa forma, uma sensação familiar e de conforto é oferecida aos consumidores, que vão se sentir muito estilosos.
É fácil perceber que a lembrança dos velhos e bons tempos tem um charme especial! De mesmo modo, na moda, o retrô é uma tendência que traz autenticidade e personalidade para qualquer look.
Como aplicar o retrô na moda esportiva?
Retrô é uma estética é caracterizada por elementos icônicos que marcaram uma época: listras, tecidos de moletom, calças jogging, shorts ciclista, e muitos outros. Nesse sentido, os anos 70, 80 e 90 estão cheios de inspirações.
Sabendo desse destaque que a moda esportiva vintage vem ganhando nos últimos anos, entender como aplicar o retrô nas suas criações pode ser uma grande vantagem. Então, vamos explorar como essa estética pode ser integrada nas coleções modernas de acordo com cada década!
Referências para a moda esportiva retrô dos anos 70
Nos anos 70, a cultura fitness explodiu com a popularidade de programas de televisão que incentivavam exercícios físicos. Por isso, pela primeira vez as roupas esportivas passaram a ser vistas como moda. Nessa época, cores vibrantes e materiais confortáveis ganharam muito destaque.
Elementos icônicos dessa década incluem tecidos de moletom, listras laterais em calças jogging e jaquetas, e uma paleta de cores vibrantes como laranja, amarelo e azul. Portanto, para aplicar essas referências, use elásticos de alta qualidade na cintura e nos punhos de conjuntos de moletom, incorpore elásticos coloridos como listras laterais e escolha elásticos em cores vibrantes para complementar as peças.
Referências para a moda esportiva retrô dos anos 80
A década de 80 foi a era do fitness, com a popularização de vídeos de aeróbica e uma forte ênfase em exercícios de alta intensidade. Simultaneamente, a moda esportiva tornou-se mais ousada, com designs arrojados e cores neon. Elementos icônicos incluem shorts ciclista, leggings neon e acessórios como faixas de cabelo e munhequeiras.
Portanto, para aplicar essas referências, utilize elásticos resistentes e confortáveis na cintura e nas pernas dos shorts ciclista, combine elásticos de cores neon nas cinturas das leggings e ofereça faixas de cabelo e munhequeiras com elásticos ajustáveis.
Referências para a moda esportiva retrô dos anos 90
Nos anos 90, a moda esportiva adotou uma abordagem mais descontraída, influenciada pelo streetwear, com peças oversized e looks minimalistas ganhando espaço. Nesse contexto, elementos icônicos incluem calças jogging oversized, jaquetas esportivas com cortes amplos e a exibição de logotipos de marcas esportivas.
Então, para aplicar essas referências, utilize elásticos largos na cintura e nos tornozelos das calças jogging, incorpore elásticos nos punhos e na cintura das jaquetas esportivas e use elásticos personalizados com logotipos ou estampas para adicionar um toque exclusivo.
Conheça produtos Zanotti para aplicar nas suas peças esportivas retrô
Integrar os elementos retrô com materiais e acabamentos modernos e duráveis pode ser o diferencial da sua nova coleção! A Zanotti oferece diversos produtos que podem ser usados para adicionar esse charme nostálgico às suas peças esportivas:
Elásticos Jacquard personalizados
A tecnologia Jacquard traz um acabamento personalizado e durável para suas peças. Ideal para tops femininos e jaquetas masculinas, esses elásticos com efeito canelado são bonitos, táteis e atemporais. Perfeitos para dar um toque retrô dos anos passados à sua coleção de moda esportiva. Conheça alguns modelos:
IMM Canelado 40
O IMM Canelado 40 é um elástico de 39 mm de largura, ideal para moda esportiva e infantil. Composto por 94% Poliéster e 6% Elastano, oferece durabilidade e conforto, além de ser super versátil e encaixar com diversas produções.
Assim como os demais elásticos de Jacquard, ele pode ser personalizado com sua marca.
IMM Boxe 35
O IMM Boxe 35 é um elástico de 34 mm de largura, ideal para cuecas infanto-juvenis e moda fitness. Composto por 94% Poliéster e 6% Elastano, oferece durabilidade e conforto. Disponível em embalagens de 320 metros, pode ser personalizado com sua marca.
IMM Boka Loka 30
O elástico Boka Loka 30 da Zanotti é super resistente e macio, proporcionando conforto e leveza. Disponível em seis combinações de cores para peças femininas e masculinas, tem largura mínima de 29 mm. O rolo desse elástico possui 20 metros e sua composição é de Poliéster com Elastano.
IMM Sem logo
O IMM Sem Logo é um elástico clássico e versátil. Está disponível em três larguras: 25 mm, 30 mm e 40mm. É ideal para aplicação em bermudas, cuecas, moda fitness, calçados, calcinhas e roupas infantis e adultas, verificando as larguras indicadas pela as devidas aplicações. Também é composto por 94% Poliéster e 6% Elastano e está disponível tanto nas cores clássicas como nos tons neons.
IMM Beijo Molhado
O elástico IMM Beijo Molhado 25, outro produto da linha de Domínios Públicos da Zanotti, é ideal para cintura de calcinhas, bases de sutiãs, tops e detalhes de moda íntima juvenil. Com 24 mm de largura, está disponível em rolos de 20 metros, em 12 combinações de cores, e é composto por 94% poliéster e 6% elastano.
Este produto também é bastante versátil, pois combina com peças da moda íntima, compondo detalhes na base, nas alças ou na cintura de sutiãs e calcinhas, assim como na moda infanto-juvenil. Na moda esportiva, pode ser aplicado nas bases e alças de tops, bem como cintura e detalhes em leggings.
Elásticos embutidos
Elásticos tradicionais, geralmente nas cores branco e preto, e não possuem detalhes. São chamados de embutidos porque, na maioria das vezes, são aplicados por dentro da peça e revestidos por um tecido, não ficando visíveis. Os embutidos possuem diferentes níveis de tensão e são responsáveis por garantir a aderência das peças no corpo e nos objetos. Muito versátil, sua aplicação vai de cós (cinturas), até capas de cadeiras e sofás.
Moleton
O elástico Moleton, ideal para tecidos grossos como moletom, é reforçado e muito utilizado para calças de moletom e uniformes. O elástico Moleton possui sete larguras em nosso catálogo: 15mm, 20mm, 25mm, 30mm, 35mm, 40mm e 50mm. Disponível na cor Cru, possui nível de tensão médio e é ideal para roupas de moletom, uniformes, bermudas e peças fitness.
Savana
O elástico Savana é o mais leve da nossa linha de embutidos, perfeito para aplicações que não necessitam de alto nível de tensão. Está disponível em 11 larguras, que variam dos 5mm até 50mm, nas embalagens rolo ou enfesto.
Jaraguá
O elástico Jaraguá é um dos mais tradicionais da nossa linha de embutidos. Com nível de tensão médio, ele está disponível em larguras de 3 mm a 80 mm e é composto por Poliéster e Elastodieno. Oferecendo um excelente equilíbrio entre força e alongamento, o Jaraguá está disponível nas cores branca e, em algumas larguras, preta.
Este produto também é bastante versátil para aplicações em moda esportiva, pois se adapta a várias modelagens e tecidos.
Guepardo
Fabricado com tecnologia tear crochet, o elástico Guepardo incorpora um cordão para maior agilidade na produção das peças. É um produto funcional e de qualidade, ideal para cinturas de bermudas e artigos esportivos. Este elástico é utilizado para ajustar a cintura e pode ser embutido de várias maneiras, adaptando-se a diferentes máquinas e processos.
Inspiração: a coleção de moda esportiva retro da Lacoste!
Por fim, trouxemos uma inspiração: a Lacoste! Recentemente, a marca lançou uma coleção que integra o estilo retrô na moda esportiva, de uma maneira muito funcional. Suas coleções frequentemente revisitam os clássicos da marca, como os icônicos polos e agasalhos, trazendo-os de volta com um toque moderno. A paleta de cores, os cortes e os materiais usados remetem aos anos dourados do esporte, mas com a tecnologia e a qualidade do século XXI.
Incorporar a estética retrô na moda esportiva relembra o passado, mas também é uma forma de inovar com autenticidade. Ao utilizar elásticos de alta qualidade, você garante que suas criações tenham o visual desejado, e oferece conforto e funcionalidade. Explore nossa linha de elásticos e traga a autenticidade do estilo retrô para suas coleções esportivas!
Agradecemos por ler até aqui! Se você achou este artigo útil, não se esqueça de compartilhar com seus amigos e de deixar seu comentário. Continue nos acompanhando para mais novidades e dicas exclusivas.
Até a próxima!
Deixe um comentário