Inteligencia artificial

Como utilizar a inteligência artificial para produção de conteúdo da sua marca de moda

29 janeiro, 2024


11 min (tempo estimado de leitura)

Descubra como a inteligência artificial pode revolucionar a forma como você produz conteúdo para a sua marca!

A Inteligência Artificial (IA) está transformando todas as indústrias, inclusive a da moda. Essa revolução na moda impulsionada pela IA abrange várias áreas, desde o design e produção até a experiência do consumidor.

A IA já é parte do nosso dia a dia. E, para as marcas de confecção, ela não é apenas uma inovação tecnológica, mas uma ferramenta poderosa, capaz de auxiliar em tarefas e funções que você possivelmente nem imagina!

A indústria da moda não é apenas sobre tecidos e tendências, é também sobre comunicação. É sobre contar histórias, criar identidade da marca, e mais importante, conectar-se com o cliente.

Mas por que falar sobre inteligência artificial e por que agora? Bem, o mundo mudou e continua mudando de forma acelerada. As marcas de confecção não estão apenas competindo com a loja ao lado, mas com o mundo inteiro.

E, nesse mar de opções, como fazer para que sua marca seja vista? Como garantir que sua mensagem não apenas alcance seu público, mas gere repercussão por ele? A resposta pode estar na inteligência artificial.

Entenda agora essa evolução tecnológica, alguns mitos e descubra como a Inteligência Artificial (IA) pode ser a peça chave que faltava no quebra-cabeça da sua estratégia de conteúdo.

 

Entendendo o que é inteligência artificial (IA)

Primeiramente é preciso entender que quando falamos de inteligência artificial (IA), abordamos um amplo campo de tecnologias e modelos computacionais que são treinados para as mais diversas finalidades.

As IA’s podem ser utilizadas na análise preditiva, na automação de processos robóticos, no diagnóstico médico assistido, na análise de dados de mercado, na previsão de tendências financeiras, entre outras inúmeras possibilidades. De modo geral, uma IA é um sistema informático capaz de realizar tarefas que demandariam inteligência humana.

Neste artigo, vamos focar especificamente nos modelos de reconhecimento e processamento de linguagem natural, dos quais o mais difundido é o Chat GPT da empresa OpenAI.

Essa ferramenta oferece uma capacidade impressionante de gerar textos coerentes e contextuais, sendo capaz de conduzir conversas, responder a perguntas e até criar conteúdo de forma criativa e detalhada.

Esse modelo de IA é baseado em 2 conceitos fundamentais das inteligências artificiais atuais:

  • O aprendizado de máquina (machine learning): consiste na capacidade do sistema de aprender habilidades para além das que foi programada inicialmente;
  • O aprendizado profundo (deep learning): simula redes neurais para a análise e aprendizado a partir de grandes níveis de abstração de dados.

O Chat GPT se destaca pela habilidade em entender e processar a linguagem humana de maneira surpreendentemente natural, o que o torna uma ferramenta interessante para as marcas na otimização de interações com clientes, geração de conteúdo relevante e personalizado, e na automação de tarefas que requerem compreensão linguística.

Abastecido de uma considerável quantidade de dados, o modelo pode ser ajustado para atender a necessidades específicas de cada marca, proporcionando uma abordagem de comunicação mais eficiente e engajadora. Além disso, a ferramenta é gratuita e de fácil acesso.

 

Aplicando a inteligência artificial na estratégica de conteúdo da sua marca

ferramentas para utilizar para produção de conteúdo da marca com inteligência artificial

A inteligência artificial (IA) não é só um conjunto de algoritmos sofisticados, é uma ferramenta revolucionária que abre portas para diversas possibilidades, como, por exemplo, você pode fazer essa tecnologia trabalhar a favor da sua marca? Vamos entender isso passo a passo.

  • Conhecendo melhor o seu público

Antes de mais nada, dê uma bela olhada em quem está do outro lado da tela consumindo o seu conteúdo. A IA pode ser uma mão na roda para entender melhor os seus clientes, graças a sua capacidade de interpretar grandes quantidades de dados de forma quase instantânea.

Com a IA, você analisa padrões de compra, preferências de estilo e comportamentos de navegação para ajustar suas mensagens e ofertas. Isso significa que você pode oferecer recomendações de produtos mais precisas, criar campanhas de marketing mais direcionadas e até desenvolver experiências de compra online que sejam únicas para cada cliente.

  • Conteúdo personalizado no ponto certo

Uma vez que você já tem uma boa base sobre o que o seu público quer, é hora de personalizar. A IA pode te ajudar a criar conteúdos personalizados e específicos para cada segmento, sugerindo produtos, aplicações ou até mesmo textos que podem ser utilizados nas redes sociais escritos de forma muito natural.

  • Automatização inteligente

Com inteligência artificial você pode automatizar uma série de processos na criação de conteúdos, sem deixar de lado a personalidade da sua marca. Isso inclui desde a curadoria de conteúdo relevante até a programação de posts nas redes sociais. Assim, você economiza um bom tempo e pode focar em estratégias mais complexas.

  • Mantenha a autenticidade

A inteligência artificial é uma ferramenta que não substitui a sensibilidade humana. O ponto é utilizá-la para potencializar a criatividade da sua equipe. É importante manter a essência da sua marca, aquele toque pessoal que faz seus clientes se sentirem familiarizados.

Também é muito importante você ter em mente as diretrizes e valores fundamentais da sua marca, até mesmo para abastecer a ferramenta com o contexto assertivo na hora de criar os conteúdos com a IA.

 

Por onde começar?

chat gpt - AI

Ferramentas de IA como o Chat GPT – o próprio nome já afirma – funcionam através de um chat, no qual você se comunica com a inteligência artificial e faz solicitações como se estivesse conversando com um ser humano através de uma plataforma de bate-papo.

A simplicidade do processo é a chave do formato, não é preciso ter qualquer experiência em programação ou conhecimentos similares. Tudo é muito simples e direto.

No entanto, algumas dicas podem ser úteis na hora de construir as perguntas certas a se fazer para a IA. Na hora de criar seus prompts (perguntas), adicione o máximo de contexto possível para obter uma resposta mais efetiva e satisfatória.

Veja os exemplos abaixo:

Exemplo 1 – Solicitação vaga e sem contexto

“Escreva um texto sobre moda

Neste primeiro exemplo, vemos uma solicitação extremamente vaga, sem qualquer direcionamento ou contexto. O que levará a uma resposta genérica e ineficaz que dificilmente atenderá às suas expectativas.

 

Exemplo 2 – Solicitação contextualizada

“Estou trabalhando em uma campanha de marketing digital para uma marca de moda intima e casual sustentável que foca em lingeries e roupas feitas com materiais reciclados. Precisamos criar um artigo para o blog da marca que destaque as últimas tendências em moda sustentável, especialmente aquelas relacionadas a tecidos reciclados e práticas éticas de produção.

O público-alvo é composto principalmente por mulheres entre 25 e 40 anos, conscientes do meio ambiente e interessadas em moda responsável e ética. O artigo deve incluir dicas de como incorporar peças sustentáveis no dia a dia. Destacar algumas das nossas peças-chave e terminar com uma chamada à ação incentivando a leitura da nossa nova coleção de outono.

A matéria deve ser inspiradora e informativa, visando educar e engajar nosso público sobre a importância da moda sustentável.”

Já no segundo exemplo, a pergunta é detalhada e fornece informações específicas sobre tema, público-alvo, estilo desejado e objetivos do conteúdo, o que resultará em uma resposta personalizada e alinhada às necessidades da marca.

Outra dica é abastecer a inteligência artificial com conteúdos produzidos por você e sua empresa para que a IA possa estudar o formato da sua marca. Este é também um bom momento para você pedir para que ela analise o estilo da sua comunicação e dê insights precisos baseado no público-alvo e nos objetivos.

É importante lembrar que essas ferramentas possuem um recorte temporal, não tendo informações posteriores à data da sua última atualização. No momento desta publicação, por exemplo, a data de corte da versão gratuita do Chat GPT é março de 2022.

Já a versão paga, o GPT 4, conta com dados até abril de 2023. Para conteúdos que abordem temas posteriores a essas datas, é preciso abastecer a IA com as informações necessárias.

 

Desafios e considerações éticas na implementação da IA

O uso da inteligência artificial no dia a dia é um tema recente e que tem gerado diversos debates na sociedade.

Primeiramente, a transparência no uso de dados é fundamental. É essencial que as marcas coletem, usem e protejam os dados dos clientes de maneira muito clara. Garantindo um consentimento justo e respeitando sempre a privacidade do usuário. Isso não é só uma questão de conformidade legal, mas também uma questão de construir e manter uma confiança com seu público.

As automações oferecidas pela inteligência artificial podem levar a uma mudança significativa na força de trabalho. Logo, as marcas precisam considerar o impacto que essa mudança terá sobre os empregos, buscando maneiras de requalificar e integrar colaboradores em novos papéis.

A transição para uma maior automação deve ser gerenciada de maneira ética, valorizando a competência e o bem-estar dos colaboradores.

Desde a personalização de conteúdo, a automação inteligente e até a manutenção da autenticidade da marca, a IA promete ser uma peça chave no desenvolvimento contínuo e para o futuro da moda. Mas, como vimos, a adoção dessa tecnologia vem com a responsabilidade de usá-la de maneira ética, transparente e respeitosa.

Este artigo busca não apenas destacar a importância da inteligência artificial para as marcas de moda intima e casual, mas também oferecer uma abordagem equilibrada, onde a inovação tecnológica se alinha com os valores éticos e a sustentabilidade da marca.

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