mulher trabalhando em um computador, analisando dados de inteligência de mercado

O que é inteligência de mercado e como ela ajuda sua empresa

26 outubro, 2021


10 min (tempo estimado de leitura)

A inteligência de mercado é uma excelente ferramenta para criar diferencial para a sua empresa e aumentar as vendas. Entenda mais sobre o conceito e como ele é aplicado!

Um dos grandes segredos para o bom desenvolvimento de um negócio, independente do segmento, é saber avaliar o mercado e tomar decisões estratégicas. De forma resumida, com a avaliação do mercado você pode entender quais os anseios do seu público-alvo, quais são as tendências para seu negócio, quais são os melhores fornecedores para adquirir matéria-prima e criar um perfil competitivo para concorrência.

Essa ferramenta permite analisar quais são os pontos fortes e fracos do seu negócio e facilita a tomada de decisões. E, para que seja possível tomar as decisões estratégicas, a coleta de dados é fundamental, pois ela possibilita realizar análises e estudos, entender o mercado e tomar decisões mais assertivas

Esses são alguns dos motivos pelos quais a inteligência de mercado é tão fundamental para o sucesso de negócios inclusive na área da moda. Continue a leitura para entender melhor esse conceito e como ele pode ser importante contribuindo para o desenvolvimento da sua empresa. 

 

O que é inteligência de mercado

Inteligência de mercado é um conceito relativamente recente e teve suas primeiras menções na década de 1950. Mas foi a partir dos anos 1980 que este método começou a ganhar maior destaque. Muito em razão da era da informação digital, que facilitou a coleta e o processamento de dados.

A inteligência de mercado pode ser definida como o uso de várias técnicas para coletar e analisar informações. O grande objetivo é entender o que está se passando no mercado, além do que acontece no dia a dia da sua empresa.

Um dos principais pontos de análise é a concorrência, o que é essencial para saber como agir em situações de crise e de oportunidades, além de possibilitar a realização de comparativos. Mas é importante enfatizar que não apenas isso deve ser avaliado. 

É extremamente necessário ficar atento ao mercado que sua empresa está inserida e quais são os pontos que podem impactar positiva ou negativamente no seu negócio. Esses processos vão desde o entendimento da experiência dos seus clientes até a análise da economia num nível mais macro.

Entre as ferramentas que são utilizadas na inteligência de mercado, podemos citar a matriz SWOT e o benchmarking. Vamos explicar, de forma rápida, um pouco mais sobre esses dois conceitos:

A matriz SWOT faz análises do ambiente externo e interno das organizações. A fim de encontrar oportunidades para melhorias e para otimização do desempenho. Enquanto isso, mais voltado para estudo da concorrência, o benchmarking atua na pesquisa de desempenho da sua organização com relação aos concorrentes. Avaliando produtos, processos e serviços, por exemplo.

Com base na análise de todos os dados coletados, é possível tornar a empresa mais competitiva. Continue a leitura e entenda melhor como essa técnica é aplicada na prática e quais são seus benefícios. 

imagem superior de uma mulher em uma mesa cheia de papeis com gráficos e tabelas, analisando dados de inteligência de mercado

Como a inteligência de mercado é aplicada?

Um ponto relevante e que deve ser citado é que com o avanço das novas tecnologias e com o uso da inteligência artificial está cada vez mais fácil coletar dados. 

E esses dados estão em muitos lugares ou em várias frentes. Então, é preciso estar ciente de que, antes de aplicar a inteligência de mercado no seu negócio é preciso coletar uma quantidade considerável de informações.

Mas é necessário ter cuidado para coletar os dados que têm funcionalidade e propósito para as análises que a sua empresa precisa. De nada adianta uma variedade de informações e números se não contribuem para as pesquisas da sua organização.

Para fazer essa coleta de forma eficiente e direta, você pode usar uma série de ferramentas, como softwares de automação. Também é possível avaliar relatórios, entender métricas das redes sociais, vendas, entre outros aspectos.

A partir daí é feito um filtro desses dados para entender a relevância de cada informação, para a análise de informações e para reconhecer padrões de empresas, produtos ou processos

 

Quais os benefícios e vantagens

Um dos principais benefícios da inteligência de mercado é a capacidade de embasar decisões de forma mais assertiva. Sem dúvidas o uso de informações e estatísticas é fundamental para ter o entendimento correto do mercado. Como o seu público avalia o seu serviço e os seus produtos e o que os clientes esperam da sua empresa, por exemplo.

Além disso, são por meio dos dados que é possível saber quais são as práticas adotadas pela concorrência e qual a expectativa e as demandas do mercado. Com essas informações a inteligência competitiva do seu negócio fica mais forte e te ajuda no desenvolvimento e na tomada de decisões. 

Abaixo você pode conferir mais alguns benefícios de aplicar a inteligência de mercado no seu negócio:

  • Conhecer mais a fundo o seu público;
  • Ter maior embasamento para realizar seu planejamento estratégico;
  • Entender melhor o mercado de atuação em que sua empresa está inserida;
  • Acompanhar tendências de comportamento e consumo;
  • Perceber demandas de mercado, que podem ser úteis no momento da criação de novos produtos e serviços;
  • Perceber de forma mais rápida onde é necessário implementar melhorias e agir rápido para solucionar possíveis problemas;
  • Adquirir vantagem competitiva em um mercado cada vez mais disputado.

imagem com foco em um notebook, com dados de inteligência de mercado sendo analisados

Como a inteligência de mercado pode auxiliar nas suas vendas

Até agora, nosso conteúdo abordou como a inteligência de mercado é importante e traz benefícios para a sua empresa. Os resultados da aplicação desse método vão refletir positivamente nas suas vendas.

Isso porque, por meio da análise de dados e entendimento de mercado, fica muito mais fácil conhecer as necessidades e demandas do seu público. Mas essa não é a única vantagem. Veja abaixo:

Destaca sua empresa dentre os concorrentes

Um dos grandes benefícios de investir na aplicação de estratégias de inteligência competitiva é que você se destaca entre a concorrência

Estudando as mudanças mercadológicas e no seu segmento, você acompanha quais as tendências e pode estar um passo à frente para aplicá-las. Sair do padrão e apostar em novas metodologias pode ser positivo para sua empresa estar em evidência.

Com uma série de dados em análise, é muito mais fácil entender o mercado e traçar as melhores estratégias, o que reflete também na melhora das vendas.

Melhora o relacionamento com os clientes

O cliente é a parte mais importante de um processo de vendas. Afinal, sem clientes, quem é que vai adquirir os produtos? Por isso, ter um bom relacionamento com seus clientes é fundamental para fidelizá-los e conseguir mantê-los em sua base, gerando maior volume de vendas.

Com a análise de dados e a aplicação da inteligência de mercado isso é possível. Dessa forma você consegue entender melhor o que seu cliente busca.

Identificação de oportunidades

Novas oportunidades e inovação no mercado aparecem, dentre outras formas, quando a empresa está de olho nas mudanças e nos feedbacks. Prestar atenção em outras fábricas e negócios abre a possibilidade de investir em algo novo, seja um processo ou um produto.

Acompanhar as tendências, novas tecnologias é necessário para a inspiração e identificação de melhorias dentro da sua organização. Trabalhe com todos os setores para que observem as novidades, pois isso aumenta as chances de vendas.

Aumenta a produtividade

Esse é outro ponto que merece destaque. De início parece não estar relacionado diretamente com as vendas, mas está: quando a empresa se torna mais produtiva, os processos passam a ser executados de forma mais ágil no dia a dia. 

É com base na análise dos dados e das informações coletadas pelas ferramentas de inteligência de mercado que podemos perceber quais pontos precisam de melhoria. Além disso, com uma pesquisa de mercado, por exemplo, identificamos pontos em que a concorrência se destaca ou que os clientes enxergam falhas.

Partindo dessas percepções se torna possível produzir mais e com mais qualidade. O que permite uma entrega maior e melhor de produtos. Como todos os processos dependem um do outro nas empresas, seja na produção ou no atendimento ao cliente, a produtividade e a capacidade também aumentam.

 

Por fim, o uso de inteligência de mercado é essencial para embasar a tomada de decisão de forma mais acertada. Também é por meio das pesquisas de mercado e análise de informações sobre o público que é possível traçar estratégias de marketing alinhadas com as necessidades do mercado.

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