Scrunchies e faixas de cabelo estão na moda! Quais elásticos utilizar?

22 outubro, 2024


11 min (tempo estimado de leitura)

Moda é autoexpressão, que se manifesta por meio de visuais interessantes. Assim, ela reflete a personalidade de quem veste – sejam roupas, calçados ou acessórios. A verdade é que um look é composto de cada detalhe, e eles fazem toda a diferença. É por isso que até o cabelo pode ser um aliado, e faixas de cabelo, scrunchies gigantes e outros acessórios têm ganhado cada vez mais espaço!

Pensando nisso, no blog de hoje vamos explorar o charme desses acessórios de cabelo, que estão se tornando cada vez mais uma tendência. Assim, vamos te ajudar a descobrir como você pode criar peças incríveis para suas coleções, com materiais simples e muita criatividade. Então, vamos lá!

Os anos 90 estão de volta

Os anos 90 foram, definitivamente, uma década cheia de vida e transformação cultural. Seja na música, no cinema ou na moda, novos estilos, temas e vozes surgiram para virar as ideias do mundo de cabeça para baixo. A internet deixou tudo mais acessível, e os jovens dessa época cresceram assistindo clipes de suas músicas favoritas na TV.

Hoje, estamos vendo um revival desse espírito, com itens icônicos da moda da década ressurgindo, como os scrunchies e as faixas de cabelo!

Moda para o cabelo: scrunchies e faixas

Mudar o cabelo faz bem para a alma! Mas para quem não gosta de cortes ou tinturas diferentes, os acessórios são uma escolha ideal. Arrumar o cabelo do seu jeito permite que você revele sua identidade e estilo. A moda para o cabelo envolve desde penteados elaborados até acessórios práticos para o dia a dia, as opções são infinitas.

Cabelos soltos e ondulados evocam um ar descontraído e natural, enquanto tranças e coques podem adicionar um toque de elegância e sofisticação. Mas a verdade é que em qualquer ocasião, acessórios como os scrunchies e faixas podem transformar um visual simples em algo deslumbrante!

Scrunchies

Os scrunchies são aqueles elásticos de cabelo revestidos por tecido, geralmente com um visual franzido. Primeiro, eles se tornaram populares nos anos 80 e 90, mas agora estão voltando com tudo para agregar a linha de acessórios da moda.

Além de serem usados para prender o cabelo, eles também podem ser utilizados como um acessório de estilo no pulso. Além disso, sua versão gigante é considerada um acessório importantíssimo para as fashion girls. Portanto, são diversas possibilidades de cores e estampas.

Outra vantagem é que os scrunchies são conhecidos por serem mais suaves no cabelo em comparação com os amarradores convencionais e ajudam a evitar quebras e danos nos fios de cabelo.

Faixas de cabelo

As faixas de cabelo estão em alta e se tornaram um acessório indispensável no guarda-roupa de quem gosta de moda! Isso porque elas transformam qualquer look e trazem um toque vintage que combina perfeitamente com a estética contemporânea. Assim, ao incluir uma faixa no seu visual, você está juntando modernidade e nostalgia.

As faixas são versáteis e acessíveis, podendo ser usadas em diferentes ocasiões, desde um passeio casual até eventos mais formais. E, se você quiser um efeito mais descolado, pode combiná-las com outros acessórios, como laços, grampos e presilhas, de acordo com a sua criatividade.

Surgimento dos scrunchies e das faixas de cabelo

O scrunchie foi inventado nos anos 1960 e patenteado por Rommy Hunt Revson em 1987. Rapidamente, ele se tornou um dos acessórios de cabelo mais populares da década de 80, sendo amplamente utilizado por celebridades como Sarah Jessica Parker, Madonna e Janet Jackson.

Além disso, sua presença em seriados icônicos da época, como “Full House” e “Saved by the Bell”, ajudou a solidificar seu status como um item indispensável no guarda-roupa de jovens e adultos. Assim, com sua estética divertida e prática, os scrunchies possuem o espírito descontraído da moda dos anos 80 e 90.

E as faixas de cabelo?

Já o uso das faixas de cabelo é originário de adaptações de turbantes, popularizados pelo renomado estilista francês Paul Poiret no início do século XX, que se inspirou no vestuário do Oriente.

Com o tempo, as faixas foram se transformando, diminuindo de espessura até chegarem à versão fina que conhecemos hoje. Nos últimos anos, as faixas de cabelo ganharam nova notoriedade entre as fashionistas e reafirmaram sua relevância na moda de hoje.

Assim, esse acessório tem raízes que remontam a décadas passadas e transmite um visual rústico e até camponês. Isso sem contar que elas são super práticas para manter os fios fora do rosto ou esconder a franja.

Dica:

Você conhece o estilo novo boho? O toque boêmio e despojado está passando por uma releitura, com temas que assumem um ar mais suave e romântico, combinando detalhes delicados e texturas leves.

Essa tendência tem tudo a ver com as faixas de cabelo. Para se aprofundar ainda mais, temos um blog especialmente sobre isso, que você pode acessar clicando aqui!

Inspirações

Os scrunchies gigantes e as faixas de cabelo estão em alta na moda, marcando presença no street style e entre celebridades. Isso porque eles são versáteis e fáceis de usar, além de trazer um toque moderno e vintage ao mesmo tempo.

Como eles têm se tornado os acessórios perfeitos para transformar qualquer look, separamos algumas fotos de inspiração:

Elásticos que podem ser utilizados em scrunchies e faixas de cabelo:

Embutidos Savana, Jaraguá ou Juiz (scunchies)

O elástico Jaraguá é um dos mais tradicionais da nossa linha de embutidos, que oferece um nível de tensão médio. Disponível em larguras que variam de 3 mm a 80 mm, ele se adapta a diversas necessidades e é perfeito para fazer scrunchies.

Além do Jaraguá, indicamos o embutido Savana, que tem um nível de tensão menor. É indicado para criações de scrunchies infantis, pois não aperta tanto a cabeça. Também possui uma ampla variedade de larguras que vão dos 5mm aos 50mm.

Por fim, ainda na linha dos embutidos, o Juiz é uma excelente opção, pois garante o conforto necessário para essas criações.                                                                                                                                                                                                                      

Domínios Públicos, alça Cactus ou Papiro (faixas de cabelo)

Os elásticos de Domínios Públicos, a alça Cactus e Papiro são opções ideais para criar faixas de cabelo elegantes e estilosas, nos mais variados estilos

Os elásticos de Domínios Públicos, fabricados na tecnologia de Jacquard, podem dar um toque de personalização nas suas faixas de cabelo. Seja em uma fita lisa em uma cor diferenciada, a exemplo do IMM Sem Logo nas cores neons, ou nos modelos com escrita, as possibilidades são diversas.

Já os elásticos de alça, como a Cactus ou a Papiro, são recomendados para modelos de faixas de cabelo mais estreitas. Isso porque essas fitas são suaves ao toque e com brilho, portanto são perfeitas para criar faixas lindas!

Fitas de cetim

As fitas de cetim são uma escolha recomendada para fazer tanto faixas de cabelo quanto scrunchies. Além de serem super fáceis de trabalhar, elas possuem diferentes larguras e cores para personalizar seus acessórios.

Como fazer um scrunchie

Para finalizar, separamos um passo a passo de como fazer um scrunchie! Assim, se você quiser colocar um pouco do seu estilo nessa trend é só colocar essas dicas em prática:

Passo 1: Tamanho e corte do tecido

Primeiro, corte o tecido de acordo com a volume que se pretende. O tamanho de 45 cm de comprimento, variando a largura, seja 10, 12 ou 15 cm, será suficiente. Além disso, recomendamos o uso de cetim ou tecidos com bom caimento para dar um acabamento profissional.

Passo 2: Costura

Nesse momento, dobre o tecido ao meio, com o lado direito (face externa) para dentro, unindo as laterais compridas e alfinete para deixar o tecido alinhado. Então, costure a lateral longa do tecido a 1 cm da borda. Uma overlock pode ser usada aqui para um acabamento mais refinado, especialmente em tecidos que desfiem.

Passo 3: Inserindo o elástico

Com a ajuda de um alfinete preso em uma das extremidades, vire o tecido para que o lado direito fique exposto. Depois, corte o elástico com 8 a 12 cm, conforme o volume e resistência desejados, e utilize um alfinete de segurança para guiar o elástico através do tubo de tecido, garantindo que ambas as extremidades fiquem do lado de fora.

Costure as extremidades do elástico à máquina ou dê um nó firme, certificando-se de que o elástico esteja devidamente fixado. Aqui, uma costura dupla pode ser aplicada para reforço.

Passo 4: Finalização

Dobre as bordas abertas do tecido para dentro, criando um acabamento limpo e costure à mão ou à máquina com pontos pequenos e firmes, fechando o scrunchie de maneira discreta.

Por fim, distribua o tecido de forma uniforme ao redor do elástico e verifique se a costura está invisível para um acabamento profissional.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Se você gostou, compartilhe com seus amigos, deixe seu comentário e continue acompanhando o nosso blog para mais dicas e tendências de moda.

Até a próxima!


Deixe um comentário