Funcionalidade e tipos de elásticos na lingerie: como e qual escolher?

23 agosto, 2024


14 min (tempo estimado de leitura)

Diferentes tipos de elásticos podem ser usados na confecção de lingeries e cada um tem uma função específica. Conheça todos eles!

Planejar e confeccionar coleções de moda íntima exige cuidado e atenção. Essas peças são essenciais tanto no guarda-roupa masculino quanto no feminino e cada vez mais estão se tornando mais importantes – como por exemplo no estilo outwear, em que a lingerie aparece para compor o look. Além disso, essas peças influenciam diretamente na autoestima de quem a veste, por isso precisam ser confortáveis e bonitas.

Na hora de comprar uma lingerie, surge o desejo de encontrar uma peça bonita, confortável, com um bom caimento e que não marque as roupas. E o mais importante: aliar qualidade a todos esses fatores. Ou seja, não adianta criar uma peça maravilhosa se não durar nem à primeira lavagem.

Portanto, sabemos que para confeccionar uma peça de moda íntima, você precisa se atentar ao design, ao acabamento e aos detalhes. Aqui, vamos ajudar com um fator determinante para produzir uma peça de qualidade: o tipo de elástico utilizado na confecção. Existem vários tipos de elásticos e, para escolher o ideal para cada peça, temos que conhecer as funcionalidades de cada um.

Por isso, neste conteúdo você vai entender quais são os tipos de elásticos para lingerie e suas funcionalidades. Assim, vai ficar mais fácil apostar nos materiais certos e criar peças encantadoras. Então, vamos lá!

Alças

Primeiramente, vamos falar sobre os elásticos para alças. Estes cuidam principalmente da sustentação do busto e alinhamento do sutiã, as alças geralmente ficam à mostra. Por isso, as alças devem ter qualidade, ser confortáveis e, além de tudo, bonitas.

 Existem diversos tipos de alças, que podem ser lisas ou com texturas e detalhes. Em nosso catálogo você encontra alças brilhosas, como a Cactus, Clívia e a Papiro, ou opacas, como a Tília. Escolha-as dependendo da composição que você pretende criar no sutiã.

Se você aprecia detalhes e texturas, as alças Betta, Ipê, Cleome e Gerânio irão surpreender você com a beleza única que conferem às peças. Além disso, essas alças variam em largura e você pode escolher de acordo com as características da peça que será confeccionada.

 As alças mais estreitas funcionam bem em pijamas ou em camisolas, pois ficarão fininhas e manterão a delicadeza da roupa. A alça Clívia 6 e Cactus 7 combinam muito com essas aplicações. Já para sutiãs que precisam de uma maior sustentação, opte pelas alças de largura 18 mm, como a Vivaz 18, Cactus 18, Tília 18, Betta 18 e Gerânio 18. Esses elásticos mais largos trarão mais segurança e conforto em casos de modelagens maiores.

Além disso, estruturas especiais compostas de Poliamida e Elastano, com alongamento específico são ideais para criar tiras. Os modelos de sutiã strappy-bras possuem tiras transpassadas no busto ou nas costas e a intenção das tiras é ficarem à mostra.

Conheça os lançamentos do nosso catálogo em alças: Tília 10, 13 e 18, Betta 10 e 18 e IMM Love 10 e 13.

Tipos de elásticos: debruns

Os elásticos debrum, também conhecidos como viés ou elástico sanduíche, têm a função de dar acabamento às extremidades dos tecidos. Eles proporcionar conforto às lingeries, pois não agridem a pele nos locais de contato. Além disso, os debruns garantem suavidade ao toque com a pele. Indicamos os modelos Malva, Anis e Lily, que possuem maciez e disponibilidade nas larguras de 16mm e 25mm.

Tenha atenção ao aplicar um debrum, pois cada estrutura tem uma função específica. O modelo Pampa 16 e 25, com sua estrutura robusta, serve para tecidos mais grossos. Já o Malva, Anis e Lily servem para tecidos mais finos e garantem um acabamento que não marcam no corpo.

O Flamboyant 16 é um debrum desenvolvido pela Zanotti e muito amado por nossos clientes. Criado para não grudar bolinhas na hora da lavação da peça, ele é super fácil de ser aplicado e garante o ótimo acabamento da roupa.

Portanto, na hora de adquirir o produto, leve em consideração qual será o seu uso. Afinal, um debrum errado pode pesar na peça e marcar na roupa.

Conheça os lançamentos do nosso catálogo em debruns: Lily 16 e 25!

Tipos de elásticos: bico

Os bicos se referem ao tipo de elástico responsável por formar os detalhes e decorar as peças. Normalmente, a costura acontece nas extremidades das calcinhas, sutiãs e outras peças íntimas para embelezar e diferenciar. Afinal, um acabamento bem-feito em uma peça faz toda a diferença, não é mesmo?

O elástico de bico é um aviamento de acabamento diferente dos debruns, por exemplo. Adicionamos eles nas extremidades do tecido, pois possuem bordas diferentes, que podem ser franzidos, babados ou detalhes em Crochet.

 Deve-se prestar atenção para que o bico combine com os demais detalhes da lingerie, já que os modelos vão desde os mais simples até os mais elaborados. Quando a peça remete ao minimalismo e à simplicidade, aposte nos bicos com detalhes arredondados, vazados ou pontiagudos, como o Lince 10 e Marlim 13.

Para criar um destaque mais chamativo, aposte nos que têm efeitos de crochet como o Maracajá 12 ou detalhes bicolores, como o Siberiano 12.

Você pode utilizar os bicos ao redor do bojo do sutiã ou para dar acabamento em uma cinta liga, por exemplo. Lembre-se que a funcionalidade dele não a sustentação da lingerie, mas sim a decoração da peça!

Conheça os lançamentos do nosso catálogo em bicos: Lince 10 e Marlim 13!

Rendas Estreitas

As rendas estreitas, assim como os bicos, têm função decorativa. Elas podem ser utilizadas em coleções além da moda íntima, como blusas, vestidos e outras peças do vestuário.

 O incrível das rendas estreitas é que elas podem ser aplicadas como detalhes na peça, como decoração nas alças ou na cintura. Assim, adiversidade dos modelos permite a criação dos mais diversos modelos de lingeries ou roupas.

Para um toque mais delicado, conte com a renda Ayda 19. Além de calcinhas e sutiãs, ela também pode ser aplicada em pijamas e peças de moda íntima infantil. Agora, para dar um ar mais natural e seguir a tendência dos botânicos, temos duas opções! As rendas com florais, como a Safira 34, e a renda da Ayla 80, com desenhos de borboletas de jardim!

Lançamento do catálogo, conheça Ayda 19!

Tipos de elásticos: vieses

Utilizamos os viéses na região do aro dos sutiãs, barbatanas e cintas-ligas. Dessa forma, eles encobrem o “ferrinho” e deixam a peça mais confortável.

 Existem modelos específicos para o acabamento interno do bojo e outros para o acabamento externo, este último com finalidade estética. O viés é um aviamento mais rígido, sendo que em alguns casos o elastano é usado apenas para criar a “curvatura” ideal para o bojo.

 O Taquara 10 e Imperial 10 são viéses com curvatura para passagem do aro de sutiãs com bojo. Garante um ótimo revestimento, evitando que o aro machuque a região, pois não perfura a fita. O viés reto é utilizado para passar barbatana em espartilho ou fazer laterais de sutiãs. Para este uso, recomendamos o Gravatá 13.

Bases

Os elásticos de base são o coração e a alma de um sutiã. Pois cuidam da sustentação das peças. São eles que irão segurar o sutiã no local exato durante todo o dia e de forma confortável, sem que o corpo fique marcado ou tensionado após o uso.

Além disso, outra característica desse tipo de elástico é que o lado que fica em contato com a pele é feito de um material mais macio. Assim, se torna confortável e não incomoda a pele.

 Um elástico de base inadequado faz com que o sutiã “suba” ao mover os braços. Ou machuque, deixando a pele “marcada” ao final do dia. Portanto, é essencial contar com materiais de qualidade, para a confecção das suas peças.

Para sutiãs sem bojo, que precisam de uma base mais firme, sugerimos o Ágave 11. Esse artigo tem um excelente alongamento, o que garante um acabamento perfeito e dá conforto para a peça. Para base de sutiã juvenil, o Frésia 10 sem bico pode ser utilizado.

Elástico com nova opção de largura no catálogo: Ágave 14!

Cintura

Os elásticos de cintura podem ser lisos ou decorados com algum desenho, como os domínios públicos da Zanotti, ou com a marca da sua empresa, como os nossos elásticos personalizados. O uso é no cós de cuecas, calcinhas e bases de sutiãs, como uma alternativa super confortável.

Assim, o elástico de cintura é muito comum em peças infantis. Mas a forte tendência esportiva também o emplacou em peças adultas, como em tops de academia, shorts e outras peças fitness.

Com boa elasticidade e conforto, o Borneo 25 dá um ar mais delicado para a peça. Os detalhes decorativos podem deixar a calcinha ainda mais bonita.

Modeladoras

A linha modeladora e ortopédica contém elásticos largos e versáteis que podem ser utilizados em diversas aplicações. Isso porque eles proporcionam suporte, modelagem e conforto, com diversas funcionalidades. Como exemplo, o realce da silhueta, a correção postural e pode até auxiliar no pós-parto.

Em nosso catálogo você encontra a Modeladora Galena 180 e 250. Ela tem alta compressão e pode ajudar a esconder aquela gordurinha indesejada. Além disso, ela também pode ser utilizada para o tratamento pós-cirúrgico e tem sua aplicação em calças jeans ou calcinhas modeladoras.

Tipos de elásticos: diferenciados

Os elásticos diferenciados são produtos que desenvolvemos para gerar exclusividade e garantir um design inovador para suas peças. Eles dão um toque especial e marcante em peças de moda íntima, fitness, infantil e outros segmentos. Assim, o diferencial é oferecer multifuncionalidade de aplicações em uma única fita e flexibilidade para você se inspirar.

Além disso, existem ainda outros tipos de elásticos diferenciados com funções específicas, utilizados para estruturar peças de renda, fazer acabamentos no centro das peças e até criar um efeito modelador.

O Rolotê 4 é um exemplo de diferenciado versátil sugerido para detalhes e serve como reforço de rendas e costura em peças mais delicadas. E em nosso catálogo você também pode conhecer o Sprint 36 e o Cianite 36, para agregar suas coleções!

Tipos de elásticos: de Jacquard

Os elásticos com tecnologia Jacquard da Zanotti possuem diversas larguras e podem ser encontrados em versões lisas ou com desenhos. Oferecemos uma ampla gama de elásticos Jacquard, que abrangem desde a moda infantil até a adulta. Dessa forma, esses elásticos, chamados de “domínios públicos”, contam com designs prontos que facilitam a produção das suas peças, trazendo mais praticidade ao seu processo criativo.

Para os modelos de calcinhas e sutiãs infantis, destacamos as opções com 25mm e 30mm de largura. Esses elásticos proporcionam um acabamento suave e confortável, perfeito para peças que encantam as crianças e agradam os pais.

Na moda íntima juvenil e adulta, oferecemos opções que combinam estilo e conforto, como IMM Beijo Molhado 25, IMM Feminina Girl 30 e IMM Boka Loka 30. Se preferir algo mais discreto, a Zanotti também disponibiliza o IMM Sem Logo, disponível em larguras que variam de 25 a 40mm, garantindo versatilidade para diversas aplicações.

Explore a nossa linha de elásticos Jacquard e descubra como eles podem agregar valor e estilo às suas criações.

Lançamentos Zanotti 2024

Agora que você já conhece a funcionalidade de cada tipo de elástico, já pode decidir qual deles utilizar em suas confecções. Para garantir os melhores produtos, que farão toda a diferença na hora de criar, acesse nosso catálogo 2024.

No nosso catálogo, planejamos a partir das últimas tendências e da necessidade dos novos consumidores, e por isso, trouxemos lançamentos que serão o diferencial da sua coleção no mercado – tanto em qualidade quanto em criatividade! Para acessá-lo, clique aqui.

No blog de hoje, vimos que existem muitas opções e vários tipos de elásticos diferentes. Portanto, saber a funcionalidade de cada um deles é essencial para produzir peças bonitas e de qualidade. A Zanotti é referência nesse assunto. Nossos produtos são conhecidos pela grande diversidade e alta qualidade. Você não vai errar ao investir neles.

 Lembre-se: os detalhes fazem toda a diferença e mostram o cuidado e o carinho com que cada peça foi produzida.


Deixe um comentário