Glossário de moda: termos para você estar por dentro do mercado

12 março, 2023


19 min (tempo estimado de leitura)

Existem aqueles termos no mundo da moda que podem confundir a nossa cabeça, né? Pensando nisso, preparamos um glossário de moda completo. Confira!

Se você já se deparou com termos ou expressões da moda e ficou na dúvida de seu significado, essa matéria é para você. Com o intuito de ajudar você a se manter atualizado nos termos do mundo da moda, separamos alguns termos de A a Z para você conhecer, usar ou entender suas origens e poder acrescentá-las ao seu dicionário. 

O conhecimento da moda

Toda profissão tem palavras estrangeiras agregadas ao vocabulário para trazer um certo know how (expertise) ao seu repertório. Na moda, esses termos e expressões vêm da língua inglesa e francesa, normalmente.

Você não precisa ser fluente em inglês ou francês para conhecer essas palavras e adicioná-las ao seu dia a dia. Mas é interessante poder descobrir seus significados, isso ajuda inclusive na hora de conversar com fornecedores e outros profissionais do segmento.

Lembre-se que não precisamos sempre saber de tudo, mas buscar novos conhecimentos é essencial para se manter atualizado nesse universo que evolui rápido! Atualize-se sempre que puder, isso ajuda muito na hora de conversar com fornecedores e outros profissionais da área. 

Acompanhe a matéria até o final para se manter atualizado sobre os termos deste glossário de moda.

Termos em Ordem Alfabética:

Adejo: refere-se ao movimento comum de tecidos leves, soltos e esvoaçantes. Movimento que parece um bater de asas.

Avant-Garde: em tradução literal, significa vanguarda. Termo francês para tudo que é inovador. Ou seja, é um estilo que representa uma ruptura nos padrões.

All jeans: dentro do mundo da moda é utilizado para se referir a um look totalmente jeans (calça jeans + jaqueta jeans por exemplo)

Be Fierce: no contexto fashion, significa ser autoconfiante, ter atitude e ser poderosa. Ou seja, muito amor próprio e confiança!

Backstage: utilizado em outros meios além do mercado da moda, significa bastidores. Dentro do universo fashion, é o camarim onde modelos se preparam para o desfile.

Bondage: na moda, esse termo está relacionado com o uso de elementos como vinil, couro, látex, correntes, algemas e máscaras, que remetem ao fetiche sexual.

Boudoir: sinônimo de outwear, é a tendência de moda em que a proposta é usar lingerie aparente no look.

Brainstorm: técnica utilizada para propor soluções a um problema específico. Consiste em uma reunião também chamada de tempestade de ideias, na qual os participantes devem ter liberdade de expor suas sugestões e debater sobre as contribuições dos colegas. Esta técnica está relacionada ao design thinking

Cut out: são recortes nas peças que deixam parte da pele à mostra.

Color Block: esse não é apenas um termo da moda, essa é uma tendência que vem ganhando força e conquistando os apaixonados por esse universo. A base dessa ideia é misturar cores vibrantes em um mesmo look. 

Collection: a tradução em português é previsível (coleção). Porém o uso correto desta expressão é para se referir a parte conceitual. Ou seja, ao conjunto de criações do estilista ou profissional de moda. 

Canelado: estrias ou canaletas de determinados tecidos planos ou de malharia. Tecido queridinho e possui várias aplicações, pode estar somente em barras e punhos ou na peça inteira.

Deep-dye: muito parecido com o tie-dye é uma técnica artesanal de tingimento. Contudo, a diferença é que neste processo o tecido é mergulhado somente na parte que se deseja tingir. 

Delavê: significa “lavado”, aquele aspecto desbotado do denim, provocado por alvejantes químicos.

Dress Code: esse termo é super conhecido! Ele se refere a maneira correta de se vestir em um ambiente. Por exemplo, um casamento ou um ambiente de trabalho.

Editorial de moda: termo muito usado, se refere aos ensaios fotográficos onde se tem um conceito aplicado. As imagens geralmente são marcantes e mostram tendências de estilo ou um comportamento.

Enviesado: um corte do tecido que permite mais movimento nas saias por ser na diagonal.

Filigranas: ornamentos dos bolsos de calças jeans. 

Fast Fashion: o fast fashion é definido pela produção rápida e em grande escala das roupas. Assim, uma coleção de moda é lançada e substituída semanalmente. 

Além disso, o consumo e descarte também são rápidos. Essas roupas possuem preços acessíveis e garantem que a tendência de moda do momento chegue mais rápido e atinja um grande número de pessoas. Considerado o termo contrário ao Slow Fashion. 

Folk: esse estilo tem como base os elementos folclóricos. Nas criações de moda é um tema muito usado através de ilustrações com tecidos rústicos, franjas, estampas ou bordados específicos.

Fashion Seasons: são as chamadas temporadas de desfiles. 

Geeks: seria uma evolução dos “nerds”. Igualmente inteligentes, eles se interessam por tecnologia e possuem uma vida social mais ativa. A forma “diferentona” como se vestem tornou-se trend nos últimos anos pois são “descolados”.

Garment Technology: pode ser traduzido como Tecnologia do Vestuário e inclui também inovações em materiais e designs. Diz respeito a todo o processo tecnológico de fabricação de roupas e acessórios na indústria têxtil.

Girlie ou Girly: este termo é utilizado para descrever o estilo ou looks bem românticos e delicados. 

Glam rock: um termo que surgiu nos anos 1970 para contrastar com a estética dos hippies. Alguns elementos marcantes são a maquiagem exagerada, elementos futuristas, lurex, plataformas altas. 

Handmade: o termo significa “feito à mão”, por isso é como são chamadas as peças artesanais.

Hipsters: esse termo se atribui a Jovens (geralmente da classe média e alta), que estão sempre antenados nas novidades. Possuindo um estilo mais alternativo, sabem muito de música, moda e tecnologia. 

Haute couture: termo em francês que se refere à moda alta costura.

Hi-lo: este termo é o diminutivo de high-low, estilo que mistura peças caras e sofisticadas com peças mais baratas e despojadas em um mesmo look.

Indie: é um termo que faz referência a um gênero musical e também é o mesmo que “independente”. Hoje, dentro da moda, esse termo é usado para designar produções independentes na moda.

Insight: capacidade de obter uma compreensão intuitiva precisa e profunda de uma pessoa ou coisa. É como uma lâmpada que se acende sobre sua cabeça mostrando algo que está acontecendo ao seu redor e que não fazia ideia.

It Girl: termo usado para definir as mulheres que têm um estilo próprio e acabam criando tendências, como youtubers e blogueiras.

Ilhós: muito conhecido, é um aro de metal ou plástico para se passar uma fita ou cordão. Serve também para adornar peças de moda.

Jeans: é o tecido mais democrático e o nosso queridinho! Surgiu como matéria prima para calças de trabalhadores (devido a sua resistência) e era 100% em algodão. Hoje ele já tem várias vertentes, está presente em várias peças e ganhou fibras sintéticas, poliéster e lycra em sua composição, permitindo novas modelagens.

Jacquard: padronagens complexas de entrelaçamento, tanto em tecelagem como em malharia em jersey duplo.

Jogging: muito usado em atividades esportivas, podemos definir como um estilo cujo sua principal característica é a composição de looks com conjunto de calça e blusão de manga comprida, geralmente de moletom. 

Key Visual: é uma peça única, que funciona como um guia, representando a essência de uma campanha de marketing ou de uma identidade visual.

Lady Like: esse termo é uma referência ao estilo delicado dos anos 50. Representado por cinturas altas, silhuetas femininas e saias rodadas.

Lettering: arte de desenvolver letras e padronagens originais que transmitem uma mensagem específica.

Low-profile: Alguém ou algo muito discreto, com estilo simples, desencanado.

Lavagem: um termo comum da indústria têxtil pois é o processo de tingimento das peças. Dentro desse termo são infinitas possibilidades de tons de tingimento e técnicas para dar o acabamento necessário nas peças da coleção. 

Minimalista: estilo simples, sem muitos detalhes, mistura de cores, estampas ou texturas. É composto por um visual mais sóbrio e limpo.

Maison: um termo muito usado pelas marcas de alta-costura. Significa “casa” no francês. 

Maximalista: é o estilo extravagante, onde estampas e cores chamativas se encontram e misturam com pedrarias, formas exageradas e riqueza de detalhes.

Mélange: Significa mistura. Fusão de modelagem e materiais para criar visuais complexos.

Mainstream: em Inglês, significa corrente principal. A expressão é usada para se referir à uma moda dominante.

Must Have: é aquela peça que você precisa ter no seu guarda-roupas. Pode ser um item essencial, como uma calça jeans ou um blazer, ou aquela peça que está super em alta no momento.

Moodboard: é um quadro com referências visuais e conceituais, que ajudam a construir todo o estilo de uma nova coleção. Muito usado por designers, logo nas primeiras etapas de produção, pois ele auxilia a definir as cores, texturas e modelagens das peças.

New Look: na sua tradução literária: “Novo Visual”. Tem como essência resgatar a elegância da mulher após a Segunda Guerra Mundial. Conhecido como “tailleur bar”, o visual caracteriza este estilo é muito utilizado como inspiração para criações atuais. Uma ilustração clara do New Look é composto por saias amplas, cintura afunilada e ombros levemente caídos.

Navy: listras e as cores vermelho e azul marinho são características predominantes nesse estilo que foi criado por Coco Chanel na década de 1920 com inspiração nos marinheiros franceses. 

Off-White: é um tom neutro muito comum em vestidos de noiva. É quase branco, mas tem um tom “gelo”. Peças de linho também trazem muito esse tom.

Outwear: tendência de usar a lingerie aparente/visível nos looks.

Oversized: são roupas em proporções maiores, muitas vezes mais largas ou compridas. Elas são confortáveis e não seguem as proporções do corpo.

Ombrê: é um efeito que ilustra uma variação de cores (escuras para claras) sem interrupção. Significa “sombreado”.

Pantone®: muito conhecida nesse ramo, é uma empresa americana que se tornou conhecida pela criação de um sistema de cores que se tornou referência na indústria gráfica e têxtil no mundo todo. 

Este sistema permite que, ao escolher uma determinada cor da cartela Pantone, a cor ficará 100% correta em qualquer lugar do mundo, além de definir qual será a cor do ano, guiando assim as tendências e coleções no mundo da moda. 

Patchwork: é uma técnica que utiliza retalhos de tecido para criar vestimentas do zero ou customizar peças que já existem. Está muito relacionado à tendência artesanal Craftcore.

Preppy: é o termo em inglês que define o estilo “patricinha”. Mas, como a versão em português é muito ligada à classe social, é preferível usar o termo em inglês, pois é mais abrangente e associado a estilo e peças específicas. 

Quadricomia: é um método muito utilizado para estampar camisetas e peças esportivas, pois o seu processo reproduz estampas ou desenhos em quatro cores devido à superposição de placas ou clichês. 

Quérmes: é o nome do inseto que vive nos carvalhos e azevinhos, cujas fêmeas fornecem um corante de cor vermelha viva, usada para tingir. Usado em tinturaria, para obter a cor carmim ou escarlate. 

Renda guipure: considerada a mais nobre das rendas, essa é uma renda de linho ou seda com relevos. 

Resort: devido a nova geração de consumidores que vem surgindo e ao cenário fast fashion, algumas marcas acrescentaram mais lançamentos no seu calendário. apesar de parecer relacionada ao verão, por conta da presença da palavra resort na expressão, na verdade se refere às coleções que podem ser utilizadas entre as estações. Em suma, também conhecida como meia-estação.

Retrô: estilo baseado em peças que parecem antigas, remetendo a épocas passadas.

Still: termo usado para definir imagens de produtos, com fundo sólido (geralmente branco). Nessa configuração de imagem apenas as peças aparecem, não existem modelos.

Slow Fashion: é uma adaptação do slow food, adotado por italianos na década de 90 e que contestava o desperdício de alimentos. Na moda, o slow fashion busca por formas de estimular a conscientização para os danos sociais e ambientais do sistema atual da moda. 

Slow Living: tendência que incentiva uma mudança de pensamento de uma sociedade regida por hábitos, assim como visa reduzir o esgotamento humano (corpo, mente e espírito) e também da natureza. É um movimento muito ligado à sustentabilidade

Storyboard: quadro que mostra a classificação do estilo e quais são as coordenadas. Muito usado para apresentar o conceito de uma coleção. 

Stats: abreviação usada para se referir ao conjunto de medidas em inglês das modelos. As principais medidas são: quadril, cintura e busto.

Tafetá: feito de fios de seda retilíneos e bem tapado, é um tecido lustroso. Pode ser aplicado também como técnica de produção de tecido ou técnica mais simples de formação de um tecido, que é resultante da passagem alternado de um fio de trama por cima ou por baixo de um fio de teia e do qual resultam outras técnicas.

Tie-dye: técnica de tingimento artístico de tecidos que teve seu auge nas décadas de 60 e 70 e retornou às ruas e passarelas nas últimas temporadas. 

Trendsetter: gerador de tendência, em outras palavras, gente que lança moda. 

Trendy: é uma variação de trend ou tendência. A diferença é que trendy, com o y no fim, é usado como adjetivo.

Underwear: Significa “roupa de baixo”.

Underground: expressão usada para um movimento ou um grupo fora dos padrões da sociedade convencional. 

Upcycling: consiste, basicamente, em dar um novo propósito a materiais que seriam descartados, como os tecidos. Pois com criatividade é possível criar peças de qualidade igual ou até melhor que a do produto original.

Urdidura: são fios fixos e verticais de um tear, pelos quais passam os fios da trama.

Vanguarda: termo usado para se referir a algo que está à frente de seu tempo. 

Velilmo: muito leve e fino, usado para véus e cortinas é um leve tecido transparente. Quando utilizavam o véu, enfeitavam-no com flores feitas de fio de prata. Nesse caso, elas teciam a tela rala em conjunto com o mesmo fio metálico para criar outros motivos decorativos e aprimorar o aspecto visual do véu

Vintage: estilo com base em uma tendência antiga. Contudo, trazido para o mundo moderno com uma nova releitura.

Western: Se refere ao estilo country pois, West significa “oeste”. Chapéu, botas e outros acessórios usados pelos caubóis americanos são referência nesse estilo que tem se tornado cada vez mais presentes nas coleções da moda.

Wet look: quer dizer visual molhado. Porque podemos perceber esse efeito “molhado” nos cabelos, por causa do gel, em produções da moda.

Xadrez tartã: é um tecido de tecelagem plana em lã ou algodão, que obtém o aspecto do tabuleiro de xadrez e traz o efeito de cores ou de desenhos.

Xerga: estado do tecido à saída do tear, antes de receber qualquer acabamento.

Yettie: esse termo se refere a tribo urbana, formada por jovens adeptos da cibercultura. Algumas das características do seu estilo são o gosto pela tecnologia, calça jeans, camisas esportivas e tênis. O nome vem de Young Entrepreneurial Technocrat.

Yuppie: Significa “Young Upwardlymobile Professional”, que denomina jovens de alta renda, extremamente consumistas e que gostam de usar roupas de grifes e frequentar lugares “hypados”.

Zamac: essa é uma liga metálica composta por 4 componentes: alumínio, magnésio, cobre e zinco. Usado como matéria-prima na fabricação de fivelas, rebites, bolsas, calçados e vestuário.

Zaragânia, Zaraga: espécie de cretone de algodão.

Gostou do assunto e gostaria de se aprofundar ainda mais? Abaixo indicamos quatro livros com glossários de moda, confira! 

colagem com sugestão de quatro livros que são glossários de moda

Tem algum termo que não viu por aqui e gostaria de acrescentar nesse glossário de moda? Deixe como sugestão nos comentários. 

Acompanhando o nosso blog, você fica por dentro das principais tendências de moda. Também recebe muitas dicas de negócios, confecção e gestão!


Deixe um comentário