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Autoridade de marca: como fortalecer a sua empresa de moda!

1 abril, 2022


9 min (tempo estimado de leitura)

A autoridade de marca pode fazer toda a diferença no sucesso da sua marca de moda. Saiba como conquistar!

Conquistar autoridade de marca, sem dúvidas, é o objetivo de muitas empresas. Afinal, uma marca que possui autoridade é vista como referência em seu nicho, além de estar sempre bem posicionada. 

Além disso, a autoridade de marca também traz bons frutos na relação com os clientes, no crescimento da empresa e muito mais. Ou seja, vale muito a pena o trabalho que precisa ser executado para conquistar a autoridade da sua empresa. E, se você está aqui, é porque já entendeu, ao menos em partes, a importância de tudo isso. 

Nesse conteúdo, vamos falar mais sobre o que é autoridade de marca, além de trazer um passo a passo com ações importantes para você conquistar a autoridade da sua marca. Continue a leitura!

 

Afinal, o que é autoridade de marca?

Antes de mais nada, é muito importante ter claro o conceito de autoridade. Ter autoridade significa ser referência para um grupo que considera e segue o que você diz e acredita nos seus posicionamentos. Isso não significa que sua marca precisa construir autoridade para milhões de pessoas. 

Muitas vezes, é num mercado mais segmentado que a construção da autoridade é mais possível. Afinal, você trabalha forte com uma base menor de pessoas, e vai expandindo sua autoridade aos poucos. 

 

Por que a minha marca precisa de autoridade?

Imagine ser uma referência para uma parcela de pessoas. Isso significa que elas acreditam na sua empresa e marca. E os consumidores estão cada vez mais dispostos a comprar de empresas em que realmente acreditem. Quando as pessoas acreditam no seu negócio, recomendam para outras, ou seja, a sua visibilidade se torna maior.

Além disso, ter autoridade te aproxima de novos públicos e pessoas, e pode ser uma boa forma de expandir seus negócios e ser reconhecida no segmento

 

O passo a passo para conquistar sua autoridade de marca

Para “chegar lá” e ser uma marca referência, o caminho pode ser longo. Por isso, preparamos um passo a passo, com dicas e orientações que você pode implementar na sua empresa em busca da autoridade de marca. 

O bom atendimento ao cliente

É fato que quando o cliente é bem atendido, ele fica muito mais propenso a voltar e continuar comprando na sua empresa. Por isso investir na qualificação do atendimento ao cliente é a melhor forma de fidelizar o cliente.

O custo para captar novos clientes é muito superior que manter os já existentes. É costume traçar estratégias de marketing para conquistar novos clientes e muito pouco ou nada para fidelizar os que já existem.

Estudos apontam que mais de 60% dos lucros de uma empresa vem de clientes já existentes e não de novos. Por isso é fundamental fazer uma análise para identificar de onde a maior parte dos seus lucros estão vindo.  

Autoridade de marcaColaborador que atrai clientes

Em tempos de tecnologia avançada, redes sociais bombando, declarações por excelente atendimento se espalham facilmente, assim como os maus atendimentos também. Estas exposições influenciam diretamente na decisão de compra dos consumidores e, claro, na autoridade da marca. 

As empresas que investem num bom atendimento, se destacam facilmente perante a concorrência, muito em função da propaganda espontânea gerada por seus clientes que recomendam a sua empresa. Tudo isso contribui significativamente para a construção da sua marca e a lembrança na mente dos consumidores. 

Mas nada disso é possível sem que você busque melhorar o nível de satisfação de seus colaboradores. Um melhor ambiente de trabalho, oferecendo incentivos, reconhecimento, treinamento, entre outras estratégias são bastante recomendados. 

Ou seja, seu funcionário é também seu cliente, só que interno. Por isso a satisfação do seu cliente deve estar alinhada com o nível de satisfação da sua equipe. 

 

Faça parcerias com influenciadores e outras marcas

É impressionante, mas pesquisas apontam que 67% de brasileiros que usam Instagram, seguem algum influenciador digital e 55% já compraram algum produto indicado por ele.  

É por meio deles que as marcas parceiras também ganham visibilidade, seguidores mais qualificados, engajados e propensos a fechar negócio e, com isso, também constroem sua autoridade.

Para pequenas e médias empresas, estas parcerias podem ser muito positivas, especialmente ao se conectarem com influenciadores considerados menores, mas mais segmentados e com grande potencial de gerar resultados.

Mas antes de iniciar uma parceria com influenciador digital, observe algumas situações. Como por exemplo: 

  • Saiba qual é seu objetivo para saber qual influencer buscar
  • Não se apegue ao número de seguidores
  • Pense primeiro no seu público
  • Pense se o influenciador “casa” com a sua marca
  • E, por fim, explore diferentes formatos de parceria. 

 

Invista em criação de conteúdo

Milhares de empresas de todos os tipos e tamanhos já entenderam a importância de atrair, educar, buscar e criar um relacionamento com clientes através de conteúdo de valor. E, com isso, construir autoridade.

O consumidor moderno quer aprender, entender e se envolver com a marca no mercado. À medida que o marketing tradicional enfraquece, mais empresas entendem a importância de investir no marketing de conteúdo.

A migração da audiência das mídias clássicas para as digitais, é um fenômeno inserido na chamada transformação digital. 

Quem está investindo em marketing de conteúdo já entendeu que ele mudou a percepção das marcas, o comportamento de busca, a tomada de decisão de compra e muito mais. 

As pessoas estão imersas em um mundo de informações, e por isso, tendem a valorizar, personalidades e empresas que entregam conteúdos relevantes.

Autoridade de marca

Entenda as necessidades do seu cliente

Um aspecto importante é que os colaboradores de uma empresa coloquem como prioridade as necessidades do seu público, assim como seu desejo e expectativas. Dessa forma, transmitem uma mensagem de compromisso, respeito e cuidado com seu cliente. 

Não é preciso lembrar que o papel do vendedor vai muito além de vender, pois a responsabilidade deste profissional é ajudar servir e solucionar da melhor forma possível as necessidades do cliente.

Nossa dica é fazer uma pesquisa com seus clientes que vá além das questões técnicas. Pergunte às pessoas quais são seus sonhos, medos, desejos, valores. Questione sobre o estilo de vida, como se informam, como tomam as decisões de compra. O que fazem no tempo livre. Quais as mudanças que fariam em seu produto se tivessem a oportunidade. 

Construa uma persona, ou um personagem semifictício, mas que define o perfil do seu cliente, baseado no questionário feito. Tê-la em mente é um grande auxílio na tomada de decisões. 

Crie o hábito de perguntar; foque no que é principal; capte informações relevantes e saiba usá-las e por fim dê liberdade emocional ao seu cliente, deixando que ele demonstre seus desejos, seus sonhos e expectativas.  É uma estratégia de marketing conversar, entender e se aproximar do cliente. O vendedor precisa estar alinhado com os anseios da empresa em relação a sua persona. 

 

Por fim, conheça seu público

Entre as diversas possibilidades de se tornar autoridade, principalmente direcionado ao mundo da moda, é essencial conhecer o público-alvo, a sua persona e as diferentes formas de gerar marketing de conteúdo

Entendendo o seu cliente, fica mais claro também, o que ele espera da marca. Com base em informações como essa, você pode, por exemplo, buscar por estratégias de marketing mais alinhadas, o que ajuda muito na construção da autoridade de marca. 

 

Ou seja, o segredo para construir autoridade é, sem dúvidas, conhecer seu público e oferecer o que ele busca. Esse é um caminho longo, mas que traz resultados incríveis, como a melhora do posicionamento de mercado, mais clientes e reconhecimento. 

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