O planejamento e criação de uma coleção de moda envolve muitas etapas. Confira o passo a passo para criar uma coleção incrível!
Você já ficou perdido quando pensou em lançar uma nova coleção de moda da sua marca? Isso pode acontecer. Afinal, estamos falando de um trabalho de meses, que envolve uma série de processos e normalmente uma equipe de pessoas.
Mas, como passar por todas essas etapas e garantir o sucesso da sua coleção? Para isso, organização é essencial. Mas não é o único ponto necessário.
Durante o planejamento e execução de uma coleção, passamos por diversas etapas. Conhecê-las também é parte fundamental para o sucesso.
Para te ajudar nisso, preparamos esse conteúdo, que traz todas as etapas para o planejamento, execução e comercialização de uma coleção de moda. Confira!
Etapa 01 do planejamento de uma coleção de moda: gestão do design
Quando falamos de uma coleção, é preciso saber que o seu desenvolvimento começa muito antes da definição de referências, ou da criação das peças piloto. Existem alguns fatores primordiais que devem ser analisados:
Capacidade produtiva interna e externa
Dentro da etapa de gestão do design, o primeiro ponto que deve ser avaliado é a capacidade produtiva. E aqui estamos falando tanto da capacidade interna quanto da externa.
A capacidade produtiva interna está relacionada ao volume de produção que a sua equipe consegue absorver. Também, quais tipos de peças, formatos, tecidos e etc, que a equipe possui capacidade de trabalhar.
Já na capacidade produtiva externa, temos que nos atentar a informações referentes aos serviços de terceiros como fornecedores, facções e demais envolvidos no processo de produção da coleção.
Análise de coleções anteriores
Outro ponto importante na hora de planejar sua nova coleção: observe as coleções anteriores. Assim, é possível identificar o que deu certo e o que precisa ser melhorado.
Também, entender se é necessário trabalhar com algum caminho diferente do que foi abordado na última coleção, ou se faz sentido continuar na mesma linha de produção.
Análise do calendário de vendas
Quando a sua coleção vai ser comercializada? O universo da moda tem algumas datas ou momentos essenciais quando estamos falando do lançamento de coleções. Por exemplo, um período específico do ano onde as coleções de verão costumam ser apresentadas.
Saber o tempo de comercialização que a coleção terá e o giro de mercado também é igualmente importante. Com essa informação o designer poderá criar e adaptar as peças com características que atenderão a demanda dos produtos a serem oferecidos neste período de tempo.
Portanto, é essencial considerar o calendário de vendas na hora de pensar na sua nova coleção, para conseguir organizar as produções.
Etapa 02 do planejamento de uma coleção de moda: pesquisa de moda
Tendo as primeiras definições, é hora de partir para a pesquisa aprofundada de diversos pontos. Essa etapa tem grande importância, pois é aqui que são construídos os principais embasamentos para que seja possível criar uma coleção incrível.
Pesquisa de comportamento
O comportamento do consumidor vem mudando, e muito nos últimos anos. Conforto, sustentabilidade e o slow fashion, por exemplo, tem cada vez mais destaque.
Portanto, entender o que o consumidor geral e o que seu público-alvo vem buscando e espera com relação a moda é um passo importante para acertar nas suas criações. Já que trabalhamos com um dos mercados mais dinâmicos do mundo, que vive em constante renovação. As atividades e mudanças nos interesses de grupos sociais precisam ser acompanhadas de perto.
Pesquisa comparativa de mercado
Pesquisar sobre o que outras empresas do mesmo segmento estão fazendo também é importante. Assim, você consegue mensurar quais os temas e elementos que vêm sendo abordados com mais frequência, pode conseguir muita inspiração e também entender se o que os consumidores esperam está sendo entregue por essas empresas.
Essa pesquisa também servirá como padrão de comparação de preços, matéria-prima, divulgação, etc. Produtos semelhantes aos que já estão sendo comercializados, lançados com valor acima do mercado, possuem poucas chances de sucesso.
Pesquisa tecnológica
Estreitar os laços com seus fornecedores para estabelecer uma parceria de negócios é extremamente benéfico para sua empresa. Todo designer precisa estar atento a este relacionamento para manter-se atualizado sobre as inovações tecnológicas de mercado.
Receber representantes, visitar feiras e acompanhar divulgações online são formas de ter informações importantes sobre lançamentos, melhorias e adaptações. Essas novas tecnologias serão grandes aliadas na melhora da produtividade da sua coleção, o que lhe trará mais agilidade e, consequentemente, liberdade no momento da criação.
Pesquisa vocacional regional
Diferencial é uma das palavras-chave quando se trata do lançamento de uma nova coleção. Além de ser uma vantagem competitiva para empresa com relação aos concorrentes, é uma das características que seu cliente está buscando ao adquirir uma peça: algo novo e diferente. Para atingir essa característica, pesquisas vocacionais regionais podem ser um trunfo.
Cada região possui sua vocação de destaque quando falamos do ramo da confecção e o Brasil possui muita diversidade. O Rio Grande do Sul se destaca pela produção de couros, por exemplo, enquanto em Santa Catarina são notados pela produção de rendas e bordados à mão.
Faça pesquisas vocacionais regionais e descubra novas opções e diferenciais para serem aplicados na sua próxima coleção de moda. Aproveite a facilidade de comunicação e transporte que temos atualmente.
Pesquisa de tendências
Ficar de olho nas tendências e manter-se sempre atualizado é muito importante. O “Timing” aqui é essencial, para que você não seja pego de surpresa com alguma peça ou estilo dominando as ruas e você não tenha em sua coleção.
Treinando seu olhar para identificar tendências de mercado e pontos e características principais, você poderá adaptar ao seu mercado e produto para atrair a atenção do seu público-alvo.
Para isso, você pode ficar de olho nos desfiles de grandes marcas e acompanhar personalidades e empresas influentes da moda, realizar viagens para os pólos principais de moda ou acompanhar portais especializados em tendências como o WGSN, por exemplo.
Pesquisa de tema da coleção
Essa parte é fundamental! Toda coleção tem um tema central, que será seu guia, história, inspiração e argumento. Aqui, com base nas pesquisas de mercado, tendências e análises realizadas, é o momento de definir o tema da coleção e se aprofundar ainda mais no assunto explorando o máximo de fontes possíveis. Neste momento, não será necessário seguir de forma linear ou seguir uma ordem rígida.
Essa etapa vai nortear todo o restante do seu planejamento e criação, então merece muita atenção. Durante este momento ideias começarão a surgir para a criação do design da coleção.
Etapa 03: planejamento da coleção
Nós estamos falando sobre o planejamento da nova coleção desde o início do conteúdo. Mas é aqui que as coisas começam a tomar forma e as próximas etapas são fundamentais para o sucesso do seu lançamento.
Reunião de briefing e planejamento
Na reunião de briefing e planejamento, é hora de reunir toda a equipe envolvida nas produções para debater as informações coletadas até aqui e iniciar as definições sobre as próximas etapas.
Esta etapa é dinâmica e exige muita comunicação. Métodos como Design Thinking podem ser muito vantajosos para atingir melhores resultados.
Cronograma de coleção
Mais um ponto crucial para o sucesso de qualquer coleção de moda. A definição do cronograma é essencial para toda a organização da produção. Assim, ficam definidos os prazos para produção e lançamento, por exemplo.
Lembre-se sempre de ser realista na hora de definir os prazos, ok? Considere o volume de trabalho e a capacidade de entrega, por exemplo, para fazer uma definição de cronograma assertiva.
Parâmetro e dimensão da coleção
Aqui é a hora de pensar no tamanho da coleção, ou seja: quantos itens serão desenvolvidos. Isso depende muito da estrutura da sua marca e também das formas de comercialização dos produtos.
Dentre os parâmetros definidos nesta etapa, estão a faixa de preços e o mix de moda, considerando a porcentagem de peças básicas, fashion e as peças diferenciadas, que trazem tendências futuras.
Briefing e pesquisa
Chegou o momento de se preparar para criar! O briefing é o resultado de toda a busca feita na etapa de pesquisa e as informações coletadas na etapa de gestão de design.
Agora você poderá compilar toda a informação adquirida até o momento e os pontos de definição da coleção já discutidos para elaborar o briefing de criação, que vai conter as tendências, restrições e liberdades do design, custos, materiais e funções.
Etapa 04 do planejamento de uma coleção de moda: design
Depois de todas as definições quanto a gestão do design, pesquisas e planejamento, chegou a hora de juntar referências e definir materiais. Essa é a etapa que fala do design, o último passo antes do desenvolvimento da coleção.
Inspiração
Aqui é o momento em que você pode usar ferramentas como moodboards, painéis, documentos, vídeos, apresentações e o que mais preferir para juntar inspirações para sua nova coleção.
E vale de tudo, desde materiais e desenhos até outros elementos e ideias de cenário. A intenção é reunir muita inspiração para que seja utilizada nos próximos passos.
Cores
Esse é o momento da definição da cartela de cores da sua coleção de moda. Com base em toda inspiração reunida até aqui e claro, com a definição do tema da coleção, é hora de escolher as cores que vão estar presentes nas peças.
Em geral a definição da cartela da coleção gira em torno de 12 cores principais, porém essa definição dependerá muito da estrutura e método da sua empresa. Podem existir variações de tons e texturas para cada cor escolhida na cartela.
Lembre-se de avaliar as cores e suas composições sempre em fundo branco com intervalo mínimo de 1cm entre cada amostra, para que não haja interferência entre as cores.
Tecidos
A escolha dos tecidos também é muito importante. Aqui você define se quer trabalhar com tecidos mais nobres, ou materiais mais simples, de acordo com o objetivo da coleção.
Também, considere escolher os tecidos que melhor se adequam às peças desenvolvidas. Por exemplo, para a confecção de um vestido de verão, optem por tecidos leves e frescos com bom caimento.
Aviamentos
No meio de tantas etapas de definição, os aviamentos podem ser esquecidos. Mas eles têm uma importância fundamental para garantir a qualidade e conforto das peças, juntamente com os tecidos.
Além disso, podem destacar elementos relacionados ao tema da coleção e trazer requinte e diferenciais para as peças. Dedique-se a escolha dos melhores aviamentos e mais adequados ao seu público-alvo.
Elementos do design e estilo
O design de uma coleção combina variadas ferramentas para criar peças originais. Nesse processo, definir elementos principais de design como: tipos de linhas, as cores, silhuetas, padronagens, formatos e modelagens são essenciais para trazer um direcionamento harmônico à coleção e também buscar uma quebra de padrões conhecidos para surpreender seu público.
Dentro das características de elementos de estilo, o ponto mais importante é que a coleção apresente unidade visual, ou seja, todas as peças precisam mostrar relações entre si, o que demonstra ao público a origem da inspiração da coleção.
Desenhos
O croqui é uma das formas de desenho de moda mais comuns, pode ser considerado um desenho conceitual. É com um croqui que é possível observar a ideia do estilista na hora da criação da peça, desde o tipo de tecido, até o conceito da coleção
Mas, além dos croquis, existem os desenhos técnicos de moda. São desenhos planos que contém todos os elementos detalhados de uma peça de roupa. A partir destes desenhos, todas as informações essenciais para a confecção das peças são reunidas e poderão ser adicionadas futuramente na ficha técnica.
Reunião de definição
Após o processo e criação das peças da coleção, chegou o momento de o estilista apresentar a proposta do tema da coleção de moda, bem como as peças idealizadas em uma reunião com a equipe da empresa.
Nessa reunião discutem-se pontos como a qualidade do design das peças, custos, disponibilidade industrial e a capacidade de absorção dos modelos pelo mercado. Após essas avaliações, algumas peças da coleção podem ser modificadas ou removidas, para chegar ao briefing final.
Etapa 05: desenvolvimento
Na etapa do desenvolvimento é que realmente ocorre a mão na massa. É nesse momento que todas as definições realizadas até aqui se transformaram nas peças de roupa! Essa etapa é composta por uma série de itens, acompanhe:
Modelagem
É nesse momento que os desenhos dos estilistas são transformados em moldes e avaliados de forma mais focada na engenharia da peça. Existem vários tipos de modelagem, como a plana em papel, digital e a moulage. A escolha da melhor opção vai depender do tipo de peça e estrutura da sua empresa.
Protótipo
O protótipo é a peça piloto. Após a modelagem do modelo, uma costureira confecciona a primeira peça completa, com aviamentos, materiais e maquinários definidos para coleção.
Nesta peça são avaliados diversos aspectos, como o caimento, tempo e modo de confecção e a qualidade dos materiais. Também é possível perceber ajustes necessários nas peças para que elas possam ser de fato confeccionadas em grandes quantidades.
Graduação e encaixe
A graduação é a definição dos tamanhos nos quais as peças vão ser produzidas. Por exemplo, se sua marca vai atender o público que vai do PP ao EXG, ou se é focada em um público específico, como o plus size.
Após a aprovação do protótipo, a modelagem é ajustada e a graduação e encaixe para o corte do tecido pode ser finalizado.
Ficha técnica
A ficha técnica serve para documentar todas as informações referentes a uma peça. Nela, constam o tipo de tecido, aviamentos, croquis, desenhos técnicos, etapas de confecção, referências de design e uma série de outras informações.
É a partir dela que as peças são confeccionadas, de acordo com o conceito pensado pelo designer. Também é uma ótima forma de acompanhar todas as etapas da produção da peça.
Preço de venda
Com base em tudo o que já foi organizado até aqui, é hora da definição do preço de venda. Nesse momento devem ser levados em consideração aspectos como: preço de produção, despesas relacionadas, como pagamento de funcionários, luz, fornecedores e demais insumos. Também, valores de entrega de mercadoria e claro, a margem de lucro esperada.
Mostruário
O mostruário normalmente é composto por um item de cada peça da coleção. É com ele, por exemplo, que os representantes comerciais podem visitar lojas e outros estabelecimentos para oferecer as peças da coleção.
Já se você trabalha apenas com uma loja física, por exemplo, o mostruário pode ser composto pelas peças que ficam expostas nas vitrines.
Produção
Aqui, todas as etapas já desenvolvidas ganham forma: é hora da produção em escala para atender a demanda do mercado. Muitas marcas optam por trabalhar com a produção sob demanda. Por exemplo: o representante comercial visita às lojas com o mostruário, tira os pedidos e encaminha para a empresa realizar a produção.
Também é possível produzir uma quantidade definida de peças para manter em estoque e então iniciar as vendas.
Etapa 06 do planejamento de uma coleção de moda: promoção e comercialização
Peças prontas, é hora de focar os esforços na divulgação e comercialização da nova coleção de moda. Confira os próximos passos.
Editorial de moda
Para fazer o editorial de moda, é importante considerar o tema da coleção, definir cenários, modelos e estilo de fotografia. Também é necessário estar atenta às definições de maquiagem, penteado, calçados e demais acessórios. Tudo deve ficar em harmonia para transmitir o conceito da coleção.
Lançamento e divulgação
Depois de todas as etapas que vimos até aqui, e de todo o trabalho desenvolvido, é hora de mostrar sua coleção para o mundo. Aqui, é realizado o lançamento da coleção e também a divulgação.
Essa etapa pode ser feita de várias formas: com divulgação nas redes sociais, revistas, parcerias com lojas, desfiles, ou influencers, por exemplo. Pense no seu público e nos seus objetivos na hora de traçar a estratégia de divulgação.
Venda
A venda é uma etapa essencial, afinal, os produtos foram pensados e produzidos para serem comercializados. Na hora de definir estratégias de vendas, pense sempre no que o seu público alvo espera. Também considere as estratégias adotadas em outros lançamentos, para avaliar o que pode ser reproduzido.
Reunião de feedback
A coleção foi lançada e as vendas já começaram, e aí, o planejamento acabou? Na verdade, ainda não! Após todo esse processo, é importante realizar uma reunião de feedback. Nela, é possível discutir o que deu certo e o que deu errado, e se os resultados estão dentro do esperado, por exemplo.
Como você pode perceber, o planejamento de uma coleção de moda envolve muitas etapas, e leva um certo tempo para ser desenvolvido por completo. No entanto, o resultado de todo esse esforço é a criação de coleções lindas, alinhadas com os desejos do público e com as principais tendências. E você, como é o planejamento das suas coleções?
Aqui no blog da Zanotti, você tem acesso a diversos outros conteúdos para te ajudar nessa missão. Você encontra dicas de gestão, vendas, confecção, atendimento e muito mais.
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