Profissional tirando medidas e alfinetando o tecido no manequim dentro do termo de moda moulage

Termos de moda: diferença entre Moulage, Alfaiataria e Statement

9 agosto, 2022


11 min (tempo estimado de leitura)

O universo fashion é cheio de termos de moda que podem ser confundidos. Nesse conteúdo, trouxemos as diferenças entre moulage, alfaiataria e statement!

Se você consome conteúdo de moda, com certeza já se deparou com alguns termos de moda diferentes. São elementos específicos da indústria que podem causar certa confusão e até estranhamento. 

Como a moda é um segmento que depende muito da criatividade, alguns nomes também soam de forma diferente, mas cada um tem um significado específico e existem motivos para serem denominados desta forma. 

Nesse conteúdo, vamos apresentar os termos de moda Moulage, Alfaiataria, Statement e suas particularidades. Continue a leitura!

Afinal, o que é o termo de moda Moulage

Quando pensamos na costura tradicional, logo vem à nossa mente os moldes em papel. Ele tem medidas específicas, que vão para o tecido e, na sequência, passam para os manequins onde é feita a finalização da peça com os ajustes necessários.  É uma forma de modelagem em 2D, uma construção bidimensional de peças. 

Já a Moulage é o processo inverso, onde os moldes, pregas e pences, além de todos os elementos necessários para a costura, são construídos com tecidos sobre a silhueta do corpo humano e só depois são transferidos para o papel. Com esta técnica é possível visualizar o resultado da modelagem enquanto está sendo feita.

Esta forma de costura é também conhecida como draping em inglês, mas o nome vem do francês  Mule, que significa molde. A expressão fait au moule, significa feito sob medida.

Mas engana-se quem pensa que existe apenas uma forma de fazer Moulage. Existem várias técnicas diferentes que focam na criatividade de cada designer ou costureira. 

Mesmo as formas tradicionais de costura têm o toque criativo de quem está trabalhando na produção, apresentando variações nos detalhes de como marcar uma pence, fazer as costuras ou adicionar as folgas.

Como é o processo de moulage?

O primeiro passo é a seleção de imagens ou desenhos que remetem aos looks que serão produzidos. Em seguida é feito o cálculo de tecido que será necessário para elaborar cada peça, sendo feita a marcação com linhas de fio reto e outras linhas de referência se for necessário.

Isso tudo depende do modelo da peça que será produzida, com detalhes no busto, cintura, quadril, altura, etc.

Em seguida, o tecido é alfinetado sempre seguindo o fio e as linhas do modelo. Observando os detalhes das folgas, pregas, pences e outros pontos importantes da peça. Após este processo é que vem a marcação a lápis em todas as linhas necessárias para definir os limites do molde e como ele será costurado.

As correções do molde serão feitas sobre a mesa, com os instrumentos básicos de costura, como réguas e curvas de modelagem. O tecido é alfinetado novamente para uma breve prova sobre o manequim.

As correções necessárias serão feitas e a partir daí o molde é transferido para o papel. Se for o caso de um modelo muito complexo ou para produção em série, é feito um protótipo como teste deste molde. 

Jovens estilistas tirando medidas de roupas em manequim no termo de moda moulage

Onde é aplicada a moulage e por que é feita?

Esta técnica é mais utilizada quando são feitas confecções um pouco fora do padrão ou que devem ser bem modeladas no corpo. Podem ter recortes diferentes do tradicional, volumes exagerados ou em locais inusitados.

São casos de golas de formatos e tamanhos diferentes, alterações na estrutura do molde como franzidos, pregas, dobras ou detalhes diferenciados, que são mais facilmente visualizados quando estão no manequim do que sobre a mesa.

Mas esta modelagem também pode ser aplicada na confecção de qualquer outra peça de roupa, como peças de ginástica ou até roupas de alfaiataria. 

A questão é que esse é um processo mais demorado de modelagem e, muitas vezes, não é viável de ser executado. Tudo depende dos objetivos e da necessidade de cada coleção. 

Costureira trabalhando em peças no termo de moda moulage

O que é costura em alfaiataria?

Entre os três termos que estamos destacando hoje, muito provavelmente a costura em alfaiataria é o mais conhecido.

O termo não se refere a um tecido, um tipo de peça, ou um corte específico. A alfaiataria tem características marcantes e específicas, que vamos trazer a seguir.

São roupas de corte reto e estruturado, com modelagem complexa e acabamento elaborado. As primeiras peças foram feitas por alfaiates, sendo todas exclusivas sob medida.

No início eram produzidas apenas roupas masculinas como blazers, calças, camisas e ternos. Após a Segunda Guerra Mundial, esta novidade acabou caindo no gosto das mulheres que começaram a aderir a estes modelos também.

Atualmente, a alfaiataria faz parte dos guardaroupas de homens e mulheres que gostam de se vestir bem, de forma elegante. Nos últimos anos, a indústria têxtil passou por grandes alterações.

E, dentro destas mudanças, a alfaiataria também evoluiu muito, se renovando. Dentro destas novidades é possível encontrar peças em alfaiataria feitas nos mais diversos tecidos, inclusive em moletinho, por exemplo.

Alfaiate tirando medidas de um terno para costura n termo de moda alfaiataria

Como é o processo de fabricação de uma peça em alfaiataria?

Há alguns anos, camisas, calças, blazer e outras peças de estilo social eram sempre feitos por alfaiate, sob medida e com acabamento feito à mão. 

Esta prática se dava porque as máquinas de costura na época só faziam a costura reta e simples. Algumas partes precisam ser alinhadas manualmente.

Atualmente, as roupas em alfaiataria podem ser feitas tanto em ateliês como em fábricas. Podem ser exclusivas sob medida ou feitas em série, ser produzidas de forma manual ou com máquinas cada vez mais modernas e tecnológicas, oferecendo muitas possibilidades de costura.

Até que uma peça de alfaiataria fique perfeita no corpo, é preciso muito trabalho, ajustes e provas. Tradicionalmente, o acabamento de uma peça de alfaiataria deve ser feito de forma invisível, e a grande maioria das peças são forradas ou com acabamento interno com viés.

O modelo clássico é determinante em uma peça de alfaiataria. Embora algumas variáveis foram criadas por estilistas ao longo do tempo, a estrutura das peças e os cortes retos sempre prevalecem.

Profissionais da costura observando desenho da peça no celular e medindo no manequim no termo de moda alfaiataria

A alfaiataria moderna

A moda, assim como as tendências, muda muito e com isso surge a possibilidade de usar as roupas de formas diferentes.

A alfaiataria é um ótimo exemplo disso. Antes reservada a eventos e formalidades, agora é comum vermos peças de alfaiataria em looks despojados do dia a dia. 

Para as mulheres, além da diversidade de cores, também há modelos em diversos tecidos. Apesar dessas alterações, é possível identificar nos acabamentos e cortes os tons da alfaiataria.

Isso porque a modelagem e os cortes são únicos, mesmo que os tecidos, as cores e os acabamentos tragam um ar mais informal para as peças. 

Nesta nova modalidade, além das novas formas de construção das roupas, as combinações também mudam bastante. Os blazers hoje são tradicionalmente encontrados com calça jeans, camisetas ou mesmo com bermudas jeans.

Eles têm um tamanho diferenciado, desde os mais curtinhos até os mais alongados. As calças ou saias lápis agora também são coloridas e ficaram mais modernas.

Jovens alfaiates com seus ternos impecáveis trabalhando no termo de moda alfaiataria

 O que é o termo de moda statement

Você já ouviu falar em peças statement? Statement é uma palavra que vem do inglês e significa declaração. Ela se refere aquelas roupas que chamam a atenção do look, que tem informações de moda, que são diferentes do restante do contexto.

Um exemplo clássico: uma saia de tule ou um casaco todo bordado, um maxi colar chamativo ou uma camiseta com cortes diferentes,

As peças podem ter texturas fortes, formatos e recortes que chamam a atenção. São roupas ousadas e que causam impacto em quem vê.

Podem ser blusas, calças, vestidos, sapatos ou acessórios em geral. Não é preciso ter várias peças neste estilo, o ideal é que cada item statement combine com pelo menos três peças chaves do seu armário.

Jovem bonita em ambiente colorido usando saia de tule no termo de moda statement

Onde se aplica o estilo statement?

O termo statement é um elemento diferente que compõem ou o que dá um “uau” ao seu look. Ele pode expressar as diversas facetas da sua personalidade e pode ser usado em diversas ocasiões, desde em eventos mais sofisticados até no dia a dia, dependendo da sua personalidade. 

É o elemento surpresa, o que se destaca no look, mas mesmo assim não foge do estilo de quem está vestindo. A peça statement é um detalhe que faz toda a diferença. Geralmente é o que faz o look se tornar mais interessante. 

Alguns exemplos de peças statement, muito usuais agora, são as mangas bufantes, bem amplas, golas grandes, com pontas ou mais elevadas atrás. Também saias ou vestidos super armados, e em cores bem vibrantes

Ainda, sapatos ou bolsas com informações e carregados de personalidade. Nesta mesma linha, se destacam os acessórios, bastante chamativos e com cores vibrantes. Usar alguma dessas peças para complementar um look mais tradicional, torna o visual bem fashionista e personalizado. 

jovem de chapéu e casaco de plumas mostrando o autêntico termo de moda

Como incluir peças statement nas coleções de moda

Na hora de desenvolver sua coleção, pense em incluir algumas peças statement. Que, preferencialmente, possam ser combinadas com o restante dos itens. Assim, você pode montar diversas combinações e looks super criativos, ideal para atrair seu público! 

Lembre-se que a moda também é uma forma de expressão, e confeccionar peças mais chamativas e que tragam informação de moda é uma ótima forma de transmitir suas referências e objetivos nas suas criações. 

Então, gostou destas dicas? Agora que já conheceu em mais detalhes alguns dos termos de moda, que tal conferir nosso glossário de moda completo

 

Quer acompanhar mais informações sobre moda? Acompanhe nosso blog e saiba mais.

 


Deixe um comentário