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10 livros de moda que você precisa ler

29 outubro, 2018


5 min (tempo estimado de leitura)

Em comemoração ao Dia do Livro, 29 de outubro, a equipe de especialistas em Moda da Zanotti resolveu listar os 10 livros de moda que considera mais importantes, para você entender melhor do segmento, desde a história até o gerenciamento dos negócios e propósito de marca.

100 ANOS DE MODA – Cally Blackman

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Esse livro é de se apaixonar! Com mais de 400 imagens, ele conta a história da moda no século XX, desde a influência das vanguardas artísticas e a entrada das mulheres no mercado de trabalho até os movimentos de grupos urbanos como criadores de tendências e a liberdade de estilo da contemporaneidade.

Estilistas clássicos como Coco Chanel, Jeanne Lanvin, Cristobal Balenciaga e Christian Dior estão reunidos aqui. A obra também traz o trabalho de designers contemporâneos como Karl Lagerfeld, Alexander McQueen e Marc Jacobs.

INVENTANDO MODA: PLANEJAMENTO DE COLEÇÃO – Doris Treptow

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Esse é um dos livros de moda considerado um verdadeiro guia. Ele explica todo o caminho para criar uma coleção e aborda todos os detalhes: desde breve história da moda, consumidor e marca, design, pesquisa de moda, planejamento, desenvolvimento até promoção e comercialização.

A MODA IMITA A VIDA – André Carvalhal

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Histórias contadas por pessoas reais têm muito mais valor do que as contadas pelas marcas. O que determina o sucesso da marca? O que faz as pessoas se identificarem com ela? André Carvalhal, gestor de Marketing e Conteúdo da Farm, mostra neste livro como construir uma marca de moda têm a ver com autoconhecimento. Bem interessante para quem administra business de moda!

CRONOLOGIA DA MODA: DE MARIA ANTONIETA A ALEXANDER MCQUEEN – Ny Stevenson

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Esta dica é para você ter um panorama da história da moda desde o final do século XVIII até o século XXI. Com mais de mil ilustrações, o livro traz figuras de destaque da moda, a influência mútua entre moda, artes e esportes, uma extensa linha do tempo ilustrada, peças do vestuário, amostras de estampas e tecidos e muito mais!

MODA COM PROPÓSITO: MANIFESTO PELA GRANDE VIRADA – André Carvalhal

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André Carvalhal reflete neste livro sobre o fazer com propósito e mostra como é necessário entender certos valores ― como sustentabilidade, comércio justo, consciência social e cultural ― para ser capaz de inovar e empreender com sucesso. Leitura muito válida para o momento de crescimento do slow fashion.

O IMPÉRIO DO EFÊMERO – Giles Lipovetsky

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Para quem gosta de filosofar, questionar, entender significados mais profundos por trás da moda e da sua movimentação pelo mundo, este é o seu livro. E olha que interessante: Lançado na França em 1987, ele provocou polêmicas acirradas já que alguns criticavam violentamente o livro e outros o consideraram um autêntico guia dos anos 80.

MODA ÉTICA PARA UM FUTURO SUSTENTÁVEL – Elena Salcedo

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Com uma profunda análise dos impactos da moda convencional, este é mais um dos livros de moda que explora os desafios de uma moda mais sustentável. Mas de uma forma diferente, ele trata do assunto ao mesmo tempo que te convida a viajar ao redor do mundo e apresenta iniciativas inspiradoras.

DESIGN DE MODA: OLHARES DIVERSOS – Doroteia Baduy Pires

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As análises de mais de 20 autores estão compiladas neste livro por Doroteia Baduy Pires, que inclusive traduziu o conteúdo. Como o próprio nome já revela, o livro mostra os olhares de cada um desses especialistas, em temas como: design de moda, conexões, inter-relações e imbricações.

PRINCÍPIOS DE GESTÃO DE NEGÓCIOS DE MODA – Susan Dillon

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Para a sua marca obter sucesso, não depende só do talento para a criação, mas também para o gerenciamento. Por isso, a Susan apresenta uma introdução ao negócio da moda através da análise dos processos, funções e objetivos que definem este setor multifacetado. Cada capítulo analisa conceitos e facilita o entendimento ao relacionar com exercícios e casos práticos com foco em situações reais da indústria.

PESQUISA E DESIGN – Simon Seivewright

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Esse é mais um dos livros de moda bem completos para você aprender tudo o que precisa para começar, formatar e processar seu trabalho de criação. Totalmente colorido, este é o guia ideal para todos os interessados no mundo da moda.

Ele abrange desde os tipos de briefing à escolha de temas e conceitos das coleções, do desenho à modelagem, dos croquis básicos ao desenvolvimento de peças personalizadas.

Livros de moda são e sempre serão uma fonte de busca e conhecimento primordial para o desenvolvimento de todos os profissionais dessa área. Para ver mais dicas de negócios, você pode conferir aqui.


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