Marca de moda Íntima: passos essenciais para construir a sua!

3 setembro, 2024


10 min (tempo estimado de leitura)

Sabemos que de confecção você entende, e por isso escolhe sempre os melhores aviamentos. Mas quando se trata de mostrar para o mundo que suas peças existem, como você faz? Criar uma marca não é uma tarefa fácil e envolve sempre muita pesquisa e planejamento. Pensando nisso, resolvemos falar sobre um assunto que pode te ajudar nesse processo: os passos essenciais para construir sua marca de moda íntima!

Na matéria de hoje, vamos explorar tudo que você precisa saber para começar a criar sua marca. Afinal, é ela que vai refletir a personalidade das suas peças, e comunicar para o mundo seu talento! Uma boa marca é a porta de entrada para seus clientes e para as pessoas te conhecerem, por isso precisa de muito cuidado na hora de criar. Então, vamos lá!

Passo 1:  a pesquisa de mercado em marca de moda íntima

Para começar, você precisa captar o máximo de informações sobre as pessoas e o mundo.

Sabemos que a moda é dinâmica e está sempre em evolução. Portanto, comece se atualizando das últimas tendências e previsões de quais delas podem durar. Assim, você permite que sua marca de moda íntima tenha uma comunicação e produtos que ressoam com os consumidores de maneira relevante.

Então, antes de qualquer coisa, sua jornada começa pela pesquisa de mercado. E o passo 1 é o momento de captar o máximo de informações. Aqui, o objetivo é identificar o que os consumidores desejam, quais são as lacunas no mercado e como sua marca pode se destacar.

Dicas de como fazer:

Acompanhe desfiles e revistas de moda: veja o que as grandes marcas de moda íntima estão lançando e como as tendências estão evoluindo.

Ferramentas de tendências: utilize plataformas como WGSN ou Pantone para acessar relatórios de tendências e previsões de cores – ou acompanhe sempre nosso blog que trazemos essas informações até você.

Análise de venda das lojas: observe o que está vendendo bem nas lojas e o que está em liquidação. Assim, você pode conhecer as tendências que estão em crescendo ou diminuindo.

Mapeamento de lacunas: identifique o que está faltando no mercado ou o que poderia ser melhorado. Nesse caso, pode ser que você descubra um tipo de produto específico, um público não atendido ou até uma nova abordagem de marketing.

Passo 2: definição de público-alvo da sua marca de moda íntima

Tendo todas essas informações em vista, e após analisar e compreender tudo, vem a parte de olhar para dentro. Esse é o passo 2, em que o objetivo é conhecer a fundo quem compra seu produto.

Nesse momento, várias perguntas podem ser feitas. Quais são as pessoas que vão consumir o seu produto? Para quem você está criando? Você conhece bem essa pessoa? O que ela, o que ela faz, quais são os seus hábitos? E, é claro, como seu produto pode ajudá-la?

Para isso: crie Personas

Uma persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal, baseada em dados reais e insights da sua pesquisa de mercado. Dessa forma, criar personas detalhadas ajuda a personalizar suas estratégias de marketing e design de produtos para atender às necessidades e desejos específicos dos seus consumidores.

Além disso, depois de criar suas personas, também é importante compreender como elas se comportam na jornada de compra. Isso porque saber onde, quando, e como seu público-alvo faz compras ajuda a criar uma experiência de compra mais envolvente e direcionada. Vamos explicar melhor abaixo!

Dicas de como fazer:

Identifique características-chave: baseando-se nas informações da pesquisa de mercado, defina aspectos como idade, gênero, profissão, interesses, e hábitos de compra.

Defina necessidades e problemas: pense em quais problemas suas personas enfrentam no dia a dia e como sua marca pode oferecer soluções através dos seus produtos. Por exemplo: se a sua persona é uma mulher que trabalha fora o dia todo, ela pode precisar de uma peça de moda íntima que permita que ela se sinta confortável durante todo esse período.

Humanize as personas: dê um nome, uma história e até hobbies para cada persona. Assim, você facilita a visualização do público como pessoas reais, tornando a comunicação e o design mais eficazes.

Entenda a jornada de compra: identifique todos os pontos de contato que suas personas têm com a sua marca, desde a descoberta até a compra e o pós-venda. Além disso, compreendendo essas informações você pode alterar o processo e moldá-lo da maneira que for mais interessante!

Estude canais de venda: entenda onde seu público prefere comprar – seja online, em lojas físicas, ou através de marketplaces. Isso ajudará na escolha de canais de distribuição eficazes.

Passo 3: desenvolvimento de identidade visual

Agora você já tem bem estruturadas, as informações que vão guiar a criação da sua marca. Então, hora de traduzir tudo isso de uma forma visual!

A identidade visual é a primeira impressão que seu público terá, então é fundamental que ela seja atraente, coerente e, acima de tudo, que ela represente os valores e da personalidade da sua marca. Mas vamos te ajudar com isso!

Como fazer uma identidade para sua marca de moda íntima:

Crie um conceito criativo: a identidade visual deve ser um reflexo direto da personalidade e dos valores da sua marca. Por isso, você precisa de um conceito visual que unifique a maneira que você se comunica, seja visual ou verbalmente. Você pode pegar inspirações com as marcas que estão por aí, preste atenção no que elas falam e como elas contam a sua história!

Moodboard: crie um quadro de ideias com referências visuais que inspirem o desenvolvimento da sua identidade. Inclua exemplos de logos, paletas de cores, e imagens que capturem o espírito da marca.

Hora da identidade visual: geralmente ela é composta por quatro pilares. São diversos elementos que, juntos, criam a imagem da sua marca.

  1. Logo: O logo é o símbolo principal da sua marca e deve ser memorável, simples e representativo. Pense em cores, formas e tipografia que reflitam a essência da sua marca.
  2. Paleta de cores: As cores transmitem emoções e são uma parte fundamental da identidade visual. Escolha uma paleta que represente bem os valores da sua marca e que ressoe com seu público-alvo.
  3. Tipografia: A escolha das fontes também é crucial. Elas devem ser legíveis e combinar com o tom da marca, seja ele mais sério, moderno ou descontraído.
  4. Elementos gráficos: Padrões, ícones e outros elementos gráficos devem complementar o logo e a paleta de cores, criando uma identidade visual

Passo 4: criação de conteúdo para sua marca de moda íntima

Com a marca de fato criada, é hora de ela aparecer para o mundo! Para isso, a criação de conteúdo é o que dará vida à sua marca e a conectará diretamente com seu público-alvo.

Mas um bom conteúdo não surge por acaso, ele é planejado e executado com estratégia. Por isso, crie um plano de conteúdo. Assim, você se ajuda na organização de ideias e garante que você está atingindo seus objetivos.

Esse planejamento bem executado é essencial para marcas de moda. E isso inclui desde fotos, vídeos, blogs a qualquer outro tipo de conteúdo que ajude a contar a história da sua marca de forma atraente.

Aliás, tenha em mente que a criação de conteúdo é um processo contínuo e precisa ser ajustada conforme o feedback e os resultados. Por isso, não esqueça de interagir com seu público. Isso porque é o engajamento que transforma seguidores em uma comunidade ativa em torno da sua marca.

Dicas de como fazer:

Identifique os canais: escolha os canais onde sua marca estará presente. Isso pode incluir redes sociais, blog, e-mail marketing, entre outros.

Calendário editorial: Crie um calendário editorial que detalhe quando e onde cada conteúdo será publicado. Assim, você pode manter a regularidade e a consistência.

Temas relevantes: baseado nas necessidades e interesses do seu público-alvo, defina os temas que serão abordados. Também chamados de linhas editoriais, eles devem estar alinhados com a proposta da sua marca e os valores que você quer transmitir.

Sessões de fotos profissionais: invista em fotografias de alta qualidade que capturam a essência da sua marca e seu conceito criativo. Assim, as imagens bem produzidas vão destacar seus produtos na percepção do público.

Vídeos e reels: crie vídeos que mostrem os bastidores da marca, como os produtos são feitos, ou até mesmo depoimentos de clientes, porque eles são ótimos para engajar e criar uma conexão emocional.

Conte histórias: as pessoas se conectam com histórias. Então, conte a história da sua marca, dos seus produtos e dos seus clientes para criar uma relação mais próxima com o público.

Agora, hora de produzir! Seguindo esses passos e utilizando elásticos de qualidade, temos certeza de que sua marca de moda íntima será destaque no mercado. E conte com a gente para estar sempre atualizado das tendências do mundo.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Se você gostou, compartilhe com seus amigos, deixe seu comentário e continue acompanhando o nosso blog para mais dicas e tendências de moda.

Até a próxima!


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